Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22280
Tipo de Documento: Outro
Título: Módulo didático: capacidades argumentativas para distinção e perspectivação de fato e opinião
Autor(es): Rodrigues, Luzia Pinheiro da Silva
Data do documento: 2025
Orientador: Azevedo, Isabel Cristina Michelan de
Resumo: Esta proposta pedagógica, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), insere-se em um programa de abrangência nacional que visa ao aprimoramento dos professores do Ensino Fundamental e Médio no ensino da língua portuguesa. O foco central desta iniciativa é promover o desenvolvimento das competências argumentativas, essenciais para a distinção e a análise crítica entre fato e opinião. Destinada às turmas do Ensino Fundamental, a proposta contempla um conjunto de conversas e orientações para os educadores, acompanhadas de sugestões de atividades práticas voltadas aos estudantes. A partir de uma perspectiva interacional da argumentação, que prioriza uma leitura crítica e contextualizada, o objetivo principal deste módulo é ampliar as capacidades argumentativas dos estudantes por meio de um projeto que considere os diferentes usos da língua em variados contextos sociais.
Palavras-chave: Didática
Capacidades
Argumentação
Leitura e oralidade
Fato e opinião
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22280
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUZIA_PINHEIRO_SILVA_RODRIGUES-ModuloDidatico.pdf1,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.