Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5162
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Tecnologia assistiva para o ensino da matemática aos alunos cegos : o caso do centro de apoio pedagógico para atendimento às pessoas com deficiência visual |
Autor(es): | Prado, Renata Beatriz de Souza |
Data do documento: | 29-Jul-2013 |
Orientador: | Souza, Verônica dos Reis Mariano |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo compreender os limites e as possibilidades das Tecnologias Assistivas no processo de ensino da Matemática para alunos com cegueira tendo como campo empírico o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) do Estado de Sergipe. Buscou-se identificar as Tecnologias Assistivas disponíveis para o Ensino da Matemática, conhecendo as atividades desenvolvidas pelos professores. Através do estudo foi possível identificar as principais dificuldades dos professores e alunos relacionados ao ensino da Matemática e desenvolver uma análise sobre o processo de escolarização dos alunos com cegueira no CAP. Utilizou-se o estudo de caso com abordagem qualitativa, e como instrumento de coleta de dados, questionários, as observações espontânea e sistemática, revisão bibliográfica, análises documentais e artefatos físicos. Como aporte teórico, utilizamos os estudos de Galvão Filho (2009), Bersch (2008), Fiorentini (2006), Lorenzato (2009), Vygotski (1989), Danyluk (2002), Sá; Campos; Silva (2007), Morais (2008), dentre outros. Os resultados demonstram até que ponto as Tecnologias Assistivas auxiliam no ensino da Matemática em alunos cegos do CAP, evidenciando que as TA s adotadas na Estimulação Precoce e Alfabetização Braille colaboram no desenvolvimento e na formação dos conhecimentos matemáticos dos alunos. No entanto, as Tecnologias Assistivas adotadas no Soroban e Informática ficam a desejar, principalmente para os conteúdos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental e até o Ensino Médio. |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Cegos Tecnologia educacional Educação de cegos Tecnologias assistivas Blind Blind Educational technology Mathematics Assistive technologies |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/5162 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RENATA_BEATRIZ_SOUZA_PRADO.pdf | 3,61 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.