Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22441
Tipo de Documento: Artigo
Título: Investigando a contribuição de uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) no processo de ensino e aprendizagem das razões trigonométricas no triângulo retângulo
Título(s) alternativo(s): Investigating the use of a potentially meaningful teaching units (PMTU) in the learning and teaching process of trigonometric ratios in a right-angled triangle
Autor(es): Ribeiro, Tiago Nery
Souza, Divanízia do Nascimento
Dias, Marlene Alves
Data do documento: 2022
Resumo: Neste artigo investigamos o desenvolvimento da aprendizagem de alunos em situações de ensino desenvolvidas em uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre conceitos referentes ao conteúdo razões trigonométricas no triângulo retângulo, a partir de conteúdos aplicados à Física, para identificar indícios de uma aprendizagem significativa. O trabalho foi baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa e teve uma metodologia de abordagemdo tipo qualitativa, com elementos do Design Experimente os dados analisados a partir da análise textual discursiva. Considerando os princípios que determinam a aprendizagem significativa, concluímos que a UEPS proposta sobre razões trigonométricas em umtriângulo retângulo tornou-se um material potencialmente significativo, uma vez que foi importante para as estruturas cognitivas idiossincráticas dos alunos.
Abstract: In this article we investigated the development of student learningin teaching situations developed in a Potentially Meaningful Teaching Units (PMTU) on concepts related to trigonometric ratios in a right-angled triangle, from contents applied to physics, to identify evidence of meaningful learning. The work was based onthe Theory of Meaningful Learning and had a qualitative approach methodology, with elements of Design Experiment, with data analyzed from discursive textual analysis. Considering the principles that determine meaningful learning, we conclude that the PMTU on trigonometric ratios in a right-angled triangle has become a potentially significant material as it has been important for students' idiosyncratic cognitive structures.
Palavras-chave: Educação matemática
Aprendizagem significativa
UEPS
Razões trigonométricas
Triângulo retângulo
Mathematical education
Meaningful learning
PMTU
Trigonometric ratios
Right-angled triangle
ISSN: 2525-5444
Parte de : ReviSeM - Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Idioma: por
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Citação: RIBEIRO, T. N.; SOUZA, D. N.; DIAS, M. A. Investigando a contribuição de uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) no processo de ensino e aprendizagem das razões trigonométricas no triângulo retângulo. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, Itabaiana, v. 7, n. 1, p. 126-147, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/ReviSe/article/view/16067/12726. Acesso em: 13 jun. 2025.
Licença: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22441
Aparece nas coleções:DFI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ContribuicaoUnidadeEnsinoPotencialmenteSignificativa.pdf609,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.