Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22280
Tipo de Documento: | Outro |
Título: | Módulo didático: capacidades argumentativas para distinção e perspectivação de fato e opinião |
Autor(es): | Rodrigues, Luzia Pinheiro da Silva |
Data do documento: | 2025 |
Orientador: | Azevedo, Isabel Cristina Michelan de |
Resumo: | Esta proposta pedagógica, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), insere-se em um programa de abrangência nacional que visa ao aprimoramento dos professores do Ensino Fundamental e Médio no ensino da língua portuguesa. O foco central desta iniciativa é promover o desenvolvimento das competências argumentativas, essenciais para a distinção e a análise crítica entre fato e opinião. Destinada às turmas do Ensino Fundamental, a proposta contempla um conjunto de conversas e orientações para os educadores, acompanhadas de sugestões de atividades práticas voltadas aos estudantes. A partir de uma perspectiva interacional da argumentação, que prioriza uma leitura crítica e contextualizada, o objetivo principal deste módulo é ampliar as capacidades argumentativas dos estudantes por meio de um projeto que considere os diferentes usos da língua em variados contextos sociais. |
Palavras-chave: | Didática Capacidades Argumentação Leitura e oralidade Fato e opinião |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22280 |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUZIA_PINHEIRO_SILVA_RODRIGUES-ModuloDidatico.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.