Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20133
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Lavoisier Almeida dos-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-09-19T22:59:53Z-
dc.date.available2024-09-19T22:59:53Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20133-
dc.description.abstractThis present article aims, from the historical-dialectical materialism, to reflect on Brazilian High School, as a specific cut of the formal education that is offered in Brazil. Therefore, a historicalanalytical path of the process of constitution and solidification of this educational stage was carried out. It is pointed out, as the main result of the research, that, from the colonial to the republican period, formal education works regularly to maintain balanced, amidst the permanent state of class struggle, the sociability of capital in this country, being, therefore, historically constituted for the maintenance of a colonial project of exploitation and domination of one social class over another, of capital over labor. In this sense, the duality that crosses High School, for being historical and structural, is constitutive to the genesis of this educational stage that preserves, legitimizes and naturalizes the dichotomous relationship of classes in Brazilian capitalist society.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectEnsino médio brasileiropor
dc.subjectEducação dualpor
dc.subjectLuta de classespor
dc.subjectBrazilian high schooleng
dc.subjectDual educationeng
dc.subjectClass struggleeng
dc.titleEnsino médio brasileiro e luta de classes: filiações sócio-históricas da educação dual no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeBrazilian high school and class struggle: socio-historical affiliations of dual education in Brazileng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem por objetivo, a partir do materialismo histórico-dialético, refletir sobre o Ensino Médio brasileiro, enquanto um recorte específico da educação formal que é ofertada no Brasil. Para tanto, foi realizado um percurso histórico-analítico do processo de constituição e solidificação dessa etapa educacional. Aponta-se, como principal resultado da pesquisa, que, do período colonial ao republicano, a educação formal funciona regularmente para manter equilibrada, em meio ao estado permanente da luta de classes, a sociabilidade do capital neste país, sendo, pois, constituída historicamente para a manutenção de um projeto colonial de exploração e dominação de uma classe social sobre a outra, do capital sobre o trabalho. Nesse sentido, a dualidade que atravessa o Ensino Médio, por ser histórica e estrutural, é constitutiva à gênese dessa etapa educacional que conserva, legitima e naturaliza a relação dicotômica de classes da sociedade capitalista brasileira.pt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnsinoMedioBrasileiroLutaDeClasses.pdf267,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.