Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20316| Tipo de Documento: | Monografia | 
| Título: | Análise da produção do conhecimento sorbe o tema Parkour no “IBICT OASIS BR” | 
| Autor(es): | Souza, Wendson de Oliveira | 
| Data do documento: | 2023 | 
| Orientador: | Zoboli, Fabio | 
| Resumo: | O Parkour pode fazer parte dos conteúdos da Educação Física escolar na medida em que se enquadra na unidade temática Práticas Corporais de Aventura. Deste modo a presente pesquisa de monografia tem como objetivo verificar de que modo o tema “Parkour” vem sendo trabalhado nas produções acadêmicas, tendo como campo empírico o “IBICT OASIS BR – Portal brasileiro de publicações cientificas em acesso aberto”. Tratando-se de uma pesquisa de viés qualitativo abordada sob a ótica de uma pesquisa de revisão de literatura. Para captura da produção científica fizemos uso da ferramenta de busca online no “IBICT OASIS BR – Portal brasileiro de publicações cientificas em acesso aberto” com o termo “PARKOUR” selecionando o critério/filtro “Título” o qual nos levou a um total de 19 trabalhos válidos após a aplicação dos critérios de corte. Os textos analisados foram agrupados em 4 (quatro) categorias para análise sendo elas: “Parkour e Relações Socioculturais”, “Parkour e a Mensuração de Capacidades Físicas”, “Parkour Enquanto Conteúdo de Ensino” e “Outros”. Ao fim, conclui-se que a produção científica sobre o tema é suficiente para construção de um plano didático pedagógico sistematizado sobre a prática em questão, a fim de trabalhá-la enquanto conteúdo na Educação Física escolar. Tendo em vista que apesar do pouco que se tem produzido sobre o Parkour, já há alguns trabalhos que trazem essa sistematização do conteúdo em questão. | 
| Palavras-chave: | Educação física Ensino superior (UFS) Parkour Produção de conhecimento Revisão de literatura Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (OASIS) Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) | 
| área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | 
| Idioma: | por | 
| Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | 
| Departamento: | DEF - Departamento de Educação Física – São Cristóvão - Presencial | 
| Citação: | Souza, Wendson de Oliveira. Análise da produção do conhecimento sobre o tema Parkour no “IBICT OASIS BR”. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023 | 
| URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20316 | 
| Aparece nas coleções: | Educação Física | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Wendson_Oliveira_Souza.pdf | 3,47 MB | Adobe PDF |  Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
