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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8810
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | Educação ambiental e preservação das tartarugas marinhas em Sergipe : o centro de visitante do Tamar como uma ferramenta para a sensibilização socioambiental |
Autor : | Santos, Jaqueline Ferreira dos |
Fecha de publicación : | 29-may-2017 |
Director(a): | Araújo, Maria Inez Oliveira |
Resumen: | O presente estudo pretende identificar de que maneira a Educação Ambiental (EA) pode contribuir para a sensibilização sobre as tartarugas marinhas de alunos(as) da Rede Municipal de Aracaju visitantes do TAMAR – Oceanário de Aracaju. Nessa perspectiva, a EA, é concebida como uma importante ferramenta de sensibilização socioambiental, capaz de promover mudanças de valores e atitudes na construção de uma sociedade sustentável. A responsabilidade por uma sociedade equilibrada é de todos, seja no âmbito da educação formal ou não-formal. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e quantitativa, de abordagem exploratória, capaz de conhecer e definir o objeto de estudo. A primeira etapa desta pesquisa constituiu-se em um breve levantamento diagnóstico sobre as escolas e alunos(as) visitantes do Oceanário buscando selecioná-los(as) para participar da pesquisa, ou seja, trata-se de uma amostra intencional, pois abrange um pequeno número de pessoas que são escolhidas intencionalmente em função de sua relevância. Em seguida, a segunda etapa foi de aplicação dos questionários aos(às) alunos(as) das escolas selecionadas, sendo estas Ensino Fundamental do Município de Aracaju. Dessa forma, os dados foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva (ATD) pois esta fornece uma análise mais crítica e ampla do tema pesquisado. Buscamos discutir sobre as contribuições da EA para a preservação das tartarugas marinhas, além de avaliar a percepção dos alunos sobre a importância desses animais. Dito isso, trazemos reflexões sobre sugestões de práticas socioambientais que podem ser realizadas no Oceanário, a fim de tornar efetiva sua prática. Ressaltamos, também, a necessidade de realizar projetos sobre EA nas escolas, em parceria com o projeto TAMAR – Oceanário de Aracaju, pois foi observado que os(as) discentes apresentam uma visão restrita sobre a importância de preservar as tartarugas. Diante disso, acreditamos que somente uma visita ao Oceanário não é o suficiente para despertar essa percepção nos(as) alunos(as). O que reforça a ideia de que o trabalho de EA precisar ser contínuo e permanente, para, assim, atingir os resultados desejados. Palavras-chave: |
Palabras clave : | Biologia Ensino de biologia Percepção socioambiental Tartarugas marinhas Educação ambiental Meio ambiente Projeto Tamar Tartarugas |
Área CNPQ: | CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial |
Citación : | SANTOS, Jaqueline Ferreira dos. Educação ambiental e preservação das tartarugas marinhas em Sergipe : o centro de visitante do Tamar como uma ferramenta para a sensibilização socioambiental. São Cristóvão - SE, 2017. Monografia (Licenciatura em Biologia) - Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017. |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8810 |
Aparece en las colecciones: | Biologia |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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