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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorFigueiredo, Jeicielle de Castro-
dc.date.accessioned2025-01-28T13:59:35Z-
dc.date.available2025-01-28T13:59:35Z-
dc.date.issued2024-10-28-
dc.identifier.citationFigueiredo, Jeicielle de Castro. O estado da arte de pesquisas sobre (dEfi) Ciência Auditiva no ensino de ciências e Biologia no Brasil : (2014-2024). São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em Biologia) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20908-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectCiências biológicaspor
dc.subjectEducação dos surdospor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectDeficiência auditivapor
dc.titleO estado da arte de pesquisas sobre (dEfi) Ciência Auditiva no ensino de ciências e biologia no Brasil :(2014-2024)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Edivaldo da Silva-
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se de um Estado da Arte referente à produtividade científica nacional associada à educação de surdos no ensino de Ciências e Biologia. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo analisar os trabalhos produzidos na área de Ciências e Biologia para a educação dos surdos, apresentando um panorama da evolução da produção científica entre os anos de 2014 e 2024. A metodologia fundamentou-se na pesquisa do estado da arte de abordagem quantitativa, utilizando três plataformas de bases de dados, como o Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Além disso, foram determinados os descritores organizados da seguinte ordem combinada: “Ensino de Ciências e Biologia” “Surdez” e “Inclusão”. Desse modo, foram identificados 224 trabalhos, e destes, 24 são associados à temática de investigação. Durante a leitura dos trabalhos selecionados, foi possível evidenciar que a maioria utilizou uma abordagem investigativa com foco nos professores e intérpretes nas salas de aula com estudantes surdos, valendo-se de entrevistas e questionários, enquanto outros desenvolveram práticas pedagógicas inclusivas com o objetivo de diminuir as lacunas existentes no ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia para alunos surdos. Portanto, a partir da leitura e averiguação dos trabalhos, urge a necessidade da formação continuada em educação inclusiva, para que práticas de ensino eficientes sejam adotadas, bem como, destaca-se a importância da criação e implementação de estratégias inclusivas a fim obter um melhor desempenho dos estudantes no ensino de Ciências e Biologia, proporcionando um letramento científico eficiente para a comunidade surda brasileira.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Biologia

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