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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20161
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | O uso da Análise do Comportamento Aplicada – ABA – no aperfeiçoamento da psicomotricidade de crianças no Transtorno do Espectro do Autismo, no contexto da educação inclusiva |
Título(s) alternativo(s): | El uso del Análisis de Conducta Aplicada – ABA – en la mejora de la psicomotricidad de niños en trastorno del espectro autista, en el contexto de la educación inclusiva |
Autor(es): | Lima, Luis Eduardo Pina |
Data do documento: | 2023 |
Resumo: | Este artigo apresenta algumas possibilidades de utilização da Análise do Comportamento Aplicada – ABA - no caso de crianças no Transtorno do Espectro do Autismo, visando o aperfeiçoamento de sua psicomotricidade no contexto da Educação Inclusiva. Assim sendo, destaca-se, inicialmente, que a tipicidade, relativa ao referido transtorno do neurodesenvolvimento, encontra-se especificada no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM -5); para, depois, refletirmos sobre a teoria da “plasticidade cerebral” (Rota; Briti Filho; Briti, 2016); baseando-se na premissa de que as práticas terapêuticas e educativas não são aplicadas simplesmente para reparar déficits, mas, também, como possibilidade de ampliação das funções cognitivas e interativas. Complementam a base teóricometodológica desta proposta, os/as seguintes autores/as: Campos; Piccinato (2019), Fernandes; Amat (2013), Gaiato (2018); Lear (2004) e Périco; Assis; Conter (2003). Conclui-se que a intervenção escolar inclusiva baseada na Análise Aplicada do Comportamento (ABA) vem se mostrando eficaz, e altamente promissora, para o desenvolvimento psicomotor da criança no TEA. |
Abstract: | Este artículo presenta algunas posibilidades de utilizar el Análisis de Conducta Aplicada - ABA - en el caso de niños en Trastorno del Espectro Autista, con el objetivo de mejorar su psicomotricidad en el contexto de la Educación Inclusiva. Así, cabe destacar, inicialmente, que la tipicidad, relacionada con el referido trastorno del neurodesarrollo, se especifica en el Manual Diagnóstico y Estadístico de los Trastornos Mentales (DSM-5); y luego reflexionar sobre la teoría de la "plasticidad cerebral" (Rota; Briti Son; Briti, 2016); partiendo de la premisa de que las prácticas terapéuticas y educativas no se aplican simplemente para reparar déficits, sino también como una posibilidad de ampliar las funciones cognitivas e interactivas. Complementan la base teórica y metodológica de esta propuesta, los siguientes autores: Campos; Piccinato (2019), Fernandes; Amat (2013), Gaiato (2018); Lear (2004) y Peric; Asís; Contener (2003). Se concluye que la intervención escolar inclusiva basada en el Análisis de Conducta Aplicada (ABA) ha demostrado ser efectiva y altamente prometedora para el desarrollo psicomotor de los niños en TEA. |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) Análise do Comportamento Aplicada Educación inclusiva Trastorno del Espectro del Autismo Análisis del comportamiento aplicada |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20161 |
Aparece nas coleções: | Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
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