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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaixão, Vitória Vieira-
dc.date.accessioned2025-10-14T10:54:34Z-
dc.date.available2025-10-14T10:54:34Z-
dc.date.issued2025-06-13-
dc.identifier.citationPaixão, Vitória Vieira. Abordagem filogenética aplicada no ensino de zoologia : uma perspectiva docente. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23458-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectFilogeniapor
dc.subjectEvoluçãopor
dc.subjectCladogramapor
dc.subjectEnsino de zoologiapor
dc.subjectEvolução biológicapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEstratégias didáticaspor
dc.titleAbordagem filogenética aplicada no ensino de zoologia : uma perspectiva docentept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Dornellas, Ana Paula Siqueira-
dc.description.resumoO ensino de zoologia nas escolas da educação básica é caracterizado como memorístico, no qual os estudantes são apresentados, somente, às características que definem cada agrupamento animal. Além disso, são expostos a conceitos e termos nunca vistos antes, o que dificulta a compreensão desse tema, tornando o estudo da zoologia enfadonho e desestimulante. Nessa mesma perspectiva, o ensino de evolução limita-se à contraposição de ideias entre Darwin e Lamarck, abordando pouco os processos evolutivos. A Sistemática Filogenética pode contribuir para um aprendizado dinâmico, significativo e interativo, ao passo que expõe aos alunos processos e conceitos que estimulam a compreensão dos aspectos evolutivos dos organismos, bem como as transformações ocorridas ao longo do tempo e parentesco entre grupos de animais. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo entender as dificuldades e estratégias dos professores de Biologia no ensino de Zoologia a partir da abordagem filogenética. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis professores da rede pública estadual de ensino e dois da particular da cidade de Aracaju-SE. Na análise dos dados foi utilizado o método de Análise de Conteúdo proposto por Bardin. A partir do discurso dos participantes foram criadas dezoito categorias dispostas em sete unidades de registro. As categorias refletem os discursos dos docentes, principalmente no que concerne a sua concepção sobre Sistemática Filogenética e Evolução, bem como sobre as estratégias e dificuldades que envolvem o ensino de Zoologia sob o ponto de vista filogenético. Estratégias como uso do livro didático, recursos multimídias, slides e contextualização com o cotidiano dos discentes foram os mais citados para implementação da filogenia no contexto zoológico. Entretanto, fatores dificultantes envolvendo falta de materiais e recursos didáticos, complexidade e abstração de conteúdos foram mencionados pelos professores participantes. Ademais, outro fator importante surgido durante o estudo foi a despreparação docente frente aos conteúdos da filogenética. Portanto, é evidente a necessidade e importância da Sistemática Filogenética no currículo de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas para futuros docentes, além de formação continuada para professores em exercício, a fim de possibilitar o ensino de Zoologia sob a perspectiva filogenética de modo adequado e coerente.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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