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Tipo de Documento: Dissertação
Título: O protagonismo negro em personagens de contos de Conceição Evaristo: uma proposta didático-pedagógica em consonância às leis 10.639/03 e 11.645/08
Autor(es): Santos, Edilma dos
Data do documento: 29-Mar-2021
Orientador: Bruno, Alberto Roiphe
Resumo: O trabalho em questão “Protagonismo Negro em Personagens de Contos de Conceição Evaristo: Uma Proposta Didático-Pedagógica em Consonância às Leis 10.639/03 e 11.645/08”, ancorado nas referidas disposições legais que tornaram obrigatório o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena na escola, propõe estratégias de leitura para que estudantes do 9º ano do ensino fundamental reconheçam o protagonismo negro e seus estigmas sociais na perspectiva da Literatura-Negro Brasileira de Luis Silva Cuti. Do mesmo modo, promove a liberdade de expressão do aluno sujeito leitor. Para tanto, como corpus da pesquisa, propõe-se a leitura de três contos de Conceição Evaristo, a saber: “Zaíta, você esqueceu de guardar os brinquedos”, “Lumbiá”, e “Ayoluwa, alegria do nosso povo”, os três da obra Olhos d’água (2018). Nesse sentido, foi elaborada uma Sequência Didática disposta num Caderno Pedagógico, a priori, a ser desenvolvida na Escola Estadual Professora Glorita Portugal em São Cristóvão, estado de Sergipe, no entanto, com o advento da pandemia da COVID-19 não foi possível aplicá-la na referida instituição de ensino, em vista das dificuldades enfrentadas pelos alunos na adesão ao ensino remoto, porém, não retirou a relevância dessa ação pedagógica para o ensino de leitura literária na escola. Respaldado metodologicamente de forma qualitativa e intervencionista nas quais teoria e prática se complementam, o estudo teve como suporte teórico ALMEIDA (2019), a concepção de Literatura Negro-Brasileira de CUTI (2010), COSSON (2009), DALCASTAGNÈ (2005), EVARISTO (2009), FREIRE (1992), KOCH (2008), MACHADO (2005), RIBEIRO (2017), ROUXEL (2014), SOLÉ (2014), dentre outros. Além do intuito de desenvolver a competência leitora literária dos estudantes dentro de uma perspectiva de um sujeito leitor, ao mesmo tempo em que foram discutidas questões de ordem étnico-racial, o que muitas vezes é ignorado no cotidiano escolar e em nossa sociedade atual. Esse trabalho procura promover a formação de cidadãos conscientes do seu protagonismo como leitor e como construtor de uma sociedade democrática, antirracista e mais humana.
Abstract: This monograph, “Protagonismo Negro em Personagens de Contos de Conceição Evaristo: Uma Proposta Didático-Pedagógica em Consonância às Leis 10.639/03 e 11.645/08”, anchored in the referred legal provisions that made the teaching of African, Afro-Brazilian history and culture and indigenous at school, proposes reading strategies so that 9th grade students of elementary school recognize the black protagonism and its social stigmas in the perspective of Black Brazilian Literature by Luis Silva Cuti. Likewise, it promotes the freedom of expression of the student subject reader. Therefore, as a corpus of the research, it is proposed to read three short stories by Conceição Evaristo, namely: “Zaíta, você esqueceu de guardar os brinquedos”, “Lumbiá”, and “Ayoluwa, alegria do nosso povo”, all from the work Olhos D'Água (2018). In this sense, a didactic sequence was prepared in pedagogical notes, a priori, to be developed at the public school Professora Glorita Portugal in São Cristóvão’s city, state of Sergipe, however, with the advent of the COVID-19 pandemic, it was not possible to apply it. It wasn’t choosing this action, in view of the difficulties faced by students in adhering to remote education, however, not retiring to this pedagogical action for teaching literary reading at school. Methodologically supported in a qualitative and interventional way in which theory and practice complement each other, the study had as theoretical support ALMEIDA (2019), the conception of Black-Brazilian Literature of CUTI (2010), COSSON (2009), DALCASTAGNÈ (2005), EVARISTO (2009), FREIRE (1992), KOCH (2008), MACHADO (2005), RIBEIRO (2017), ROUXEL (2014), SOLÉ (2014), among others. In addition, to the aim of developing students' literary reading competence from the perspective of a reading subject, at the same time that issues of an ethnic-racial order were discussed, which is often ignored in school life and in our current society. This work seeks to promote the formation of citizens aware of their role as a reader and as a builder of a democratic, anti-racist and more humane society.
Palavras-chave: Conceição Evaristo
Negros na literatura
Leitores
Letramento
Letramento literário
Sujeito leitor
Literatura Negro-Brasileira
Lei 10.639/03
Lei 11.645/08
Literacy
Reader
Silencing
Black-Brazilian Literature
Black protagonism
Law number 10.639/03
Law number 11.645/08
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citação: SANTOS, Edilma dos. O protagonismo negro em personagens de contos de Conceição Evaristo: uma proposta didático-pedagógica em consonância às leis 10.639/03 e 11.645/08. 2021. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18222
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