Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22847
Tipo de Documento: Caderno pedagógico
Título: Leitura e escrita como práticas sociais
Autor(es): Pereira, Jilmara da Silva
Data do documento: 2025
Orientador: Dalla Vecchia, Adriana
Resumo: Este Caderno Pedagógico foi elaborado com o intuito de empreender práxis de ensino que contemplem os estudos do letramento e da argumentação. É um recurso que busca utilizar a leitura e a escrita voltadas para as práticas sociais do cotidiano. Para tanto, a educação precisa ser estruturada por meio do diálogo, da relação e interação com o outro, constituindo-se num ambiente de aprendizado que oportunize a inclusão do sujeito no processo de construção do conhecimento, ao mesmo tempo que implementa outras formas de ver o mundo e a si mesmo. Sendo assim, as práticas de linguagem, no contexto deste trabalho, são instrumentos de reflexão e tomada de consciência à respeito de uma problemática vivenciada no contexto escolar, onde estudantes foram difamadas em vídeos criados com suas imagens das redes sociais. A prática social da escrita efetiva-se na produção dos gêneros discursivos fanzine e artigo de opinião.
Palavras-chave: Letramento
Argumentação
Práticas de linguagem
Redes sociais
Artigos de opinião
Parte de : Letramento e argumentação na educação básica: proposta de ensino sobre manipulação de imagens para 9o ano
Idioma: por
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22847
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JILMARA_SILVA_PEREIRA-Caderno.pdf29,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.