Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22711
Tipo de Documento: Artigo
Título : Práticas pedagógicas: insurgências, resistências e afetos como políticas de vida
Otros títulos : Pedagogical practices: insurgencies, resistances, and affections as life policies
Autor : Silva, Guilherme Henrique da
Lucini, Marizete
Fecha de publicación : sep-2024
Resumen: Este artigo surge de insurgências pedagógicas vivenciadas em uma disciplina do Doutorado em Educação na Universidade Federal de Sergipe. Reflete sobre novas possibilidades no ensino da pós-graduação, desafiando o modelo ocidental que separa corpo e mente, razão e emoção. Com uma abordagem decolonial, explora-se novas maneiras de perceber e habitar o mundo. A partir das experiências de discentes e docentes, destaca-se o movimento "corazonar" como prática disruptiva, rompendo com os sentidos hegemônicos do conhecimento e dialogando sobre sabedorias diversas nas salas de aula e na vida. As aspirações centram-se na construção de comunidades de aprendizagem, onde cada voz é valorizada, promovendo a autonomia do educando e pautando-se pela equidade (hooks, 2017). Conclui-se que é tempo de insurgência em Abya Yala, valorizando as margens nos debates educacionais, desaprendendo conceitos arraigados e reconhecendo a centralidade das sabedorias diversas.
Resumen : This article emerges from pedagogical insurgencies experienced in a course within the Doctorate in Education at the Federal University of Sergipe. It reflects on new possibilities in postgraduate teaching, challenging the Western model that separates body and mind, reason and emotion. With a decolonial approach, new ways of perceiving and inhabiting the world are explored. Based on the experiences of students and teachers, the "corazonar" movement is highlighted as a disruptive practice, breaking with hegemonic notions of knowledge and engaging with diverse wisdoms in the classroom and in life. The aspirations focus on building learning communities where every voice is valued, promoting student autonomy and guided by equity (hooks, 2017). It concludes that it is time for insurgency in Abya Yala, valuing the margins in educational debates, unlearning ingrained concepts, and recognizing the centrality of diverse wisdoms.
Palabras clave : Aprendizagem com recursos tecnológicos
Currículo escolar
Integração curricular
Nativos digitais
Pedagogical practices
Undergraduate and postgraduate teaching
Decoloniality
Corazonar
ISSN : 2447-0783
Es parte de: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa Contexto e Educação e Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
Citación : SILVA, G. H.; LUCINI, M. Práticas pedagógica: insurgências, resistências e afetos como políticas de vida. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 10, n. 34, p. 828-841, 2024. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/6171/4541. Acesso em: 17 jul. 2025.
License: Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22711
Aparece en las colecciones: DED - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PraticasPedagogicasInsurgenciasResistenciasAfetos.pdf1,13 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.