Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8640
Document Type: Artigo
Title: O bioma caatinga em livros didáticos de ciências nas escolas públicas do alto sertão sergipano
Authors: Matos, Elaine Cristine do Amarante
Landim, Myrna Friederichs
Issue Date: Nov-2014
Resumo : Os livros didáticos são ferramentas fundamentais no processo de ensino-aprendizagem na educação básica, sendo, portanto, importantes na construção de significados de crianças em idade escolar. Particularmente no ensino de ciências é importante que os conteúdos abordados nesses livros dialoguem com a realidade local, pois trata-se do meio em que vivem e interagem. Por este motivo, este trabalho investigou como os livros didáticos mais adotados por escolas públicas da rede estadual de Sergipe, localizadas na região semiárida do estado, retratam o bioma Caatinga, no qual estão inseridas. Observou-se que os livros didáticos analisados apresentavam informações erradas e desatualizadas, as quais destoavam das pesquisas científicas atuais, ressaltando a necessidade de atualização dos livros didáticos para subsidiar uma prática docente mais adequada e contextualizada.
Abstract: Textbooks are fundamental tools in the teaching-learning process in basic education, and are therefore important in the construction of meanings by schoolchildren. Particularly in science education it is important that the content covered in these books hold discussions with the local reality. Therefore, this study investigated how the textbooks adopted by most schools of the state educational system of Sergipe located in the semiarid region of the state, depict the Caatinga biome in which they are situated. It was observed that the textbooks analyzed had erroneous and outdated information, which clashed with the current scientific research, emphasizing the need to update these textbooks in order to subsidize a more suitable and context related educational approach.
Keywords: Caatinga
Livro didático
Conhecimento científico
Ensino de ciências
Textbook
Scientific knowledge
ISSN: 1982-5153
Is part of: Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
Language: por
Publisher / Institution : Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC
Citation: MATOS, E. C. do A.; LANDIM, M. F. O bioma caatinga em livros didáticos de ciências nas escolas públicas do alto sertão sergipano. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 7, n. 2, p.137-154, nov. 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38219>. Acesso em: 18 jul. 2018.
License: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8640
Appears in Collections:DBI - Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BiomaCaatingaLivrosDidaticos.pdf273,03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.