Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20084
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Uma reflexão sobre as atividades extracurriculares no processo de formação dos alunos (as) do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Una reflexión sobre las actividades extraescolares en el proceso de aprendizaje formación de estudiantes de primaria |
Autor(es): | Costa, Lidiane Soares Santos, Yada Maria Pereira dos Silva, Tamires Layane da |
Data do documento: | 2023 |
Resumo: | Este trabalho, de caráter bibliográfico, propõe uma discussão acerca dos estudos curriculares, por meio da análise das contribuições das atividades extracurriculares no processo de formação do discente, bem como a não obrigatoriedade delas nas escolas. A pesquisa investiga currículo, partindo do entendimento dele enquanto tempo/espaço escolar estruturado como um repertório para o percurso educativo do estudante. O aporte teórico baseia em autores como Silva (2010), Moreira e Candau (2007). Entre as conclusões desse estudo, destaca-se que a escola no momento de estabelecer seu Projeto Político Pedagógico poderia repensar as capacidades ou ações que devem compor o conjunto obrigatório e facultativo ao estudante. |
Abstract: | Este trabajo bibliográfico propone una discusión sobre los estudios curriculares con el fin de analizar cómo las actividades extracurriculares en el proceso de formación del estudiante y propone una reflexión sobre su carácter no obligatorio en las escuelas. Con esto, el artículo se comprometió a investigar el currículo, a partir de su comprensión, como tiempo/espacio escolar estructurado como un repertorio para el recorrido educativo del estudiante. El aporte teórico se basa en autores como Silva (2010), Moreira y Candau (2007) en los que discuten y analizan el tema de este artículo. Entre las conclusiones de este estudio, se destaca que la escuela, al establecer su Proyecto Político Pedagógico, podría repensar aquellas capacidades o acciones que deben componer el conjunto de acciones obligatorias de lo que puede o no ser optativo para el estudiante. |
Palavras-chave: | Currículo escolar Atividades extracurriculares Formação integral Currículo escolar Actividades extraescolares Formación integral |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20084 |
Aparece nas coleções: | Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ReflexaoAtividadesExtracurricularesProcessoFormacao.pdf | 326,84 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.