Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18624
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Heróis, mitos, interdiscursividade e práticas sociais : proposta para mediação de leitura na educação básica
Autor(es): Santos, Maria Valdeci dos
Data do documento: 30-Ago-2023
Orientador: Damaceno, Taysa Mércia dos Santos Souza
Resumo: A leitura amplia as relações sociais dos indivíduos e os enriquece culturalmente. Avaliações estandardizadas como PROVA BRASIL E PISA que aferem o desempenho em leitura evidenciam que a compreensão média dos estudantes é literal, que há pouca abstração e tende a se restringir a frases curtas. Desenvolver a competência de leitura e de escrita deve ser papel prioritário na escola. A prática de leitura durante as aulas mostra-se insuficiente ou pouco estimuladora para que se alcance a proficiência necessária para a compreensão dos textos lidos. Ciente dessa problemática e do quão importante é o domínio e o uso efetivo das linguagens nas práticas socias, o presente trabalho dá atenção ao uso de estratégias e da mediação de leitura com o intuito de primeiro, despertar a vontade de ler e assim desenvolver a habilidade leitora e formar leitores curiosos e capazes de buscar suas próprias leituras. A pesquisa procura articular filmes cujo enredo tem por base personagens míticos com textos da mitologia, intencionando verificar se essa articulação provocará o interesse dos alunos na busca de outras leituras interdiscursivas. Os discentes participantes são do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada em Aracaju, SE. A metodologia empregada é a da pesquisa-ação subsidiada pelo pensamento de Solé (1998), Freire (1988), Koch e Elias (2009), Ferrarezi Jr. e Carvalho (2017), Kleiman (2016), Napolitano (2018) entre outros.
Abstract: Reading and writing enlarge social interactions of individuals and enrich them culturally. Standard assessments such as PROVA BRASIL and PISA, which measure students’ proficiency, show that the average of reading understanding is literal, that there is little abstractions and tends to be restrict to short sentences. Developing reading and writing skills must be a priority at school. The practice of reading in the classroom proves to be insufficient or not stimulating enough to reach the necessary proficiency. Aware of this issue and how important is the effective use of the languages in the social actions, this paper focuses on the use of strategies and reading mediation with the aim of arising, first, the desire to read and thus building up reading skills and promoting curious readers capable to seeking their own readings.The research seeks to join films whose plot is based on mythical characters with texts from mythology. It intends to verify if this articulation (conection) will bring the students interest on other interdiscussive readings. The participating students are from the eighth grade of a public elementary school located in Aracaju SE. Action research methodology is applied supported by Solé (1998), Freire (1988), Koch and Elias (2009), Ferrarezi Jr. and Carvalho (2017), Kleiman (2016), Napolitano (2018).
Palavras-chave: Linguagens e línguas
Ensino de leitura
Ensino fundamental
Compreensão na leitura
Filme cinematográfico
Letramento
Incentivo à leitura
Leitura
Estratégias de leitura
Personagens míticos
Interdiscursividade
Reading
Reading strategies
Interdiscursivity
Mithology
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citação: SANTOS, Maria Valdeci dos. Heróis, mitos, interdiscursividade e práticas sociais : proposta para mediação de leitura na educação básica. 2023. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18624
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA_VALDECI_SANTOS.pdf2,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.