Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9718
Document Type: Anais completos de Eventos
Title: VII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 20 - Educação e ensino de matemática, ciências exatas e ciências da natureza
Other Titles: • Aleilson da Silva Rodrigues - A pesquisa-ação como metodologia formativa dos bolsistas do PIBID/ ciências biológicas da UNEAL - Campus II
• Alexsandra Oliveira dos Santos - A experimentação e o jogo didático no ensino de ligação química: uma abordagem eclética
• Alexsandro Alberto da Silva - A superação do flogístico: uma aventura de RPG
• Aline Alves Costa - Um apanhado teórico sobre conhecimento científico e ciência
• Aline da Paixão Oliveira - O uso do ábaco no ensino das operações com números inteiros
• Aline de Oliveira Santos - As atividades experimentais [q1] em química e a construção da cidadania ativa: uma abordagem a partir de CTSA
• Almir Barbosa dos Santos - A libras em uma perspectiva bilíngue: uma interação social além dos muros escolares
• Ana Bárbara de Andrade - Repensando às atribuições dos professores de ciências e biologia
• Ana Paula Oliveira Souza - Construindo estratégias para educação ambiental: “e o lixo vai ganhando forma”
• Andre Luiz Barbosa da Silva - Química: na visão de alunos do primeiro ano do ensino médio
• Andrea Maria dos Santos Matos - Prova Brasil: entre os resultados e as escalas de proficiência em matemática nas escolas da rede municipal de educação de Aracaju
• Rosilaine Gomes de Santana Costa - Mapas conceituais como ferramenta de avaliação da aprendizagem: algumas considerações no ensino de física
• Rubens Filipe de Arruda Amorim Oliveira - O ensino de gráficos e funções: relatos de uma experiência prática interdisciplinar num curso de educação física
• Sanderlan Oliveira dos Santos - Incentivando o estudo do teorema de pitágoras
• Sandra Arnaldo de Amorim Lima - AEE - Atendimento educacional especializado para alunos surdos: um direito a ser garantido
• Simone Silva da Fonseca - Uma reflexão do conteúdo de análise combinatória em livros didáticos do ensino médio
• Tamires Rafaely Barbosa dos Santos - Potênciadama: a potência aplicada através do jogo de dama
• Tatiana Maria dos Santos Dias - O ensino de física nas séries iniciais da educação básica: um estudo de caso acerca do tema energia em uma turma do 5º ano do ensino fundamental
• Tatiane Santos Silva - Tendências de pesquisa no ensino de ciências quanto à utilização de recursos didáticos para alunos com deficiência visual
• Telma Dias Silva Dos Anjos - Produção civil Comvida: uma experiência formativa com estudantes do curso de engenharia
• Thatiana Almeida Lavigne - A contextualização no processo de ensino e aprendizagem da matemática
• Ângelo Francklin Pitanga - Plásticos de solução a problema: uma abordagem com enfoque CTS (ciência, tecnologia e sociedade)
• Thiago Batinga de Oliveira - Panorama de pesquisas em ensino de ciências pautadas na perspectiva de ensino CTS/CTSA
• Vanessa da Silva Alves - Uma proposta de ação pedagógica interdisciplinar envolvendo matemática e filosofia no ensino fundamental
• Vanessa Lima de Jesus - O uso de recursos materiais na construção de noções sobre perímetro e área do quadrado e do retângulo
• Verônica de Melo Rodrigues - Dialogando com os processos de ensino-aprendizagem para transformar o ensino de química
• Welington Ferreira Santos - A construção dos processos multiplicativos em Vergnaud: o cotidiano da sala de aula
• Wellington Alves de Araújo - Analise das publicações sobre uso do software geogebra no processo de ensino e aprendizagem de matemática
• Weverton Virgilino Oliveira - Avaliação do ensino de química: uma análise com a utilização das TICs
• Wivian de Paula Ferreira Machado Lapa - A aplicação de uma sequência didática no ensino de funções orgânicas oxigenadas
• Antonio Hamilton dos Santos - A contextualização no ensino de química através de temas geradores
• Antonio Jailson dos Santos Fonseca - Reflexões sobre a formação do professor de matemática e a utilização das tecnologias no ambiente escolar
• Bernadete Fernades de Araujo - Educação ambiental sobre o olhar dos docentes da escola estadual humberto mendes, Palmeira dos Índios-Alagoas-AL
• Bianca Caitano Brito da Silva - Filme wall-e como recurso didático para a educação ambiental em séries iniciais do ensino fundamental
• Bruna Gonçalves Leite - Utilização de práticas lúdicas no projeto de conscientização e prevenção: Xô dengue
• Bruno dos Santos Farias - Utilizando a topologia como uma aproximação entre a educação básica e o ensino superior
• Camila Lima da Costa - Concepções de professores sobre a utilização de materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem da geometria para alunos cegos
• Carla Patricia Monteiro Ribeiro - Olhares sobre a matemática na profissionalização de docentes da educação de jovens e adultos
• Carlos Alberto de Vasconcelos - Relato de experiência no ensino de biologia com enfoque CTSA
• Cláudio Barros da Rocha - Calques 3d: uma alternativa para o ensino de geometria espacial
• Clésia Maria dos Santos Lapa - A conquista da matemática e os registros dos cadernos dos alunos do 7 ano: uma análise sobre o ensino de fração e seus diferentes significados
• Clewilson Soares Sobrinho - Calculando áreas de figuras planas com o software geogebra
• Cristiane Campos Lemos - Análise do potencial de predição de desempenho de um teste sobre conteúdo químico para o ensino fundamental
• Cristiano Tenório dos Santos - Laboratório de matemática: componentes didáticos que contribuem para a aprendizagem
• Cristyano Ayres Machado - As relações do ambiente e a qualidade da água
• Dacson Azarias Silva - Uma abordagem do uso da história da matemática no livro didático a conquista da matemática no ensino fundamental
• Daiane Rodrigues Borges - Movimentos epistêmicos de uma professora em atividades investigativas de ciências
• Danielle Aparecida da Silva - O uso de recursos materiais: uma possibilidade de ensino das frações
• Danielle Gonçalves Ferreira de Oliveira - Livro didático de desenho geométrico: uma análise sobre os conteúdos triângulos e quadriláteros
• Dariela Santos Passos - Uma análise do livro didático tudo é matemática a partir dos registros mobilizados na educação algébrica no 8º ano do ensino fundamental
• Dayane dos Santos Silva - Entre linhas ambientais: análise de conteúdo em livros didáticos de biologia do município de João Pessoa-PB
• Dayane dos Santos Tindade - Curso de aprofundamento de tópicos em química: uma experiência didatica
• Débora Guimarães Cruz Santos - Pedagogia e matemática no DED/UFS: memórias documentais em busca da construção de saberes
• Edilma Nunes de Jesus - Percepção ambiental como ferramenta pedagógica para o ensino de biologia
• Edinalda Alves Rocha Pinheiro - Tangran, um recurso pedagógico diferenciado
• Edinardo Luiz de Araújo Vieira - Brinquedoteca de sucata: uma reflexão diante da reciclagem na escola
• Edinéia Tavares Lopes - A perspectiva da diversidade na formação de professores/as de ciências/Química
• Edmo Fernandes Carvalho - Utilização de midias digitais na construção do conhecimento matemático a partir da teoria das situações
• Elaine Cristine do Amarante Matos - Aula de campo de botânica sistemática no ensino superior: uma experiência na Universidade Federal de Sergipe
• Elber Ricardo Alves dos Santos - Contribuições da formação docente para a conservação de lagoas neotropicais no litoral sergipano
• Elian Sandra Alves de Araújo - O mundo da livre imaginação & o mundo científico – uma complementariedade necessária para o ensino de ciências
• Eliana Midori Sussuchi - Analogias e metáforas no ensino e aprendizagem do conceito de átomo: breve análise em livros didáticos
• Eliana Priscila Cavalcanti de Brito - Lançamento de projéteis: uma experiência de aula contextualizada no curso de educação física
• Eliane dos Santos - Espectros visíveis: uma abordagem newtoniana no ensino de química
• Eliemerson de Souza Sales - Formação de professor, diretrizes da educação brasileira para o ensino de química e avaliação: saberes essenciais à formação docente
• Elton Daniel Oliveira do Nascimento - Importância das atividades investigativas de ciências para o desenvolvimento de práticas epistêmicas pelos estudantes
• Fabiana Rodrigues da Cruz Santos - Uma breve análise de livros didáticos de ciências
• Felipe Aragão Freire - Práticas epistêmicas na construção e justificação dos saberes pelos alunos
• Florisval Santana Filho - O uso das ferramentas tecnológicas no ensino de geometria: um olhar sobre o entendimento de professores de matemática da rede municipal de Aracaju-SE
• Francisco Aureliano Vidal - Seções cônicas: uma sequência didática no ensino médio utilizando o geogebra
• Georgiane Amorim Silva - Potencialidades pedagógicas do uso da história da matemática na promoção da compreensão relacional
• Gilda Maria do Amarante Matos - Recursos didáticos para o ensino de botânica produzido na universidade federal de Sergipe
• Givanildo Batista da Silva - A contextualização e a experimentação no ensino de química: uma abordagem sobre o conteúdo soluções com enfoque CTS/CTSA
• Grayce Kelly Santos Macêdo - A visão de ensinar ciência de um grupo de futuros professores de química da universidade federal de Sergipe
• Guilherme Mendes Tomaz dos Santos - Práticas metodológicas utilizadas por professores de matemática na 1ª série do ensino médio para o ensino de funções: uma revisão de literatura nos anais do relme (2012)
• Helen Cristina Vieira Costa - O tangram como recurso metodológico no ensino de matemática: a visão do aluno de pedagogia
• Hélio Magno Nascimento dos Santos - O processo de ensino e aprendizagem de química no contexto sócio-ambiental utilizando um software educativo
• Hérica dos Santos Matos - Reflexão das teorias em didática da matemática como proposta de inovação pedagógica para o processo de ensino aprendizagem
• Ilvanete dos Santos De Souza - Reflexões iniciais sobre os programas de ensino do desenho e da geometria no ensino primário em Sergipe (1911-1935)
• Inês Girlene dos Santos Monteiro - Experimentos em sala de aula: minimizando barreiras no ensino da química
• Isabela Santos Correia Rosa - O ensino de ciências à luz da epistemologia bachelardiana e da proposta de pluralismo e da história e filosofia da ciência
• Jany Santos Souza Goulart - Explorando conceitos geométricos a partir de modelos concretos
• Jaqueline de Souza Pereira Grilo - Segredos da matemática escolar: o que revela as dúvidas dos licenciandos em matemática
• Javan Sami Araújo dos Santos - Livros didáticos para o ensino de ciências: uma apreciação sobre a abordagem de higiene/doença para os estudantes das séries iniciais
• Jones Clécio Oliveira - O ensino de geometria analítica e os registros de representação semiótica: uma análise de conteúdo dos livros didáticos adotados em dois colégios da rede estadual de Itabaiana/SE
• Josael Bruno de Souza Lima - A questão ambiental e a educação: uma reflexão necessária
• Joseane da Conceição Soares da Silva - A utilização de uma sequência didática para abordagem dos conceitos de substâncias químicas, elemento químico e misturas
• Josefa Betânia Vilela - Ensino-aprendizagem de biologia mediante aulas práticas laboratoriais com turmas de ensino médio
• Jucinete Pereira dos Santos - O ensino das operações de adição e subtração na EJA: uma análise de uma turma da escola do município de Arapiraca-AL
• Juliana Cristina Correa - Experiência em um Liceo Scientifico italiano: quais relações são estabelecidas entre jovens italianos e o saber científico?
• Juliana Kuele da Silva Santana - As percepções de um professor de matemática sobre o uso do software geogebra como uma ferramenta de ensino
• Karina Ribeiro da Silva - Jogos didáticos no ensino de ciências naturais: uma aplicação motivacional na educação de jovens e adultos
• Karly Barbosa Alvarenga - Um perfil de estudantes do ensino médio frente à matemática: o caso de um colégio da cidade de Itabaiana – Sergipe
• Larissa Dias Feitosa - Os licenciandos em física e as suas relações com o futuro profissional
• Liderlânio de Almeida Araújo - Webquest: uma ferramenta transformadora do ensino de química
• Liliane Oliveira de Brito - Caixa de pandora: uma atividade propicia a investigação científica nas séries iniciais
• Limber Patric Santos Leal - Jogos didáticos como ferramenta para o ensino de química
• Lucia fernanda C. da costa leite - O ensino da química pelo PIBID: um programa formador de seres atuantes na educação básica
• Luiz Adolfo de Mello - Experimentação no ensino de ciências e as intervenções do PIBID
• Luiz Antonio de Oliveira Menezes - A interdisciplinaridade na educação básica: situação didática envolvendo matemática e ciências
• Mailson Côrreia dos Santos - O ensino de equações diofantinas por meio dos registros de representação semiótica: uma análise em três colégios do ensino médio da rede pública estadual de Aracaju
• Marcelo Alexandre Batista dos Santos - A mandioca como tema gerador na sensibilização para a conscientização ambiental de estudantes de química do ensino médio
• Marcelo Santos Silva - O movimento da produção científica sobre a geometria com recursos computacionais: a emergência de uma nova tendência no ensino de geometria
• Márcia da Silva Lima Luna - Leitura e escrita de enunciados de problemas matemáticos
• Marcio José Fidelis Neri - Jogos matemáticos: ressignificando as aulas do ensino fundamental
• Marcos Antonio Correia Silva - A abordagem histórica no ensino de ciências e matemática: as contribuições para uma aprendizagem significativa
• Maria Adeilma Meneses - Pedagogas(os) e o desafio de aprender-ensinar matemática
• Maria José Moura de Menezes - Projeto
• Maria São Pedro Barreto Matos - Desafios e perspectivas no ensino de ciências naturais com atividades investigativas associadas à aprendizagem significativa
• Marlene Alves Dias - Relações institucionais e pessoais sobre a noção de função afim
• Mary Claudia Tavares Ribeiroi - A poluição sonora em Aracaju
• Mirleide Andrade Silva - Conhecimento científico e senso comum: uma abordagem teórica
• Patrícia Barros de Macêdo - Análise das concepções iniciais de licenciandos em biologia sobre as relações homem-ambiente-teia alimentar à luz do paradigma sistêmico
• Patrícia Matias Sena de Carvalho - O uso de blogs como ferramenta pedagógica para o ensino médio: um estudo descritivo a partir do conceito de aprendizagem significativa
• Rafael Matias de Moura - Reflexões sobre atividades não formais na disciplina introdução às ciências da vida na licenciatura em ciências da natureza
• Regiane de Jesus Lima - PIBID química - Itabaiana: um olhar inicial sobre o colégio estadual Djenal Tavares de Queiroz. Uma experiência de iniciação a docência e as necessidades formativas
• Rodrigo Baldow - Tendências pedagógicas no ensino de matemática: análise de três obras de Malba Tahan
• Rosemeire Roberta de Lima - O que os professores polivantes ensinam sobre divisão
Issue Date: Sep-2013
Keywords: Educação
Ensino de matemática
Ensino de ciências
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citation: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 7., 2013, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2013. Disponível em: <http://educonse.com.br/viicoloquio/publicacao_eixos.asp>. Acesso em: 16 nov. 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9718
Appears in Collections:Anais 2013 - VII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1.pdfA pesquisa-ação como metodologia formativa dos bolsistas do PIBID/ ciências biológicas da UNEAL - Campus II164,29 kBAdobe PDFView/Open
2.pdfA experimentação e o jogo didático no ensino de ligação química: uma abordagem eclética253,02 kBAdobe PDFView/Open
3.pdfA superação do flogístico: uma aventura de RPG257,88 kBAdobe PDFView/Open
4.pdfUm apanhado teórico sobre conhecimento científico e ciência189,57 kBAdobe PDFView/Open
5.pdfO uso do ábaco no ensino das operações com números inteiros131,43 kBAdobe PDFView/Open
6.pdfAs atividades experimentais [q1] em química e a construção da cidadania ativa: uma abordagem a partir de CTSA253,79 kBAdobe PDFView/Open
7.pdfA libras em uma perspectiva bilíngue: uma interação social além dos muros escolares201,94 kBAdobe PDFView/Open
8.pdfRepensando às atribuições dos professores de ciências e biologia205,07 kBAdobe PDFView/Open
9.pdfConstruindo estratégias para educação ambiental: “e o lixo vai ganhando forma”248,78 kBAdobe PDFView/Open
10.pdfQuímica: na visão de alunos do primeiro ano do ensino médio184,02 kBAdobe PDFView/Open
11.pdfProva Brasil: entre os resultados e as escalas de proficiência em matemática nas escolas da rede municipal de educação de Aracaju284,76 kBAdobe PDFView/Open
12.pdfPlásticos de solução a problema: uma abordagem com enfoque CTS (ciência, tecnologia e sociedade)159,02 kBAdobe PDFView/Open
13.pdfA contextualização no ensino de química através de temas geradores207,76 kBAdobe PDFView/Open
14.pdfReflexões sobre a formação do professor de matemática e a utilização das tecnologias no ambiente escolar211,65 kBAdobe PDFView/Open
15.pdfEducação ambiental sobre o olhar dos docentes da escola estadual humberto mendes, Palmeira dos Índios-Alagoas-AL176,14 kBAdobe PDFView/Open
16.pdfFilme wall-e como recurso didático para a educação ambiental em séries iniciais do ensino fundamental163,17 kBAdobe PDFView/Open
17.pdfUtilização de práticas lúdicas no projeto de conscientização e prevenção: Xô dengue182,45 kBAdobe PDFView/Open
18.pdfUtilizando a topologia como uma aproximação entre a educação básica e o ensino superior189,02 kBAdobe PDFView/Open
19.pdfConcepções de professores sobre a utilização de materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem da geometria para alunos cegos233,38 kBAdobe PDFView/Open
20.pdfOlhares sobre a matemática na profissionalização de docentes da educação de jovens e adultos229,89 kBAdobe PDFView/Open
21.pdfRelato de experiência no ensino de biologia com enfoque CTSA271,46 kBAdobe PDFView/Open
22.pdfCalques 3d: uma alternativa para o ensino de geometria espacial193,54 kBAdobe PDFView/Open
23.pdfA conquista da matemática e os registros dos cadernos dos alunos do 7 ano: uma análise sobre o ensino de fração e seus diferentes significados160,7 kBAdobe PDFView/Open
24.pdfCalculando áreas de figuras planas com o software geogebra.333,33 kBAdobe PDFView/Open
25.pdfAnálise do potencial de predição de desempenho de um teste sobre conteúdo químico para o ensino fundamental254,77 kBAdobe PDFView/Open
26.pdfLaboratório de matemática: componentes didáticos que contribuem para a aprendizagem240,81 kBAdobe PDFView/Open
27.pdfAs relações do ambiente e a qualidade da água216,95 kBAdobe PDFView/Open
28.pdfUma abordagem do uso da história da matemática no livro didático a conquista da matemática no ensino fundamental195,91 kBAdobe PDFView/Open
29.pdfMovimentos epistêmicos de uma professora em atividades investigativas de ciências343,25 kBAdobe PDFView/Open
30.pdfO uso de recursos materiais: uma possibilidade de ensino das frações191,93 kBAdobe PDFView/Open
31.pdfLivro didático de desenho geométrico: uma análise sobre os conteúdos triângulos e quadriláteros213,38 kBAdobe PDFView/Open
32.pdfUma análise do livro didático tudo é matemática a partir dos registros mobilizados na educação algébrica no 8º ano do ensino fundamental278,31 kBAdobe PDFView/Open
33.pdfEntre linhas ambientais: análise de conteúdo em livros didáticos de biologia do município de João Pessoa-PB345,36 kBAdobe PDFView/Open
34.pdfCurso de aprofundamento de tópicos em química: uma experiência didatica307,93 kBAdobe PDFView/Open
35.pdfPedagogia e matemática no DED/UFS: memórias documentais em busca da construção de saberes76,55 kBAdobe PDFView/Open
36.pdfPercepção ambiental como ferramenta pedagógica para o ensino de biologia265,1 kBAdobe PDFView/Open
37.pdfTangran, um recurso pedagógico diferenciado152,06 kBAdobe PDFView/Open
38.pdfBrinquedoteca de sucata: uma reflexão diante da reciclagem na escola179,92 kBAdobe PDFView/Open
39.pdfA perspectiva da diversidade na formação de professores/as de ciências/Química76,55 kBAdobe PDFView/Open
40.pdfUtilização de midias digitais na construção do conhecimento matemático a partir da teoria das situações268,66 kBAdobe PDFView/Open
41.pdfAula de campo de botânica sistemática no ensino superior: uma experiência na Universidade Federal de Sergipe224,46 kBAdobe PDFView/Open
42.pdfContribuições da formação docente para a conservação de lagoas neotropicais no litoral sergipano219,25 kBAdobe PDFView/Open
43.pdfO mundo da livre imaginação & o mundo científico – uma complementariedade necessária para o ensino de ciências345,99 kBAdobe PDFView/Open
44.pdfAnalogias e metáforas no ensino e aprendizagem do conceito de átomo: breve análise em livros didáticos298,5 kBAdobe PDFView/Open
45.pdfLançamento de projéteis: uma experiência de aula contextualizada no curso de educação física256,54 kBAdobe PDFView/Open
46.pdfEspectros visíveis: uma abordagem newtoniana no ensino de química189,79 kBAdobe PDFView/Open
47.pdfFormação de professor, diretrizes da educação brasileira para o ensino de química e avaliação: saberes essenciais à formação docente205,47 kBAdobe PDFView/Open
48.pdfImportância das atividades investigativas de ciências para o desenvolvimento de práticas epistêmicas pelos estudantes304,92 kBAdobe PDFView/Open
49.pdfUma breve análise de livros didáticos de ciências374,09 kBAdobe PDFView/Open
50.pdfUma breve análise de livros didáticos de ciências Práticas epistêmicas na construção e justificação dos saberes pelos alunos310,03 kBAdobe PDFView/Open
51.pdfO uso das ferramentas tecnológicas no ensino de geometria: um olhar sobre o entendimento de professores de matemática da rede municipal de Aracaju-SE294,68 kBAdobe PDFView/Open
52.pdfSeções cônicas: uma sequência didática no ensino médio utilizando o geogebra185 kBAdobe PDFView/Open
53.pdfO livro didático de química e a contextualização243,96 kBAdobe PDFView/Open
54.pdfPotencialidades pedagógicas do uso da história da matemática na promoção da compreensão relacional216,62 kBAdobe PDFView/Open
55.pdfRecursos didáticos para o ensino de botânica produzido na universidade federal de Sergipe243,01 kBAdobe PDFView/Open
56.pdfA contextualização e a experimentação no ensino de química: uma abordagem sobre o conteúdo soluções com enfoque CTS/CTSA281,95 kBAdobe PDFView/Open
57.pdfA visão de ensinar ciência de um grupo de futuros professores de química da universidade federal de Sergipe298,13 kBAdobe PDFView/Open
58.pdfPráticas metodológicas utilizadas por professores de matemática na 1ª série do ensino médio para o ensino de funções: uma revisão de literatura nos anais do relme (2012)341,22 kBAdobe PDFView/Open
59.pdfO tangram como recurso metodológico no ensino de matemática: a visão do aluno de pedagogia191,05 kBAdobe PDFView/Open
60.pdfO processo de ensino e aprendizagem de química no contexto sócio-ambiental utilizando um software educativo232,88 kBAdobe PDFView/Open
61.pdfReflexão das teorias em didática da matemática como proposta de inovação pedagógica para o processo de ensino aprendizagem185,39 kBAdobe PDFView/Open
62.pdfReflexões iniciais sobre os programas de ensino do desenho e da geometria no ensino primário em Sergipe (1911-1935)221,29 kBAdobe PDFView/Open
63.pdfExperimentos em sala de aula: minimizando barreiras no ensino da química182,11 kBAdobe PDFView/Open
64.pdfO ensino de ciências à luz da epistemologia bachelardiana e da proposta de pluralismo e da história e filosofia da ciência207,02 kBAdobe PDFView/Open
65.pdfExplorando conceitos geométricos a partir de modelos concretos175,41 kBAdobe PDFView/Open
66.pdfSegredos da matemática escolar: o que revela as dúvidas dos licenciandos em matemática76,55 kBAdobe PDFView/Open
67.pdfLivros didáticos para o ensino de ciências: uma apreciação sobre a abordagem de higiene/doença para os estudantes das séries iniciais300,25 kBAdobe PDFView/Open
68.pdfO ensino de geometria analítica e os registros de representação semiótica: uma análise de conteúdo dos livros didáticos adotados em dois colégios da rede estadual de Itabaiana/SE328,78 kBAdobe PDFView/Open
69.pdfA questão ambiental e a educação: uma reflexão necessária224,09 kBAdobe PDFView/Open
70.pdfA utilização de uma sequência didática para abordagem dos conceitos de substâncias químicas, elemento químico e misturas76,55 kBAdobe PDFView/Open
71.pdfEnsino-aprendizagem de biologia mediante aulas práticas laboratoriais com turmas de ensino médio198,6 kBAdobe PDFView/Open
72.pdfO ensino das operações de adição e subtração na EJA: uma análise de uma turma da escola do município de Arapiraca-AL219,33 kBAdobe PDFView/Open
73.pdfExperiência em um Liceo Scientifico italiano: quais relações são estabelecidas entre jovens italianos e o saber científico?116,44 kBAdobe PDFView/Open
74.pdfAs percepções de um professor de matemática sobre o uso do software geogebra como uma ferramenta de ensino224,24 kBAdobe PDFView/Open
75.pdfJogos didáticos no ensino de ciências naturais: uma aplicação motivacional na educação de jovens e adultos254,86 kBAdobe PDFView/Open
76.pdfUm perfil de estudantes do ensino médio frente à matemática: o caso de um colégio da cidade de Itabaiana – Sergipe326,16 kBAdobe PDFView/Open
77.pdfOs licenciandos em física e as suas relações com o futuro profissional316,77 kBAdobe PDFView/Open
78.pdfWebquest: uma ferramenta transformadora do ensino de química199,88 kBAdobe PDFView/Open
79.pdfCaixa de pandora: uma atividade propicia a investigação científica nas séries iniciais186,55 kBAdobe PDFView/Open
80.pdfJogos didáticos como ferramenta para o ensino de química260,24 kBAdobe PDFView/Open
81.pdfO ensino da química pelo PIBID: um programa formador de seres atuantes na educação básica174,41 kBAdobe PDFView/Open
82.pdfExperimentação no ensino de ciências e as intervenções do PIBID239,68 kBAdobe PDFView/Open
83.pdfA interdisciplinaridade na educação básica: situação didática envolvendo matemática e ciências194,32 kBAdobe PDFView/Open
84.pdfO ensino de equações diofantinas por meio dos registros de representação semiótica: uma análise em três colégios do ensino médio da rede pública estadual de Aracaju346,52 kBAdobe PDFView/Open
85.pdfA mandioca como tema gerador na sensibilização para a conscientização ambiental de estudantes de química do ensino médio292,96 kBAdobe PDFView/Open
86.pdfO movimento da produção científica sobre a geometria com recursos computacionais: a emergência de uma nova tendência no ensino de geometria321,7 kBAdobe PDFView/Open
87.pdfLeitura e escrita de enunciados de problemas matemáticos249,91 kBAdobe PDFView/Open
88.pdfJogos matemáticos: ressignificando as aulas do ensino fundamental303,26 kBAdobe PDFView/Open
89.pdfA abordagem histórica no ensino de ciências e matemática: as contribuições para uma aprendizagem significativa206,56 kBAdobe PDFView/Open
90.pdfPedagogas(os) e o desafio de aprender-ensinar matemática 91. Maria José Moura de Menezes - Projeto239,86 kBAdobe PDFView/Open
91.pdfProjeto257,38 kBAdobe PDFView/Open
92.pdfDesafios e perspectivas no ensino de ciências naturais com atividades investigativas associadas à aprendizagem significativa241,95 kBAdobe PDFView/Open
93.pdfRelações institucionais e pessoais sobre a noção de função afim252,78 kBAdobe PDFView/Open
94.pdfA poluição sonora em Aracaju328,86 kBAdobe PDFView/Open
95.pdfConhecimento científico e senso comum: uma abordagem teórica252 kBAdobe PDFView/Open
96.pdfAnálise das concepções iniciais de licenciandos em biologia sobre as relações homem-ambiente-teia alimentar à luz do paradigma sistêmico299,33 kBAdobe PDFView/Open
97.pdfO uso de blogs como ferramenta pedagógica para o ensino médio: um estudo descritivo a partir do conceito de aprendizagem significativa235,02 kBAdobe PDFView/Open
98.pdfReflexões sobre atividades não formais na disciplina introdução às ciências da vida na licenciatura em ciências da natureza184,03 kBAdobe PDFView/Open
99.pdfPIBID química - Itabaiana: um olhar inicial sobre o colégio estadual Djenal Tavares de Queiroz. Uma experiência de iniciação a docência e as necessidades formativas223,13 kBAdobe PDFView/Open
100.pdfTendências pedagógicas no ensino de matemática: análise de três obras de Malba Tahan340,9 kBAdobe PDFView/Open
101.pdfO que os professores polivantes ensinam sobre divisão275,2 kBAdobe PDFView/Open
102.pdfMapas conceituais como ferramenta de avaliação da aprendizagem: algumas considerações no ensino de física228,79 kBAdobe PDFView/Open
103.pdfO ensino de gráficos e funções: relatos de uma experiência prática interdisciplinar num curso de educação física277,09 kBAdobe PDFView/Open
104.pdfIncentivando o estudo do teorema de pitágoras185,55 kBAdobe PDFView/Open
105.pdfAEE - Atendimento educacional especializado para alunos surdos: um direito a ser garantido175,47 kBAdobe PDFView/Open
106.pdfUma reflexão do conteúdo de análise combinatória em livros didáticos do ensino médio338,85 kBAdobe PDFView/Open
107.pdfPotênciadama: a potência aplicada através do jogo de dama152,54 kBAdobe PDFView/Open
108.pdfO ensino de física nas séries iniciais da educação básica: um estudo de caso acerca do tema energia em uma turma do 5º ano do ensino fundamental204,76 kBAdobe PDFView/Open
109.pdfTendências de pesquisa no ensino de ciências quanto à utilização de recursos didáticos para alunos com deficiência visual355,91 kBAdobe PDFView/Open
110.pdfProdução civil Comvida: uma experiência formativa com estudantes do curso de engenharia257,32 kBAdobe PDFView/Open
111.pdfA contextualização no processo de ensino e aprendizagem da matemática181,38 kBAdobe PDFView/Open
112.pdfPanorama de pesquisas em ensino de ciências pautadas na perspectiva de ensino CTS/CTSA276,2 kBAdobe PDFView/Open
113.pdfUma proposta de ação pedagógica interdisciplinar envolvendo matemática e filosofia no ensino fundamental225,55 kBAdobe PDFView/Open
114.pdfO uso de recursos materiais na construção de noções sobre perímetro e área do quadrado e do retângulo327,38 kBAdobe PDFView/Open
115.pdfDialogando com os processos de ensino-aprendizagem para transformar o ensino de química210,74 kBAdobe PDFView/Open
116.pdfA construção dos processos multiplicativos em Vergnaud: o cotidiano da sala de aula76,55 kBAdobe PDFView/Open
117.pdfAnalise das publicações sobre uso do software geogebra no processo de ensino e aprendizagem de matemática217,96 kBAdobe PDFView/Open
118.pdfAvaliação do ensino de química: uma análise com a utilização das TICs270,37 kBAdobe PDFView/Open
119.pdfA aplicação de uma sequência didática no ensino de funções orgânicas oxigenadas76,55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.