Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22352
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Jogos didáticos para pessoas com deficiência visual : uma revisão sobre esta ferramenta educativa no ensino de ciências |
Autor(es): | Ferreira, Eliene Santos de Santana |
Data do documento: | 30-Jan-2025 |
Orientador: | Araújo, Yzila Liziane Farias Maia de |
Resumo: | O estudo de Ciências e Biologia, em diversas vezes pode apresentar desafios aos alunos, seja pelas dificuldades em compreensão de termos ou pela quantidade exacerbada de novas informações, dessa forma, os professores buscam constantemente métodos inovadores que engajem os alunos e facilitem a assimilação de conceitos complexos. Somado a isso, levando em consideração os alunos com deficiências visual, os jogos didáticos emergem como uma ferramenta promissora nesse contexto, oferecendo uma experiência de aprendizagem lúdica e interativa, já que através dessa ferramenta pode-se fazer materiais didáticos adicionais complementando a aprendizagem e utilizando os demais órgãos do sentido como tato e audição. Com intuito de avaliar se a utilização dos mesmos estão realmente surtindo efeito, foi realizada uma Revisão nas plataformas: Science, BDTD (Banco de Teses e Dissertações), Google Acadêmico e Periódico Capes, no intuito de analisar se as publicações as quais envolvem jogos didáticos no ensino de ciências e biologia nos últimos seis anos (2019-2024), teve eficácia no aprendizado dos alunos no ensino básico. Para análise de dados, será realizada a partir de três etapas: 1) a pré-análise; 2) a exploração do material; 3) o tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação através da plataforma Excel. |
Palavras-chave: | Biologia Ensino superior (UFS) Escolas inclusivas Ensino de ciência Deficiência visual Jogos didáticos Educação inclusiva |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial |
Citação: | Ferreira, Eliene Santos de Santana. Jogos didáticos para pessoas com deficiência visual : uma revisão sobre esta ferramenta educativa no ensino de ciências. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em Biologia) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22352 |
Aparece nas coleções: | Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Eliene_Santos_Santana_Ferreira.pdf | 923,83 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.