Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20915
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Aulas práticas no ensino de ciências e biologia : uma análise de experiências didáticas relatadas na literatura |
Autor(es): | Santos, Victoria Gomes de Carvalho |
Data do documento: | 29-Out-2024 |
Orientador: | Almeida, Leonardo Ferreira de |
Coorientador: | Rosa, Isabela Santos Correia |
Resumo: | O ensino de ciências e biologia desempenha um importante papel na formação cidadã, buscando, não apenas proporcionar o aprendizado dos conceitos científicos, mas também estimular o pensamento crítico. Na busca por práticas pedagógicas que atendam a essa demanda, as aulas práticas se apresentam como uma alternativa, pois são estratégias que atuam como facilitadoras do entendimento de conceitos das ciências biológicas, oportunizando aos estudantes a capacidade de explorar o seu mundo, bem como a possibilidade de desenvolver soluções para problemas complexos e promover a sua formação crítica e social. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar de que maneira as aulas práticas têm sido desenvolvidas no ensino de ciências e biologia. Para tanto, buscou-se identificar, por meio de uma revisão bibliográfica das experiências didáticas relatadas na literatura, as temáticas nas quais são mais exploradas as aulas práticas e os tipos de atividades práticas que têm sido desenvolvidos no ensino de ciências e biologia, bem como analisar desafios e contribuições da utilização de aulas práticas. Sendo assim, adotou-se como corpus de análise quinze artigos científicos, publicados no Brasil, entre os anos de 2017 e julho de 2024, que relatam experiências com aulas práticas desenvolvidas no ensino de ciências e biologia, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Estes foram analisados com base na análise de conteúdo de Bardin (2011), cuja aplicação permitiu a discussão de categorias como objetos de conhecimento, níveis de ensino, menção e/ou abordagem da BNCC, tipos de abordagens de aulas práticas e desafios e contribuições de aulas práticas. Foi possível verificar que os conteúdos de botânica (26,7%), zoologia (20%) e biologia celular (20%) se configuram como as temáticas mais exploradas nas aulas práticas. Percebeu-se, também, um equilíbrio na utilização destas tanto no Ensino Fundamental Anos Finais (40%) como no Ensino Médio (40%). Por outro lado, constatou-se que 80% dos artigos analisados não fazem menção à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que, neste documento normativo, não são citados termos tais como “aulas práticas”, “atividades práticas” e “experimentação”. Além disso, observou-se uma predominância na utilização de “demonstrações práticas” e “experimentos ilustrativos”. Quanto aos desafios, pode-se observar que alguns relatos não descreveram obstáculos, e outros discutiram desafios estruturais e pedagógicos, de forma generalizada. Por outro lado, as contribuições das aulas práticas foram, unanimemente, reconhecidas, pelo fato de estimularem o interesse dos alunos e contribuírem para o processo de ensino-aprendizagem. Por fim, espera-se que este trabalho oportunize e impulsione novas pesquisas sobre o uso de aulas práticas no ensino de ciências e biologia, no âmbito da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e de outras instituições de ensino e pesquisa, além de proporcionar contribuições teóricas, reflexivas, metodológicas e analíticas para futuros estudos acadêmicos sobre a temática em questão. |
Palavras-chave: | Biologia Ensino superior (UFS) Aulas práticas Educação ambiental Educação básica Revisão bibliográfica |
área CNPQ: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial |
Citação: | Santos, Victoria Gomes de Carvalho. Aulas práticas no ensino de ciências e biologia : uma análise de experiências didáticas relatadas na literatura. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em Biologia) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20915 |
Aparece nas coleções: | Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Victoria_Gomes_Carvalho_Santos.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.