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    https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20912Registro completo de metadatos 
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma | 
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Dias, Sarah Cordeiro | - | 
| dc.date.accessioned | 2025-01-28T14:11:42Z | - | 
| dc.date.available | 2025-01-28T14:11:42Z | - | 
| dc.date.issued | 2024 | - | 
| dc.identifier.citation | Dias, Sarah Cordeiro. O ensino de ciências na Educação Escolar Indígena brasileira : uma revisão bibliográfica. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em Biologia) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024 | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20912 | - | 
| dc.language | por | pt_BR | 
| dc.subject | Biologia | por | 
| dc.subject | Ensino superior (UFS) | por | 
| dc.subject | Intercultural | por | 
| dc.subject | Ensino de ciências | por | 
| dc.subject | Escolas Indígenas | por | 
| dc.subject | Educação Escolar Indígena Brasileira (EEIB) | por | 
| dc.title | O ensino de ciências na Educação Escolar Indígena Brasileira : uma revisão bibliográfica | pt_BR | 
| dc.type | Monografia | pt_BR | 
| dc.contributor.advisor1 | Souza, Myrna Friederichs Landim de | - | 
| dc.description.resumo | A Educação Escolar Indígena brasileira (EEI) é um direito garantido pela Constituição de 1988 como fruto da auto-organização histórica do movimento indígena. O documento estabelece que a EEI deve ser intercultural e bilíngue. A partir desse marco, outras garantias surgem na legislação do país, regulamentando o direito ao calendário, ao currículo e às estratégias de aprendizagem específicas. Nesse contexto, diversos autores discutem estratégias para a educação intercultural na EEI em distintas disciplinas do currículo escolar. O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção acadêmica relacionada ao ensino de Ciências na Educação Escolar Indígena brasileira dos anos de 2013 a 2023. A revisão foi realizada no Portal de Periódicos da CAPES, a partir das etapas propostas por Antônio Carlos Gil. A partir dos trabalhos selecionados, foram traçados panoramas dos seguintes aspectos da EEI brasileira: licenciatura intercultural e formação de professores indígenas para a EEI; currículo e funcionamento escolar na educação básica; práticas pedagógicas e estratégias didáticas na educação básica; e material didático. Foi observado que a educação escolar pode cumprir um papel importante no registro e valorização das culturas indígenas no Brasil. Entretanto, o país enfrenta desafios quanto à formação de professores, à produção de material didático específico, à elaboração de currículo específico para a disciplina de Ciências e na própria estrutura das escolas. | pt_BR | 
| dc.publisher.department | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | pt_BR | 
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR | 
| dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR | 
| dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR | 
| Aparece en las colecciones: | Biologia | |
Ficheros en este ítem: 
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Sarah_Cordeiro_Dias.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir  | 
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