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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Felipe Guilherme-
dc.contributor.authorSantos Júnior, Robério Satyro dos-
dc.contributor.authorSantos Júnior, Arnaldo dos-
dc.date.accessioned2018-05-12T00:23:58Z-
dc.date.available2018-05-12T00:23:58Z-
dc.date.issued2014-02-
dc.identifier.citationMELO, F. G.; SANTOS JÚNIOR, R. S. dos; SANTOS JÚNIOR, A. dos. Práticas pedagógicas e avaliação do processo de ensino-aprendizagem: o papel dos programas de apoio acadêmico e das tecnologias educacionais. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE SERGIPE, 6., 2014, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: DEPRO/UFS, 2014, p. 265-274. Disponível em: <http://simprod.ufs.br/pagina/17273>. Acesso em: 11 maio 2018.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7822-431-8-
dc.identifier.issn2447-0635-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8109-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherDepartamento de Engenharia de Produção - Universidade Federal de Sergipept_BR
dc.relation.ispartofAnais do VI Simprodpt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMonitoriapor
dc.subjectTecnologias educacionaispor
dc.subjectEngenhariapor
dc.titlePráticas pedagógicas e avaliação do processo de ensino-aprendizagem: o papel dos programas de apoio acadêmico e das tecnologias educacionaispt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editorpt_BR
dc.description.resumoO crescente desenvolvimento das tecnologias educacionais direciona o surgimento de novas tendências e propostas pedagógicas. Nessa visão, considerando que há 28 anos o setor público brasileiro vem desenvolvendo iniciativas no que concerne ao estímulo quanto à utilização dessas ferramentas no âmbito educacional, percebe-se a necessidade de criar estratégias coerentes e plausíveis para colocar em prática uma educação atenta às necessidades intrínsecas aos cidadãos do século XXI. Igualmente, os programas de apoio universitário são fortes aliados à reformulação dos sistemas educacionais, tendo em vista que os mesmos aprimoram os cursos de graduação à medida que buscam auxiliar o desempenho acadêmico da comunidade discente, contribuindo para atenuar problemas inerentes ao ensino superior, como as altas taxas de retenção e evasão. Nessa perspectiva, este trabalho visa elucidar a importância do Programa Institucional de Monitorias e da utilização de tecnologias educacionais aplicados às metodologias de ensino dos cursos de engenharia. Para tal, apresentam-se algumas experiências educacionais vivenciadas durante a monitoria da disciplina cálculo numérico, nos cursos de engenharia da Universidade Federal de Alagoas, Campus do Sertão. A partir disso, percebe-se que as tecnologias didáticas, atreladas aos programas de apoio universitário, contribuem de forma significativa com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos; além de cooperar com a formação de profissionais conscientes quanto ao uso desses instrumentos, bem como o papel dos mesmos na sociedade atual.pt_BR
dc.publisher.initialsDEPRO/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Anais do VI SIMPROD (2014)

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