Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5162
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Tecnologia assistiva para o ensino da matemática aos alunos cegos : o caso do centro de apoio pedagógico para atendimento às pessoas com deficiência visual
Autor(es): Prado, Renata Beatriz de Souza
Data do documento: 29-Jul-2013
Orientador: Souza, Verônica dos Reis Mariano
Resumo: O presente estudo teve como objetivo compreender os limites e as possibilidades das Tecnologias Assistivas no processo de ensino da Matemática para alunos com cegueira tendo como campo empírico o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) do Estado de Sergipe. Buscou-se identificar as Tecnologias Assistivas disponíveis para o Ensino da Matemática, conhecendo as atividades desenvolvidas pelos professores. Através do estudo foi possível identificar as principais dificuldades dos professores e alunos relacionados ao ensino da Matemática e desenvolver uma análise sobre o processo de escolarização dos alunos com cegueira no CAP. Utilizou-se o estudo de caso com abordagem qualitativa, e como instrumento de coleta de dados, questionários, as observações espontânea e sistemática, revisão bibliográfica, análises documentais e artefatos físicos. Como aporte teórico, utilizamos os estudos de Galvão Filho (2009), Bersch (2008), Fiorentini (2006), Lorenzato (2009), Vygotski (1989), Danyluk (2002), Sá; Campos; Silva (2007), Morais (2008), dentre outros. Os resultados demonstram até que ponto as Tecnologias Assistivas auxiliam no ensino da Matemática em alunos cegos do CAP, evidenciando que as TA s adotadas na Estimulação Precoce e Alfabetização Braille colaboram no desenvolvimento e na formação dos conhecimentos matemáticos dos alunos. No entanto, as Tecnologias Assistivas adotadas no Soroban e Informática ficam a desejar, principalmente para os conteúdos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental e até o Ensino Médio.
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Cegos
Tecnologia educacional
Educação de cegos
Tecnologias assistivas
Blind
Blind
Educational technology
Mathematics
Assistive technologies
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5162
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENATA_BEATRIZ_SOUZA_PRADO.pdf3,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.