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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Joelma Sampaio da-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-09-19T23:21:05Z-
dc.date.available2024-09-19T23:21:05Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20163-
dc.description.abstractIn Brazil, for many years, the education of people with disabilities was evidenced by exclusion and, after some period, segregation, marked by assistance provided by welfare institutions without pedagogical purposes. After struggles for equal rights and the creation of documents at an international level, they collaborated to have the normative frameworks that drive special and inclusive education. This article aims to present the main legal frameworks that contributed to offering education as a right for all and thus promoting a special and inclusive education. But it is notable that there is still a long way to go for these laws to actually be implemented in practice.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectLegislaçãopor
dc.subjectInclusivapor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectLegislationeng
dc.subjectInclusiveeng
dc.titleTrajetória histórica dos normativos da educação especial no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeHistorical trajectory of special education regulations in Brazilpor
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, por muitos anos a educação das pessoas com deficiências ficou evidenciada pela exclusão e após algum periódo, segregação, marcado por atendimentos realizados por instituições de cunho assistencialista sem fins pedagógicos. Após lutas por igualdade de direitos e a criação de documentos a nível internacional colaboraram para ter –se os arcabouços de normatizações que impulsionam a educação especial e inclusiva. Este artigo, tem como objetivo apresentar os principais marcos legais que contribuiram para oferecimento de uma educação como direito de todos e assim promover uma educação especial e inclusiva. Mas é notável que ainda há um longo caminho a percorrer para que essas legislações de fato sejam efetivadas na prática.pt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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