Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6473
Document Type: Dissertação
Title: Quiz digital Leitura em Ação : objeto de aprendizagem na formação do leitor crítico no ensino fundamental II
Other Titles: Quiz digital reading in action : learning object in critical reader training in elementary school
Authors: Menezes, Marylin Vieira de
Issue Date: 27-Jul-2015
Advisor: Damaceno, Taysa Mércia dos Santos Souza
Resumo : Este trabalho tem como objetivo apresentar o quiz digital Leitura em Ação, no qual se defende a concepção de linguagem como interação social, promove o ensino do imperativo e a análise interpretativa linguístico-discursiva, tendo como norteador o modelo tridimensional de Fairclough (2001). A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, de abordagem qualitativa e de naturezas interpretativa e interventiva. As concepções defendidas por Kleiman (2002), Nascimento (2004), Rojo (2009), Scherre (2007), dentre outros, foram utilizadas como embasamento teórico. Neste quiz digital, encontram-se tirinhas, charges e canções que servem de suportes textuais para a análise interpretativa durante a leitura crítica. Encontra-se a multimodalidade de textos e promove a interação entre aluno-jogo-aprendizagem de forma dinâmica. Foi elaborado com o intuito de possibilitar ao professor uma ferramenta auxiliar na construção do conhecimento de seus alunos e de possibilitar tanto para o aluno quanto para o professor o feedback sobre o desenvolvimento da competência leitora crítica dos discentes. Foi aplicado no Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, no 9º ano C2. A análise dos dados revelou que a inserção de objetos digitais, durante o processo de ensino-aprendizagem, se faz necessária como uma ferramenta complementar às já existentes na construção do conhecimento de forma interativa.
Abstract: This work aims to present the digital quiz Reading in Action, in which defends the conception of language as social interaction, promotes the teaching of the imperative and the linguistic-discursive interpretative analysis having as a guiding model, the three-dimensional model of Fairclough (2001) . The methodology used was action research, qualitative and interpretative approach and interventional nature. The views held by Kleiman (2002), Nascimento (2004), Rojo (2009), Scherre (2007), among others, were used as theoretical basis. In this digital quiz, are comic strips, cartoons and songs that serve as textual supports for the interpretative analysis during critical reading. It is multimodality texts and promotes interaction between student-game-learning dynamically. It was developed in order to enable the teacher an auxiliary tool in building the knowledge of their students and to enable both the student and the teacher feedback on the development of critical reading competence of students. It was applied in Public School President Costa e Silva, in 9th grade C2. Data analysis revealed that the inclusion of digital objects during the teaching-learning process is necessary as a complementary tool to the already existing in the construction of knowledge interactively.
Keywords: Quiz digital
Leitura crítica
Imperativo
Interação social
Crítica
Internet na educação
Jogos educativos
Material didático
Digital quiz
Critical reading
Imperative
Interaction
Subject CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Language: por
Country: BR
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citation: MENEZES, Marylin Vieira de. Quiz digital Leitura em Ação : objeto de aprendizagem na formação do leitor crítico no ensino fundamental II. 2015. 95 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6473
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARYLIN_VIEIRA_MENEZES.pdf3,38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.