Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20915
Tipo de Documento: Monografia
Título: Aulas práticas no ensino de ciências e biologia : uma análise de experiências didáticas relatadas na literatura
Autor(es): Santos, Victoria Gomes de Carvalho
Data do documento: 29-Out-2024
Orientador: Almeida, Leonardo Ferreira de
Coorientador: Rosa, Isabela Santos Correia
Resumo: O ensino de ciências e biologia desempenha um importante papel na formação cidadã, buscando, não apenas proporcionar o aprendizado dos conceitos científicos, mas também estimular o pensamento crítico. Na busca por práticas pedagógicas que atendam a essa demanda, as aulas práticas se apresentam como uma alternativa, pois são estratégias que atuam como facilitadoras do entendimento de conceitos das ciências biológicas, oportunizando aos estudantes a capacidade de explorar o seu mundo, bem como a possibilidade de desenvolver soluções para problemas complexos e promover a sua formação crítica e social. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar de que maneira as aulas práticas têm sido desenvolvidas no ensino de ciências e biologia. Para tanto, buscou-se identificar, por meio de uma revisão bibliográfica das experiências didáticas relatadas na literatura, as temáticas nas quais são mais exploradas as aulas práticas e os tipos de atividades práticas que têm sido desenvolvidos no ensino de ciências e biologia, bem como analisar desafios e contribuições da utilização de aulas práticas. Sendo assim, adotou-se como corpus de análise quinze artigos científicos, publicados no Brasil, entre os anos de 2017 e julho de 2024, que relatam experiências com aulas práticas desenvolvidas no ensino de ciências e biologia, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Estes foram analisados com base na análise de conteúdo de Bardin (2011), cuja aplicação permitiu a discussão de categorias como objetos de conhecimento, níveis de ensino, menção e/ou abordagem da BNCC, tipos de abordagens de aulas práticas e desafios e contribuições de aulas práticas. Foi possível verificar que os conteúdos de botânica (26,7%), zoologia (20%) e biologia celular (20%) se configuram como as temáticas mais exploradas nas aulas práticas. Percebeu-se, também, um equilíbrio na utilização destas tanto no Ensino Fundamental Anos Finais (40%) como no Ensino Médio (40%). Por outro lado, constatou-se que 80% dos artigos analisados não fazem menção à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que, neste documento normativo, não são citados termos tais como “aulas práticas”, “atividades práticas” e “experimentação”. Além disso, observou-se uma predominância na utilização de “demonstrações práticas” e “experimentos ilustrativos”. Quanto aos desafios, pode-se observar que alguns relatos não descreveram obstáculos, e outros discutiram desafios estruturais e pedagógicos, de forma generalizada. Por outro lado, as contribuições das aulas práticas foram, unanimemente, reconhecidas, pelo fato de estimularem o interesse dos alunos e contribuírem para o processo de ensino-aprendizagem. Por fim, espera-se que este trabalho oportunize e impulsione novas pesquisas sobre o uso de aulas práticas no ensino de ciências e biologia, no âmbito da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e de outras instituições de ensino e pesquisa, além de proporcionar contribuições teóricas, reflexivas, metodológicas e analíticas para futuros estudos acadêmicos sobre a temática em questão.
Palavras-chave: Biologia
Ensino superior (UFS)
Aulas práticas
Educação ambiental
Educação básica
Revisão bibliográfica
área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citação: Santos, Victoria Gomes de Carvalho. Aulas práticas no ensino de ciências e biologia : uma análise de experiências didáticas relatadas na literatura. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em Biologia) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20915
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Victoria_Gomes_Carvalho_Santos.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.