Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22797
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Amélia Melo-
dc.date.accessioned2025-07-31T14:14:51Z-
dc.date.available2025-07-31T14:14:51Z-
dc.date.issued2025-05-01-
dc.identifier.citationCosta, Amélia Melo. O inconsciente e a inteligência na fotografia : a estética benjaminiana como ferramenta política. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em Artes Visuais) – Departamento de Artes Visuais e Design, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22797-
dc.description.abstractSurrealism and photography occupy an important place in Walter Benjamin’s work on art and modernity, being analyzed by him as manifestations of a potentially political, that is, emancipatory, experience. This study seeks to understand how Benjamin articulates these elements through the notion of "profane illumination," viewing them as possible responses to the crisis of intelligence brought about by modernity. By analyzing his texts on politics, photography, and art, this research examines how Surrealism functions as a critical art that challenges common perceptions and knowledge. The study explores the relationships between technique, experience, and politics, observing how Benjamin identifies the image—particularly photography—as a means of reconfiguring thought and displacing reason. In this way, the research aims to understand the role of the image in overcoming the crisis of intelligence, based on the transformative action that Benjamin attributes to art in his time.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectArtes visuaispor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectSurrealismopor
dc.subjectFotografiapor
dc.subjectIluminação profanapor
dc.subjectWalter Benjaminpor
dc.subjectCrise da inteligênciapor
dc.subjectSurrealismeng
dc.subjectPhotographyeng
dc.subjectProfane illuminationeng
dc.subjectWalter Benjamineng
dc.subjectCrisis of intelligenceeng
dc.titleO inconsciente e a inteligência na fotografia : a estética benjaminiana como ferramenta políticapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Mota, Vladimir de Oliva-
dc.description.resumoO Surrealismo e a fotografia ocupam um lugar importante na produção de Walter Benjamin sobre a arte e a modernidade, sendo analisados por ele como manifestações de uma experiência potencialmente política, isto é, emancipatória. Este trabalho busca entender como Benjamin articula esses elementos a partir da noção de "iluminação profana", compreendendo-os como possíveis respostas à crise da inteligência causada na modernidade. A partir da análise de seus textos sobre política, fotografia e arte, examina-se de que modo o Surrealismo age como uma arte crítica que tenciona o senso comum da percepção e do conhecimento. A pesquisa é feita a partir das relações entre técnica, experiência e política, observando como Benjamin identifica nas imagens — sobretudo na fotografia — um meio de reconfiguração do pensamento e de deslocamento da razão. Dessa forma, o estudo propõe entender a função da imagem na superação da crise da inteligência, a partir da ação transformadora que Benjamin atribui à arte em sua época.pt_BR
dc.publisher.departmentDAVD - Departamento de Artes Visuais e Design – Artes Visuais – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Artes Visuais e Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Amelia_Melo_Costa.pdf1,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.