Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23143
Tipo de Documento: Artigo
Título: O conceito de eletronegatividade na educação básica e no ensino superior
Título(s) alternativo(s): The electronegativity concept in the secondary education and in the university education
Autor(es): Santos, Camila Maria Andrade dos
Silva, Ricardo Alexandre Galdino da
Wartha, Edson José
Data do documento: 2011
Resumo: O objetivo deste estudo foi examinar os meios utilizados por autores de livros didáticos para introduzir, definir e explicar o conceito de eletronegatividade em livros didáticos de química do ensino médio e do ensino superior. Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos livros didáticos carecia de precedentes históricos e não abordava a compreensão conceitual, manifestando uma forte padronização de características que, do nosso ponto de vista, não favorecem o ensino-aprendizagem do conceito de eletronegatividade.
Abstract: The goal of this study was to examine the means used by textbook authors to introduce, define, and explain the electronegativity concept in high school and introductory college chemistry textbooks. Results obtained showed that most textbooks lacked history precedence and did not deal with the conceptual understanding and manifesting a strong standardization of characteristics that, from our point of view, do not favor the teaching-learning of the electronegativity concept.
Palavras-chave: Eletronegatividade
Saberes científicos
Materiais didáticos
Transposição didática
Electronegativity
Historical approach
Textbooks
ISSN: 1678-7064
Parte de : Química Nova
Idioma: por
Instituição/Editora: Sociedade Brasileira de Química
Citação: SANTOS, C. M. A.; SILVA, R. A. G.; WARTHA, E. J. O conceito de eletronegatividade na educação básica e no ensino superior. Química Nova, São Paulo, v. 34, n. 10, p. 1846-1851, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/BVnLLwFWQRHxPCVXJn4YtZG/?lang=pt. Acesso em: 17 set. 2025.
Licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23143
Aparece nas coleções:DQI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ConceitoEletronegatividadeEducacaoBasicaEnsinoSuperior.pdf207,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.