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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorOliveira, Emilly Victória Nascimento de-
dc.date.accessioned2025-07-01T12:12:34Z-
dc.date.available2025-07-01T12:12:34Z-
dc.date.issued2024-04-09-
dc.identifier.citationOliveira, Emilly Victória Nascimento de. Avaliação do potencial formativo de espaços educacionais não-formais no ensino de Ciências e Biologia. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22601-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiências biológicaspor
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectEducação (Observação em campo)por
dc.subjectAula de campopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.titleAvaliação do potencial formativo de espaços educacionais não-formais no ensino de Ciências e Biologiapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Pimentel Júnior, Clívio-
dc.description.resumoAulas realizadas em espaços não-formais, como museus, praças, parques e zoológicos, são mecanismos importantes para despertar o interesse, curiosidade e habilidades dos discentes. A educação não-formal pode ser caracterizada como aquela capaz de promover um aprendizado a partir de qualquer ação voltada para a formação de indivíduos sensíveis ao contexto social e capazes de tomar decisões em prol do bem coletivo. Além de ser uma ferramenta apropriada para proporcionar uma aprendizagem significativa acerca dos assuntos típicos da escolarização formal. Dessa forma, o presente trabalho tem como principal objetivo avaliar o possível potencial formativo de espaços educacionais não-formais no ensino de Ciências e Biologia. Assim, para a concretização da pesquisa, alguns espaços considerados não-formais foram escolhidos para serem avaliados em relação ao seu potencial educativo, foram eles: Zoológico de Aracaju, Museu da Gente Sergipana, Projeto Tamar de Aracaju e Praia de Atalaia. Para a avaliação desses espaços foi utilizado o roteiro de investigação de espaços não-formais composto, principalmente, por questões abertas relacionadas à identificação dos espaços, ao contexto sócio-histórico, ao perfil dos mediadores educativos e às estratégias utilizadas para difusão dos conhecimentos. A partir da análise da presença de recursos educativos e da utilização de estratégias de disseminação do conhecimento científico foi possível identificar que todos os espaços escolhidos possuem potencial formativo associado ao ensino de Ciências e Biologia. Além disso, a investigação desses espaços proporciona a aquisição de competências importantes ao longo da formação docente.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Biologia

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