Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4729
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Desenvolvimento profissional de professor(a) e reflexividade na educação infantil : diário de aula e reflexão da ação pedagógica |
Título(s) alternativo(s): | DEVELOPPEMENT PROFESSIONNEL DES ENSEIGNANTS (A) E RÉFLEXIVITÉ DANS L'EDUCATION DE LA PETITE ENFANCE: action de classe quotidienne pédagogique et de réflexion. |
Autor(es): | Souza, Luciene Matos de |
Data do documento: | 20-Jun-2011 |
Orientador: | Silva, Veleida Anahí da |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objeto de estudo a relação entre o desenvolvimento profissional de professores e a reflexividade docente no âmbito da educação infantil. Trata-se do estudo sobre os diários de aula como dispositivos de formação direcionados ao desenvolvimento profissional docente que medeiam práticas reflexivas no contexto do trabalho pedagógico. A abordagem teórica escolhida para a construção desse trabalho baseia-se na produção de autores diversos. A pesquisa foi realizada na cidade de Jequié, Bahia, no período de 2009 a 2011, através da análise de documentos de registro das práticas de ensino de treze professoras, estudantes do Programa de Graduação para os Professores da Rede Pública Estadual e Municipal do Sudoeste do Estado da Bahia UESB EM AÇÃO. A metodologia da pesquisa utilizada é de natureza qualitativa, inspirada na abordagem fenomenológica de pesquisa. O método de pesquisa é etnográfico. Os instrumentos de coleta de informações utilizados foram: diários de aula, observação participante e entrevista semidirigida. Os resultados alcançados permitem afirmar que os diários de aula podem e devem ser utilizados como ferramenta de análise do pensar e agir do professor, como dispositivo de formação profissional da docência cuja natureza expressa sentidos autorreferentes consubstanciados de práticas, espelhamento profissional projetivo e articulador de experiências dispersas. |
Palavras-chave: | Desenvolvimento profissional Docência Reflexividade Diários de aula Développement professionnel Enseignement Réflexivité Journaux de Cl |
área CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição/Editora: | Universidade Federal de Sergipe |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/4729 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUCIENE_MATOS_SOUZA.pdf | 927,7 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.