Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22847
Tipo de Documento: | Caderno pedagógico |
Título: | Leitura e escrita como práticas sociais |
Autor(es): | Pereira, Jilmara da Silva |
Data do documento: | 2025 |
Orientador: | Dalla Vecchia, Adriana |
Resumo: | Este Caderno Pedagógico foi elaborado com o intuito de empreender práxis de ensino que contemplem os estudos do letramento e da argumentação. É um recurso que busca utilizar a leitura e a escrita voltadas para as práticas sociais do cotidiano. Para tanto, a educação precisa ser estruturada por meio do diálogo, da relação e interação com o outro, constituindo-se num ambiente de aprendizado que oportunize a inclusão do sujeito no processo de construção do conhecimento, ao mesmo tempo que implementa outras formas de ver o mundo e a si mesmo. Sendo assim, as práticas de linguagem, no contexto deste trabalho, são instrumentos de reflexão e tomada de consciência à respeito de uma problemática vivenciada no contexto escolar, onde estudantes foram difamadas em vídeos criados com suas imagens das redes sociais. A prática social da escrita efetiva-se na produção dos gêneros discursivos fanzine e artigo de opinião. |
Palavras-chave: | Letramento Argumentação Práticas de linguagem Redes sociais Artigos de opinião |
Parte de : | Letramento e argumentação na educação básica: proposta de ensino sobre manipulação de imagens para 9o ano |
Idioma: | por |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22847 |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JILMARA_SILVA_PEREIRA-Caderno.pdf | 29,12 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.