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dc.contributor.authorDias, Sarah Cordeiro-
dc.date.accessioned2025-01-28T14:11:42Z-
dc.date.available2025-01-28T14:11:42Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationDias, Sarah Cordeiro. O ensino de ciências na Educação Escolar Indígena brasileira : uma revisão bibliográfica. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em Biologia) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20912-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectInterculturalpor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectEscolas Indígenaspor
dc.subjectEducação Escolar Indígena Brasileira (EEIB)por
dc.titleO ensino de ciências na Educação Escolar Indígena Brasileira : uma revisão bibliográficapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Myrna Friederichs Landim de-
dc.description.resumoA Educação Escolar Indígena brasileira (EEI) é um direito garantido pela Constituição de 1988 como fruto da auto-organização histórica do movimento indígena. O documento estabelece que a EEI deve ser intercultural e bilíngue. A partir desse marco, outras garantias surgem na legislação do país, regulamentando o direito ao calendário, ao currículo e às estratégias de aprendizagem específicas. Nesse contexto, diversos autores discutem estratégias para a educação intercultural na EEI em distintas disciplinas do currículo escolar. O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção acadêmica relacionada ao ensino de Ciências na Educação Escolar Indígena brasileira dos anos de 2013 a 2023. A revisão foi realizada no Portal de Periódicos da CAPES, a partir das etapas propostas por Antônio Carlos Gil. A partir dos trabalhos selecionados, foram traçados panoramas dos seguintes aspectos da EEI brasileira: licenciatura intercultural e formação de professores indígenas para a EEI; currículo e funcionamento escolar na educação básica; práticas pedagógicas e estratégias didáticas na educação básica; e material didático. Foi observado que a educação escolar pode cumprir um papel importante no registro e valorização das culturas indígenas no Brasil. Entretanto, o país enfrenta desafios quanto à formação de professores, à produção de material didático específico, à elaboração de currículo específico para a disciplina de Ciências e na própria estrutura das escolas.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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