Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20316
Tipo de Documento: Monografia
Título: Análise da produção do conhecimento sorbe o tema Parkour no “IBICT OASIS BR”
Autor(es): Souza, Wendson de Oliveira
Data do documento: 2023
Orientador: Zoboli, Fabio
Resumo: O Parkour pode fazer parte dos conteúdos da Educação Física escolar na medida em que se enquadra na unidade temática Práticas Corporais de Aventura. Deste modo a presente pesquisa de monografia tem como objetivo verificar de que modo o tema “Parkour” vem sendo trabalhado nas produções acadêmicas, tendo como campo empírico o “IBICT OASIS BR – Portal brasileiro de publicações cientificas em acesso aberto”. Tratando-se de uma pesquisa de viés qualitativo abordada sob a ótica de uma pesquisa de revisão de literatura. Para captura da produção científica fizemos uso da ferramenta de busca online no “IBICT OASIS BR – Portal brasileiro de publicações cientificas em acesso aberto” com o termo “PARKOUR” selecionando o critério/filtro “Título” o qual nos levou a um total de 19 trabalhos válidos após a aplicação dos critérios de corte. Os textos analisados foram agrupados em 4 (quatro) categorias para análise sendo elas: “Parkour e Relações Socioculturais”, “Parkour e a Mensuração de Capacidades Físicas”, “Parkour Enquanto Conteúdo de Ensino” e “Outros”. Ao fim, conclui-se que a produção científica sobre o tema é suficiente para construção de um plano didático pedagógico sistematizado sobre a prática em questão, a fim de trabalhá-la enquanto conteúdo na Educação Física escolar. Tendo em vista que apesar do pouco que se tem produzido sobre o Parkour, já há alguns trabalhos que trazem essa sistematização do conteúdo em questão.
Palavras-chave: Educação física
Ensino superior (UFS)
Parkour
Produção de conhecimento
Revisão de literatura
Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (OASIS)
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DEF - Departamento de Educação Física – São Cristóvão - Presencial
Citação: Souza, Wendson de Oliveira. Análise da produção do conhecimento sobre o tema Parkour no “IBICT OASIS BR”. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20316
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wendson_Oliveira_Souza.pdf3,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.