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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Congruências modulares : construindo um conceito e as suas aplicações no ensino médio
Autor(es): Barbosa Junior, José Hélio
Data do documento: 11-Abr-2013
Orientador: Araujo, Kalasas Vasconcelos de
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo apresentar aos alunos do ensino básico uma poderosa ferramenta na resolução de problemas aritméticos, que é a Congruência modular. Para tanto, iniciamos nosso estudo abordando conceitos básicos da teoria dos números: divisibilidade, divisão euclidiana, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum, análise de restos, culminando com a congruência modular e algumas de suas aplicações: Teorema Chinês dos restos e Partilha de senhas.
Abstract: The purpose of this dissertation is to present to the students of basic education a powerful tool in the resolution of Arithmetic such as Modular Congruence. We initiate our study by approaching the main basics concepts of Number Theory: Divisibility, Eucledian Division, Greatest Common Divisor, Remainder modular arytmetics, culminating with Modular Congruence and its applications: Chinese Remainder Theorem and Intergers.
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Ensino médio
Números naturais
Aritmética
Geometria euclidiana
Congruências e restos
Congruências modulares
Divisibilidade
Divisor
Restos
Aritmética modular
Partilha de senhas
Arithmetic
Congruences and residues
Mathematics
Numbers, Natural
Divisor
Remainders
Modular Arytmetics
Intergers
área CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Mestrado Profissional em Matemática
Citação: Barbosa Junior, José Hélio. Congruências modulares : construindo um conceito e as suas aplicações no ensino médio. 2013. 51 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6502
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