Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6447
Document Type: Dissertação
Title: Leitura literária de saudade da vila : lei 10.639/03 em sala de aula
Authors: Gomes, Maiane Moura
Issue Date: 15-Dec-2016
Advisor: Santos, Jeane de Cássia Nascimento
Resumo : Esta Dissertação denominada “Leitura literária de Saudade da Vila: Lei 10.639/03 em sala de aula” apresenta uma proposta de trabalho para o Ensino Fundamental II, a partir da leitura literária de uma obra infanto-juvenil atenta às questões sociais. Objetiva desenvolver uma proposta de leitura literária que aproxime a obra do leitor, a fim de que a Literatura tenha mais espaço na sala de aula e, por meio dela, os estudantes do sétimo ano de uma escola da rede pública municipal da Bahia, tenham uma formação leitora consciente e reflexiva. Para tanto, utilizamos os conceitos de leitura, leitura literária, letramento literário, leitor-modelo, método recepcional, sequência básica, literatura infanto-juvenil, literatura Afro-Brasileira, racismo na escola, personagem sob a perspectiva de Jouve (2002), Cosson (2010, 2011), Cruz (2012), Franco (2011), Eco (1986), Bordini e Aguiar (1988), Zilberman (2003, 2009), Filipouski (2012), Coelho (1991), Turchi (2006), Costa (2002), Silva (1995), Munanga (2005), Gomes (2016), Rodrigues (2011), Duarte (2008), Brait (1985), Candido (2007), Rosenfeld (2007), Cavalleiro (2007), entre outros; além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e da Lei 10.639/03. Para atingirmos os propósitos desse trabalho, foi elaborada uma sequência de atividades, baseada no método recepcional e na sequência básica, que explorou a obra literária Saudade da Vila, de Luiz Galdino. A sequência foi dividida em quatro momentos: início de conversa, introdução, leitura e interpretação, o que facilitou a aplicação da proposta de intervenção e o envolvimento dos discentes. Esta pesquisa adotou como instrumento metodológico a pesquisa-ação, por esse motivo em todas as etapas do trabalho procuramos envolver os estudantes e potencializar a leitura literária que discute as questões etnicorraciais. Dividimos esta Dissertação nas seções da fundamentação teórica, metodologia e análise de dados. Esperamos, dessa forma, que a experiência com a leitura literária desenvolvida neste trabalho motive outros professores a contribuir com o desafio de formar bons leitores.
Abstract: This dissertation named “Leitura literária de Saudade da Vila: Lei 10.639/03 in classroom” presents a work proposal for the final years of Elementary School, through the reading of a literary work for children which focuses on social issues. This research aims to develop a literay reading proposal that closes the book and the reader, in order to guarantee that Literature has more space in the classroom and, through this, the students at 6th grade in a public school in Bahia, have a conscious and reflective reading formation. Therefore, we use the concepts of reading, literary reading, literary literacy, model reader, recepcional method, basic sequence, children and youth literature, afro-Brazilian literature, racism at school, character under the perspective of Jouve (2002), Cosson (2010, 2011), Cruz (2012), Franco (2011), Eco (1986), Bordini e Aguiar (1988), Zilberman (2003, 2009), Filipouski (2012), Coelho (1991), Turchi (2006), Costa (2002), Silva (1995), Munanga (2005), Gomes (2016), Rodrigues (2011), Duarte (2008), Brait (1985), Candido (2007), Rosenfeld (2007), Cavalleiro (2007), among others. Besides, we also use The National Curriculum Standards (1988), National Curriculum Guidelines for Education and Ethnic-racial Relationships and for the Afro-Brazilian History and Culture and Law 10.639/03. In order to achieve the goals of this work, we have elaborated a sequence of activities, based on the receptional method and on the basic sequence, that has explored the literary work Saudade da Vila, by Luiz Galdino. The sequence was divided in four moments: talk early, introduction, reading and interpretation, which has facilitated the proposal aplication and the involvment of students. This research has adopted as metodological tool the research-action approach. Because of this choice, in all the steps of the work, we have searched to involve the students and enhance the literary reading to discuss the ethnic-racial issues. We have divide this dissertation into the sections of theoretical foundation, metodology and data analysis. We hope, therefore, that the experience with literary reading developed in this work can motivate other teachers and contribute to challenge of forming good readers.
Keywords: Escola
Etnicorracial
Literatura infanto-juvenil
Leitura literária
Literatura afro-brasileira
School
Ethnic-racial
Children and youth literature
Literary reading
Afro-Brazilian literature
Subject CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Language: por
Country: Brasil
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citation: GOMES, Maiane Moura. Leitura literária de saudade da vila : lei 10.639/03 em sala de aula. 2016. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2016 .
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6447
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAIANE_MOURA_GOMES.2.pdf7,1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.