Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20168
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título : | A subjetividade de alunas negras egressas de escolas particulares: “escrevivência” como método |
Otros títulos : | The subjectivity of black female students leaving private schools: “escrevivência” as a method |
Autor : | Santos, Rafaella Clarice Rodrigues |
Fecha de publicación : | 2023 |
Resumen: | Neste artigo, apresentado como trabalho final do curso de Pedagogia Feminista Negra, pretende-se fazer uma análise interseccional de vivências e subjetividades de alunas negras em escolas particulares. O interesse pelo tema surge ao iniciar leituras sobre a subjetividade negra no contexto escolar em bell hooks, Djamila Ribeiro e na própria experiência desta autora. A metodologia utilizada é a da “escrevivência”, de Conceição Evaristo. O objetivo é analisar as diversas experiências de ex-alunas negras, egressas de escolas particulares, majoritariamente brancas, na cidade de Aracaju, Sergipe. Os resultados e conclusões apontam para a necessidade de valorização e reconhecimento dessas mulheres, perpassando pela reconstrução de si, e de sua identidade, do acesso à história e cultura dos povos negros a partir do ensino infantil, da reversão da identidade vitimada e atuação sobre o seu entorno. |
Resumen : | This article, presented as the final work of the Black Feminist Pedagogy course, intends to make an intersectional analysis of experiences and subjectivity of black female students in private schools. The interest in the subject arises when starting readings about black subjectivity in the school context in bell hooks, Djamila Ribeiro and in this author's own experience. The methodology used is that of “escrevivência”, by Conceição Evaristo. The objective is to analyze the different experiences of former black students, who graduated from private schools, mostly white, in the city of Aracaju, Sergipe. The results and conclusions point to the need for appreciation and recognition of these women, going through the reconstruction of themselves, and their identity, access to the history and culture of black peoples from early childhood education, the reversal of the victimized identity and action on your surroundings. |
Palabras clave : | Subjetividade negra Escrevivência Escolas particulares Black subjectivity Private schools |
ISSN : | 1982-3657 |
Es parte de: | Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma : | por |
Institución / Editorial : | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20168 |
Aparece en las colecciones: | Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SubjetividadeAlunasNegrasEscrevivencia.pdf | 285,53 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.