Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8109
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Práticas pedagógicas e avaliação do processo de ensino-aprendizagem: o papel dos programas de apoio acadêmico e das tecnologias educacionais
Autor : Melo, Felipe Guilherme
Santos Júnior, Robério Satyro dos
Santos Júnior, Arnaldo dos
Fecha de publicación : feb-2014
Resumen: O crescente desenvolvimento das tecnologias educacionais direciona o surgimento de novas tendências e propostas pedagógicas. Nessa visão, considerando que há 28 anos o setor público brasileiro vem desenvolvendo iniciativas no que concerne ao estímulo quanto à utilização dessas ferramentas no âmbito educacional, percebe-se a necessidade de criar estratégias coerentes e plausíveis para colocar em prática uma educação atenta às necessidades intrínsecas aos cidadãos do século XXI. Igualmente, os programas de apoio universitário são fortes aliados à reformulação dos sistemas educacionais, tendo em vista que os mesmos aprimoram os cursos de graduação à medida que buscam auxiliar o desempenho acadêmico da comunidade discente, contribuindo para atenuar problemas inerentes ao ensino superior, como as altas taxas de retenção e evasão. Nessa perspectiva, este trabalho visa elucidar a importância do Programa Institucional de Monitorias e da utilização de tecnologias educacionais aplicados às metodologias de ensino dos cursos de engenharia. Para tal, apresentam-se algumas experiências educacionais vivenciadas durante a monitoria da disciplina cálculo numérico, nos cursos de engenharia da Universidade Federal de Alagoas, Campus do Sertão. A partir disso, percebe-se que as tecnologias didáticas, atreladas aos programas de apoio universitário, contribuem de forma significativa com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos; além de cooperar com a formação de profissionais conscientes quanto ao uso desses instrumentos, bem como o papel dos mesmos na sociedade atual.
Palabras clave : Educação
Monitoria
Tecnologias educacionais
Engenharia
ISSN : 2447-0635
Es parte de: Anais do VI Simprod
Idioma : por
Institución / Editorial : Departamento de Engenharia de Produção - Universidade Federal de Sergipe
Institución: DEPRO/UFS
Citación : MELO, F. G.; SANTOS JÚNIOR, R. S. dos; SANTOS JÚNIOR, A. dos. Práticas pedagógicas e avaliação do processo de ensino-aprendizagem: o papel dos programas de apoio acadêmico e das tecnologias educacionais. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE SERGIPE, 6., 2014, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: DEPRO/UFS, 2014, p. 265-274. Disponível em: <http://simprod.ufs.br/pagina/17273>. Acesso em: 11 maio 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8109
Aparece en las colecciones: Anais do VI SIMPROD (2014)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PraticasPedagogicasAvaliacao.pdf543,52 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.