Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9703
Document Type: Anais completos de Eventos
Title: VIII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 14 - Tecnologia, mídias e educação
Other Titles: • Adilson Gomes dos Santos - O impacto das redes sociais digitais na formação da identidade étnico-racial brasileira
• Aleislie Emmanuelle de Melo Oliveira - Letramento digital: a tecnologia rompendo as barreiras na educação
• Aline Gardênia Matos Reis - Inclusão digital: uma ferramenta importante para o aprendizado do aluno
• Alvani Bomfim de Sousa Junior - Relato de experiências com o uso das tics no ensino superior
• Ana Carolina Rosa da Silva - “Desafio sms”: a utilização da tecnologia móvel como auxiliar em aulas de ciências
• Ana Cristina de Mendonça Santos - O Faceboock e o PIBID no campus XI: contribuições das redes sociais para a formação docente
• Ana Cristina de Mendonça Santos - Trajetórias de formação EAD: reflexões sobre a experiência formativa na plataforma moodle pela UNEB campus XI
• Anderson de Araujo Reis - As TICs como recursos complementares de ensino: a formação de professores frente às novas tecnologias
• Andre Luis Canuto Duarte Melo - A utilização das tecnologias da informação e da comunicação pelos estudantes do segundo grau das escolas sergipanas: um survey entre os alunos do ensino médio público e particular
• Andressa Araújo de Almeida - O uso do software Geogebra como ferramenta auxiliar no ensino da geometria utilizado por professores das séries finais do ensino fundamental
• Angélica Suelle França de Andrade Monteiro - A utilização das tecnologias de informações e comunicação para a construção de um pensamento complexo
• Anny Thais de Menezes Santos - Uma proposta de atividade complementar através do aplicativo Whatsapp: uma experiencia PIBID
• Antônio Vinícius Menezes Medeiros - Jogos eletrônicos educativos e ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais
• Artemis Barreto de Carvalho - O uso das TIC na educação: desafios e perspectivas para o professor
• Caio Mário Guimarães Alcântara - Indicadores de avaliação de uso das TIC na prática docente na visão dos professores
• Caio Mário Guimarães Alcântara - Educação e comunicação: relações de convergência e significância a partir do modelo de educação a distância
• Clésia Maria Hora Santana - O potencial das TIC na educação
• Clésia Maria Hora Santana - A presença das TIC nos cursos de formação de professores
• Cristiane Teixeira Machado - A importância da tutoria na EAD: percepções dos tutores do curso de história licenciatura da Universidade Federal de Sergipe
• Daniela Santos Silva - A avaliação da aprendizagem na EAD: dispositivos e interfaces para a prática avaliativa
• Daniella de Jesus Lima - Expansão do romance capitães da areia utilizando elementos da transmídia: trabalhando as habilidades de leitura, compreensão e escrita
• Eduardo Rangel Ingrassia - Cenários digitais na formação de professores para ead: da apropriação a interação
• Elaine dos Reis Soeira - A apropriação dos aspectos teórico-metodológicos da aprendizagem colaborativa por professores-tutores
• Elissandra Silva Santos - Construção de conhecimento e a relação com o saber no ensino online: primeiras aproximações
• Ellen dos Santos Oliveira - A interdisciplinaridade na inserção da informática na educação
• Emanuela Melo de Oliveira - Reflexões sobre a inserção dos recursos tecnológicos como suporte didático para a prática docente
• Emerson dos Santos Nascimento - O estado da arte da pesquisa nas TICs: uma análise de dissertações e teses brasileiras produzidas no período de 2004 a 2013
• Ericarla de Jesus Souza - Uso do software Modellus na física: algumas considerações com base no estudo das produções acadêmicas
• Flávia Márcia Oliveira - Tecnologias de informação e comunicação para abordagem da biossegurança no ensino médio regular
• Francielen Barbosa Océa - A análise do livro didático “síntesis – curso de lengua española” em relação ao letramento digital
• Gersivalda Mendonça da Mota - Uso da tecnologia como suporte e apoio a aprendizagem cognitiva
• Gisela Reis de Gois - O ensino das habilidades comunicativas e o uso das redes sociais Facebook e blog no projeto pibix “a aula de inglês para iniciantes” (UFS)
• Gisela Reis de Gois - Facebook e ensino de inglês: uso de mídia web 2.0 para incentivo à aprendizagem no projeto pibix "a aula de inglês para iniciantes"
• Gisele Lemos Shaw - Aprendendo sobre o sistema endócrino humano: superação de obstáculos epistemológicos por meio do game Code Fred
• Givaneide Santos de Jesus - O uso das TIC’s na educação e a importância das redes sociais no ensino de espanhol
• Igor dos Santos Lima - O uso de mídias digitais como metodologia de ensino em uma escola do interior do Piauí
• Isabel Santana Santos - Estágio: o que pensam os graduandos do curso de licenciatura em história
• Ivonaldo Pereira de Lima - A utilização dos gêneros digitais como ferramenta de desenvolvimento da leitura e escrita
• Ivonaldo Pereira de Lima - Reflexões sobre as possibilidades e limites da prática docente da Escola Estadual Almeida Cavalcanti frente às tecnologias de forma educativa
• Izabel Silva Souza D Ambrosio - As novas tecnologias e o ensino da língua inglesa: por uma escrita mais significativa
• Janilson Lopes de Lima - O ensino e as novas tecnologias da informação e comunicação: a percepção discente do uso das tecnologias e do software P3D
• Joao Marciano de Sousa Neto - As tecnologias da informação e comunicação (TIC) e a gestão do conhecimento no contexto dos colegiados escolares na Bahia
• Joice Lima Santana - Boatos virtuais: a incidência do cyberbullying
• José Américo Santos Menezes - A infância e o brincar na era da cibercultura
• José Douglas Alves dos Santos - Pesquisando a história do Brasil no cinema: os principais períodos históricos evidenciados
• Júlio Oliveira da Silva - O ensino a distância e a importância do uso das TIC´s na elaboração de material didático no curso de espanhol básico a distância da UFS
• Kalyne Andrade Ribeiro - Educação a distância x educação presencial: aproximações
• Karine Melo Sales - Tecnologia e educação: desafios e possibilidades no espaço escolar
• Laíde Lopes Almeida - Desafios e incentivos aos professores (as) para o uso das tecnologias nas escolas municipais de Tanque Velho São Braz no interior do Piauí
• Leide Cleres Magalhães Almeida - A inserção da tecnologia na educação: uma reflexão dos pontos positivos e negativos
• Ludmylla Ribeiro dos Santos - Concepções dos alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas da UESPI sobre o uso das TIC no sua práxis acadêmica e profissional
• Luiz Rafael Santos Andrade - Perspectivas da temática educação e comunicação: um estudo do DT6 – GP educação e comunicação da Intercom (2003 – 2013)
• Luiz Sérgio Gomes de Sá - Ensino superior a distância: desafios do tutor frente às novas tecnologias
• Marcelo Prudente Silva - Museu vivo e interativo: uma proposta de multímídia para o Museu Afro-Brasileiro de Sergipe
• Maria de Fátima Vieira Lima Ferreira - Tecnologias e educação: uso dos jogos digitais no ensino de matemática
• Maria Lidiane Araújo Silva - A utilização do Facebook nas aulas de E/LE através do Pibid
• Maria Regineide de Araújo - Uso dos recursos tecnológicos no ensino do curso de enfermagem na faculdade Cesmac do Sertão – Palmeira dos Indios – AL
• Marília Gabriele Melo Dos Santos - A gestão das tecnologias de informação e comunicação no espaço escolar
• Marineide de Vasconcelos Almeida - O filme como recurso metodológico nas aulas de história do 8º e 9º anos da Escola Municipal Prof. Roberto Santos
• Maristela do Nascimento Andrade - Educação à distância e as tecnologias: da carta ao uso da fibra ótica
• Mayanna de Jesus Silva - Rádio escola como estratégia de educação nutricional em adolescentes no Instituto Federal de Educação do Maranhão – campus São Luís Maracanã
• Meilane Áquila Oliveira Brito - O uso das tic’s no cotidiano escolar como auxílio no processo de ensino-aprendizagem
• Meire Ferreira da Silva - Leitura textual e virtual e seus (des)encanto
• Monique Alves de Alcantara - Compreensão leitora no ensino de e/la mediada pelo Google docs: uma proposta de atividade pelo pibid
• Nivea Fraga Rocha - Núcleo de tecnologia educacional como fomentador de inclusão midiática na formação de professores
• Patricia Batista dos Santos - Da escrita linear para a inteligência coletiva contribuições da cultura digital para a EAD
• Rafael Macêdo Moraes - A importância de jogos educativos para conscientização e manutenção da saúde: análise sobre a prevenção contra o mosquito da dengue
• Rayane Cardoso Santos - O uso de recursos tecnológicos no ensino de ciências numa perspectiva investigativa
• Ricardo Dantas Soares - Jogos eletrônicos e o dilema da leitura sob a ótica do letramento
• Rosangela Patrícia de Sousa Moreira - A percepção da tecnologia na educação: um breve diálogo a partir de impressões no IFBA / Campus Valença
• Rosemeire Marcedo Costa - Reflexão sobre avaliação da aprendizagem: a importância do curso online para formação continuada docente
• Rosemeire Marcedo Costa - Avaliação da aprendizagem: a importância de cursos online para formação de professores, no Centro de Educação Superior a Distância - CESAD
• Simone Miranda Chaves - A socialização do conhecimento através do ambiente virtual de aprendizagem e do Facebook – um relato de experiência
• Talita de Azevedo Déda - Os advergames e a proposta narrativa para jogos educativos: um estudo de caso sobre o jogo hydros
• Tânia Maria Hetkowski - Educação científica na Escola Municipal Robertinho: explorando os potenciais do projeto “a rádio da escola na escola da rádio”
• Tarsis De Carvalho Santos - Geotec e Redepub: uma rede em movimento entre escolas da rede pública e a universidade
• Tatiane da Silva Santos - Contribuições do Pibid no processo de ensino-aprendizagem e na formação de docentes: uma experiência em Aracaju, SE
• Telma Dias Silva dos Anjos - A disciplina metodologia científica e tecnológica da produção: maximização dos espaços de aprendizagem através do ambiente on-line (moodle)
• Valéria Jane Siqueira Loureiro - O ato de ler e o ensino de língua adicional pela plataforma moodle
• Valéria Maria Santana Oliveira - “História ambiental”: o uso do recurso audiovisual na ead
• Vera Maria Tindó Freire Ribeiro - Des-formatando formadores: uma experiência de oficina de criatividade para professores conteudistas em ensino a distancia
• Waleska da Graça Santos - Os gêneros digitais: por uma proposta de ensino que exceda o caráter instrumental da LE nas aulas de língua inglesa
• Welisângela Oliveira da Costa - O uso das NTICS no processo de ensino-aprendizagem do espanhol como língua adicional
Issue Date: Sep-2014
Keywords: Educação
Tecnologia
Tecnologia educacional
Mídia
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do VIII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citation: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 8., 2014, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2014. Disponível em: <http://educonse.com.br/viiicoloquio/publicacao_eixos.asp>. Acesso em: 12 nov. 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9703
Appears in Collections:Anais 2014 - VIII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1.pdfO impacto das redes sociais digitais na formação da identidade étnico-racial brasileira307,27 kBAdobe PDFView/Open
2.pdfLetramento digital: a tecnologia rompendo as barreiras na educação229,55 kBAdobe PDFView/Open
3.pdfInclusão digital: uma ferramenta importante para o aprendizado do aluno217,28 kBAdobe PDFView/Open
4.pdfRelato de experiências com o uso das tics no ensino superior257,27 kBAdobe PDFView/Open
5.pdf“Desafio sms”: a utilização da tecnologia móvel como auxiliar em aulas de ciências295,02 kBAdobe PDFView/Open
6.pdfO Faceboock e o PIBID no campus XI: contribuições das redes sociais para a formação docente261,99 kBAdobe PDFView/Open
7.pdfTrajetórias de formação EAD: reflexões sobre a experiência formativa na plataforma moodle pela UNEB campus XI273,64 kBAdobe PDFView/Open
8.pdfAs TICs como recursos complementares de ensino: a formação de professores frente às novas tecnologias275,29 kBAdobe PDFView/Open
9.pdfA utilização das tecnologias da informação e da comunicação pelos estudantes do segundo grau das escolas sergipanas: um survey entre os alunos do ensino médio público e particular255,03 kBAdobe PDFView/Open
10.pdfO uso do software Geogebra como ferramenta auxiliar no ensino da geometria utilizado por professores das séries finais do ensino fundamental263,16 kBAdobe PDFView/Open
11.pdfA utilização das tecnologias de informações e comunicação para a construção de um pensamento complexo296,83 kBAdobe PDFView/Open
12.pdfUma proposta de atividade complementar através do aplicativo Whatsapp: uma experiencia PIBID228,37 kBAdobe PDFView/Open
13.pdfJogos eletrônicos educativos e ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais301,99 kBAdobe PDFView/Open
14.pdfO uso das TIC na educação: desafios e perspectivas para o professor307,81 kBAdobe PDFView/Open
15.pdfIndicadores de avaliação de uso das TIC na prática docente na visão dos professores359,44 kBAdobe PDFView/Open
16.pdfEducação e comunicação: relações de convergência e significância a partir do modelo de educação a distância230,67 kBAdobe PDFView/Open
17.pdfO potencial das TIC na educação321,9 kBAdobe PDFView/Open
18.pdfA presença das TIC nos cursos de formação de professores253,94 kBAdobe PDFView/Open
19.pdfA importância da tutoria na EAD: percepções dos tutores do curso de história licenciatura da Universidade Federal de Sergipe283,6 kBAdobe PDFView/Open
20.pdfA avaliação da aprendizagem na EAD: dispositivos e interfaces para a prática avaliativa273,06 kBAdobe PDFView/Open
21.pdfExpansão do romance capitães da areia utilizando elementos da transmídia: trabalhando as habilidades de leitura, compreensão e escrita286,56 kBAdobe PDFView/Open
22.pdfCenários digitais na formação de professores para ead: da apropriação a interação289,44 kBAdobe PDFView/Open
23.pdfA apropriação dos aspectos teórico-metodológicos da aprendizagem colaborativa por professores-tutores312,52 kBAdobe PDFView/Open
24.pdfConstrução de conhecimento e a relação com o saber no ensino online: primeiras aproximações274,35 kBAdobe PDFView/Open
25.pdfA interdisciplinaridade na inserção da informática na educação235,55 kBAdobe PDFView/Open
26.pdfReflexões sobre a inserção dos recursos tecnológicos como suporte didático para a prática docente238,25 kBAdobe PDFView/Open
27.pdfO estado da arte da pesquisa nas TICs: uma análise de dissertações e teses brasileiras produzidas no período de 2004 a 2013368,67 kBAdobe PDFView/Open
28.pdfUso do software Modellus na física: algumas considerações com base no estudo das produções acadêmicas306,66 kBAdobe PDFView/Open
29.pdfTecnologias de informação e comunicação para abordagem da biossegurança no ensino médio regular254,75 kBAdobe PDFView/Open
30.pdfA análise do livro didático “síntesis – curso de lengua española” em relação ao letramento digital238,49 kBAdobe PDFView/Open
31.pdfUso da tecnologia como suporte e apoio a aprendizagem cognitiva287,11 kBAdobe PDFView/Open
32.pdfO ensino das habilidades comunicativas e o uso das redes sociais Facebook e blog no projeto pibix “a aula de inglês para iniciantes” (UFS)259,23 kBAdobe PDFView/Open
33.pdfFacebook e ensino de inglês: uso de mídia web 2.0 para incentivo à aprendizagem no projeto pibix "a aula de inglês para iniciantes"233,68 kBAdobe PDFView/Open
34.pdfAprendendo sobre o sistema endócrino humano: superação de obstáculos epistemológicos por meio do game Code Fred327,55 kBAdobe PDFView/Open
35.pdfO uso das TIC’s na educação e a importância das redes sociais no ensino de espanhol248,72 kBAdobe PDFView/Open
36.pdfO uso de mídias digitais como metodologia de ensino em uma escola do interior do Piauí298,3 kBAdobe PDFView/Open
37.pdfEstágio: o que pensam os graduandos do curso de licenciatura em história283,15 kBAdobe PDFView/Open
38.pdfA utilização dos gêneros digitais como ferramenta de desenvolvimento da leitura e escrita309,14 kBAdobe PDFView/Open
39.pdfReflexões sobre as possibilidades e limites da prática docente da Escola Estadual Almeida Cavalcanti frente às tecnologias de forma educativa251,3 kBAdobe PDFView/Open
40.pdfAs novas tecnologias e o ensino da língua inglesa: por uma escrita mais significativa244,29 kBAdobe PDFView/Open
41.pdfO ensino e as novas tecnologias da informação e comunicação: a percepção discente do uso das tecnologias e do software P3D279,57 kBAdobe PDFView/Open
42,.pdfAs tecnologias da informação e comunicação (TIC) e a gestão do conhecimento no contexto dos colegiados escolares na Bahia296,75 kBAdobe PDFView/Open
43.pdfBoatos virtuais: a incidência do cyberbullying228,95 kBAdobe PDFView/Open
44.pdfA infância e o brincar na era da cibercultura278,23 kBAdobe PDFView/Open
45.pdfPesquisando a história do Brasil no cinema: os principais períodos históricos evidenciados331,14 kBAdobe PDFView/Open
46.pdfO ensino a distância e a importância do uso das TIC´s na elaboração de material didático no curso de espanhol básico a distância da UFS233,97 kBAdobe PDFView/Open
47.pdfEducação a distância x educação presencial: aproximações270,84 kBAdobe PDFView/Open
48.pdfTecnologia e educação: desafios e possibilidades no espaço escolar242,63 kBAdobe PDFView/Open
49.pdfDesafios e incentivos aos professores (as) para o uso das tecnologias nas escolas municipais de Tanque Velho São Braz no interior do Piauí219,89 kBAdobe PDFView/Open
50.pdfA inserção da tecnologia na educação: uma reflexão dos pontos positivos e negativos250,28 kBAdobe PDFView/Open
51.pdfConcepções dos alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas da UESPI sobre o uso das TIC no sua práxis acadêmica e profissional279,7 kBAdobe PDFView/Open
52.pdfPerspectivas da temática educação e comunicação: um estudo do DT6 – GP educação e comunicação da Intercom (2003 – 2013)390,78 kBAdobe PDFView/Open
53.pdfEnsino superior a distância: desafios do tutor frente às novas tecnologias231,67 kBAdobe PDFView/Open
54.pdfMuseu vivo e interativo: uma proposta de multímídia para o Museu Afro-Brasileiro de Sergipe252,9 kBAdobe PDFView/Open
55.pdfTecnologias e educação: uso dos jogos digitais no ensino de matemática220,96 kBAdobe PDFView/Open
56.pdfA utilização do Facebook nas aulas de E/LE através do Pibid229,89 kBAdobe PDFView/Open
57.pdfUso dos recursos tecnológicos no ensino do curso de enfermagem na faculdade Cesmac do Sertão – Palmeira dos Indios – AL273,94 kBAdobe PDFView/Open
58.pdfA gestão das tecnologias de informação e comunicação no espaço escolar364,83 kBAdobe PDFView/Open
59.pdfO filme como recurso metodológico nas aulas de história do 8º e 9º anos da Escola Municipal Prof. Roberto Santos270,22 kBAdobe PDFView/Open
60.pdfEducação à distância e as tecnologias: da carta ao uso da fibra ótica251,39 kBAdobe PDFView/Open
61.pdfRádio escola como estratégia de educação nutricional em adolescentes no Instituto Federal de Educação do Maranhão – campus São Luís Maracanã290,02 kBAdobe PDFView/Open
62.pdfO uso das tic’s no cotidiano escolar como auxílio no processo de ensino-aprendizagem261,58 kBAdobe PDFView/Open
63.pdfLeitura textual e virtual e seus (des)encanto252,6 kBAdobe PDFView/Open
64.pdfCompreensão leitora no ensino de e/la mediada pelo Google docs: uma proposta de atividade pelo pibid257,3 kBAdobe PDFView/Open
65.pdfNúcleo de tecnologia educacional como fomentador de inclusão midiática na formação de professores346,52 kBAdobe PDFView/Open
66.pdfDa escrita linear para a inteligência coletiva contribuições da cultura digital para a EAD228,46 kBAdobe PDFView/Open
67.pdfA importância de jogos educativos para conscientização e manutenção da saúde: análise sobre a prevenção contra o mosquito da dengue319,11 kBAdobe PDFView/Open
68.pdfO uso de recursos tecnológicos no ensino de ciências numa perspectiva investigativa259,97 kBAdobe PDFView/Open
69.pdfJogos eletrônicos e o dilema da leitura sob a ótica do letramento300,31 kBAdobe PDFView/Open
70.pdfA percepção da tecnologia na educação: um breve diálogo a partir de impressões no IFBA / Campus Valença232,49 kBAdobe PDFView/Open
71.pdfReflexão sobre avaliação da aprendizagem: a importância do curso online para formação continuada docente226,88 kBAdobe PDFView/Open
72.pdfAvaliação da aprendizagem: a importância de cursos online para formação de professores, no Centro de Educação Superior a Distância - CESAD253,03 kBAdobe PDFView/Open
73.pdfA socialização do conhecimento através do ambiente virtual de aprendizagem e do Facebook – um relato de experiência294,98 kBAdobe PDFView/Open
74.pdfOs advergames e a proposta narrativa para jogos educativos: um estudo de caso sobre o jogo hydros273,25 kBAdobe PDFView/Open
76.pdfGeotec e Redepub: uma rede em movimento entre escolas da rede pública e a universidade262,07 kBAdobe PDFView/Open
77.pdfContribuições do Pibid no processo de ensino-aprendizagem e na formação de docentes: uma experiência em Aracaju, SE294,94 kBAdobe PDFView/Open
78.pdfA disciplina metodologia científica e tecnológica da produção: maximização dos espaços de aprendizagem através do ambiente on-line (moodle)271,04 kBAdobe PDFView/Open
79.pdfO ato de ler e o ensino de língua adicional pela plataforma moodle305,49 kBAdobe PDFView/Open
80.pdf“História ambiental”: o uso do recurso audiovisual na ead230,39 kBAdobe PDFView/Open
81.pdfDes-formatando formadores: uma experiência de oficina de criatividade para professores conteudistas em ensino a distância293,91 kBAdobe PDFView/Open
82.pdfOs gêneros digitais: por uma proposta de ensino que exceda o caráter instrumental da LE nas aulas de língua inglesa235,76 kBAdobe PDFView/Open
83.pdfO uso das NTICS no processo de ensino-aprendizagem do espanhol como língua adicional302,52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.