Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20082
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Cognição e emoção: os fios invisíveis que se entrelaçam na tecitura das aprendizagens
Otros títulos : Cognición y emoción: los hilos invisibles que se entrelazan en el tejido del aprendizaje
Autor : Farias, Tereza Santos
Landim, Myrna
Almeida, Leonardo Ferreira de
Fecha de publicación : 2023
Resumen: As múltiplas dimensões imbricadas nos processos subjacentes à aprendizagem, postas em contexto a partir das teorias contemporâneas da aprendizagem e de pós-pandemia, não nos permitem adiar a reflexão sobre a dimensão socioemocional da aprendizagem. A polissemia do campo da educação, abriga uma ampla e diversa confluência de objetivos, e costuma privilegiar o domínio da racionalidade, em favor da construção de conhecimentos científicos que permitam o alcance de níveis cada vez mais elevados de desenvolvimento intelectual. Essa perspectiva, embora necessária, coloca em menor evidência um objetivo igualmente central do processo de escolarização, que é a socialização, o exercício da convivência e construção de relações humanas, domínio associado à dimensão socioemocional e que impacta de forma significativa a aprendizagem. Diante deste cenário, nos propomos a refletir sobre a relação entre a cognição e a emoção na construção das aprendizagens, a partir da perspectiva da Base Nacional Comum Curricular, e buscamos investigar quais apontamentos a BNCC oferece no tocante à mobilização e desenvolvimento de aprendizagens cognitivas e socioemocionais? É com o intuito de refletir e dialogar sobre essa questão central, que este artigo situa o seu objetivo, e busca oferecer elementos de análise sobre as teorias contemporâneas da aprendizagem e o desenvolvimento curricular.
Resumen : Las múltiples dimensiones imbricadas en los procesos subyacentes al aprendizaje, colocados en un contexto contemporáneo y pospandemia, no permiten posponer la reflexión sobre la dimensión socioemocional del aprendizaje. La polisemia del campo de la educación, a pesar de tener una amplia y diversa confluencia de objetivos, tiende a privilegiar el dominio de la racionalidad, en favor de la construcción de conocimientos científicos que permitan alcanzar niveles cada vez mayores de desarrollo intelectual. Esta perspectiva resalta un objetivo igualmente central del proceso escolar, que es la socialización, el ejercicio de la convivencia y la construcción de relaciones humanas, dominio asociado a la dimensión socioemocional que ha impactado significativamente el aprendizaje de los estudiantes. Ante este escenario, nos proponemos reflexionar sobre la relación entre cognición y emoción, en la construcción del aprendizaje, desde la perspectiva de la Base Curricular Común Nacional. De esta manera, nos enfocamos en investigar ¿qué apuntes ofrece el BNCC para la movilización y desarrollo del aprendizaje cognitivo y socioemocional? Es con la intención de reflexionar y dialogar sobre este tema central que este artículo plantea su objetivo, y busca ofrecer elementos de análisis sobre las teorías contemporáneas del aprendizaje y el desarrollo curricular.
Palabras clave : Cognição
Emoção
Competências socioemocionais
Cognición
Emoción
Habilidades socioemocionales
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20082
Aparece en las colecciones: Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CognicaoEmocaoFiosInvisiveis.pdf329,43 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.