Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23105
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Valadares, Pablo dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-12T14:37:21Z | - |
dc.date.available | 2025-09-12T14:37:21Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-13 | - |
dc.identifier.citation | Valadares, Pablo dos Santos. O Trabalho de Conclusão de Disciplina (TCD) como abordagem de aprendizagem baseada em projeto (ABP) : um relato de caso em Educação Farmacêutica. São Cristóvão, 2024. Monografia (graduação em Farmácia) – Departamento de Farmácia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23105 | - |
dc.description.abstract | Introduction: The disciplines of Pharmacotechnics I and II are an important part in the training of pharmacists, as they are essential professionals qualified for the development and manipulation of formulations. In this way, a monitoring program was implemented using the competencies and skills indicated by the World Economic Forum as a reference. Objective: To present the basis of the pedagogical foundation and understand how monitoring contributes to the development of the skills and abilities mentioned by the World Economic Forum. Methodology: The logbook was created in pharmacotechnique I and the course completion work in pharmacotechnique II. At the end, a questionnaire was administered. Results and Discussion: In this sense, students were able to choose which skills they think they worked on throughout the work and described the experience according to the skills chosen. Conclusion: Through the work carried out, therefore, students had the opportunity to develop innovative formulations and shared their experiences and perceptions. This training model can serve as a model for other disciplines, as well as contributing to the training of students and monitors. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Farmácia | por |
dc.subject | Ensino superior (UFS) | por |
dc.subject | Aprendizagem baseada em projetos | por |
dc.subject | Trabalho de Conclusão de Disciplina (TCD) | por |
dc.subject | Monitoria acadêmica | por |
dc.subject | Educação farmacêutica | por |
dc.subject | Project-Based Learning | eng |
dc.subject | Undergraduate Course Completion Project (CCP) | eng |
dc.subject | Undergraduate teaching assistant | eng |
dc.subject | Pharmaceutical education | eng |
dc.title | O Trabalho de Conclusão de Disciplina (TCD) como abordagem de aprendizagem baseada em projeto (ABP) : um relato de caso em Educação Farmacêutica | pt_BR |
dc.title.alternative | The Undergraduate Course Completion Project (CCP) as a Project-Based Learning (PBL) Approach : a case report in Pharmaceutical Education | por |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nunes, Rogéria de Sousa | - |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Wellington Barros da | - |
dc.description.resumo | As disciplinas de Farmacotécnica I e II são uma parte importante na formação do farmacêutico, visto que é um profissional essencial e habilitado para o desenvolvimento e manipulação de formulações. Dessa forma, foi implementado um programa de monitoria tendo como referência as competências e habilidades recomendadas pelo Fórum Econômico Mundial. Apresentar as bases da fundamentação pedagógica e compreender como a monitoria contribui para o desenvolvimento das competências e habilidades mencionadas pelo Fórum Econômico Mundial. Foi-se instaurado o diário de bordo na farmacotécnica I e o trabalho de conclusão de disciplina na farmacotécnica II. No final, aplicado um questionário. Resultados e Discussão: Nesse sentido, os discentes puderam escolher quais habilidades eles acham que trabalharam ao longo do trabalho e descreveram sobre a experiência de acordo com as habilidades escolhidas. Conclusão: Por meio do trabalho realizado, portanto, os discentes tiveram a oportunidade de desenvolver formulações inovadoras e compartilharam suas experiências e percepções. Esse modelo de formação pode servir como modelo para outras disciplinas, assim como contribuir na formação de discentes e monitores. | pt_BR |
dc.publisher.department | DFA - Departamento de Farmácia – São Cristóvão - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Outros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pablo_Santos_Valadares.pdf | 2,3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.