Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21948
Tipo de Documento: Artigo
Título: Matemática na formação inicial de pedagogos: narrativas de aprendizagens na monitoria em alfabetização matemática
Título(s) alternativo(s): Mathematics in the initial education of pedagogues: learning narratives in monitoring in mathematical literacy
Las matemáticas en la educación inicial de pedagogas: narrativas de aprendizaje enla monitoria de la alfabetización matemática
Autor(es): Vieira, Paulo Mateus Silva
Zogaib, Simone Damm
Data do documento: Ago-2021
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar narrativas de aprendizagens a respeito do processo de monitoria na disciplina Alfabetização Matemática do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe. Teve como suporte metodológico a pesquisa narrativa, a partir dos registros em diário de campo do monitor da disciplina. A legislação sobre monitoria, os estudos da infância e da educação matemática fundamentaram as discussões e análises das narrativas de aprendizagem. Os resultados do estudo reiteram a importância da monitoria para a formação inicial de futuros professores, ao discutir experiências vivenciadas pelo monitor e demais estudantes, seus medos e suas frustrações, bem como conhecimentos e novas perspectivas construídas ao longo da disciplina Alfabetização Matemática.
Abstract: The purpose of this article is to analyze learning narratives about the monitoring process in the Mathematical Literacy course of the Pedagogy course at the Federal University of Sergipe. The methodological support was the narrative research, from the field diary records of the discipline monitor. Monitoring legislation, childhood studies and mathematics education were the basis for discussions and analysis of learning narratives.The results of the study reiterate the importance of monitoring for the initial training of future teachers, when discussing experiences lived by the monitor and other students, their fears and frustrations, as well as knowledge and new perspectives built over the subject of Mathematical Literacy.
El propósito de este artículo es analizar narrativas de aprendizaje sobre el proceso de seguimiento en el curso de Alfabetización Matemática del curso de Pedagogía de la Universidad Federal de Sergipe. El soporte metodológico fue la investigación narrativa, a partir de los registros del diario de campo del monitor de la disciplina. El seguimiento de la legislación, los estudios de la infancia y la educación matemática fueron la base para las discusiones y el análisis de las narrativas del aprendizaje. Los resultados del estudio reiteran la importancia del seguimiento para la formación inicial de los futuros docentes, al discutir las experiencias vividas por el monitor y otros estudiantes, sus miedos y frustraciones, así como los conocimientos y nuevas perspectivas construidas sobre la asignatura Alfabetización Matemática.
Palavras-chave: Monitoria
Formação inicial
Alfabetização matemática
Monitoring
Initial formation
Mathematical literacy
Monitoria
Formación inicial
Alfabetización matemática
ISSN: 2237-8707
Parte de : Teoria e Prática da Educação
Idioma: por
Instituição/Editora: Universidade Estadual de Maringá
Citação: VIEIRA, P. M. S.; ZOGAIB, S. D. Matemática na formação inicial de pedagogos: narrativas de aprendizagens na monitoria em alfabetização matemática. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 24, n. 2, p. 3-22, ago. 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/58088/751375152599. Acesso em: 9 maio 2025.
Licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21948
Aparece nas coleções:DED - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MatematicaFormacaoInicialPedagogos.pdf140,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.