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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18772
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Oralidade, leitura e escrita em práticas de interação social dos educandos da EJA: trabalhando com o gênero relato de memórias |
Autor(es): | Vieira, Giselda Alves Menezes |
Data do documento: | 7-Ago-2023 |
Orientador: | Ribeiro, Maria Aparecida Silva |
Resumo: | Tendo em vista os crescentes índices de evasão e repetência na última fase do Ensino Fundamental da EJA EF, verificamos a frustração desses alunos, quando procuram na escola uma resposta para os anseios, inseguranças por um tempo que julgam ter perdido,além de melhores condições para colocação no mercado de trabalho. A frustração é quando eles se deparam com um lugar que, aparentemente, não lhes pertence, que não foi planejado e organizado para atender suas necessidades.Por outro lado, são muitos os desafios que a escola enfrenta em relação ao público da EJA ,que vai desde o espaço físico ao currículo, que muitas vezes não atendem às especificidades deste público, já marcado por um histórico de repetência, evasão, distorção de idade, dentre outros.Nesse sentido, a proposta de trabalho apresentada é uma sequência didática,a partir da ideia de Dolz e Schneuwly,que envolve oralidade, leitura e escrita com o gênero “ Relatos de memória”, e será realizado no Colégio Alceu Amoroso Lima, em Aracaju/ SE, na IV etapa do EJA EF ( Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental ). A opção pelo gênero “ Relato de memórias” foi a percepção da dificuldade que estes alunos têm em falar sobre si e da ruptura com familiares, devido aos problemas enfrentados no dia a dia, pois de acordo com Paulo Freire, o cidadão precisa se descobrir como sujeito ativo de sua própria história “biografando-se”,”existenciando-se”, “historicizando-se”. Outro fator foi a minha participação na coletânea “ Sobre nossas avós”, idealizada pela Profa. Dra. Maria Aparecida Silva Ribeiro, em 2021, onde enfatiza a importância das avós na formação do indivíduo,fazendo assim, um resgate das memórias afetivas, tão essenciais para saber quem somos e para onde queremos ir. Portanto, esta é uma atividade que permite a interação com pessoas, objetos, lugares que fizeram parte do passado e fazem parte de suas origens, além de trazer reflexões sobre o presente e possibilidades de mudanças futuras. Para tanto, usamos como fundamentação teórica-pragmática os estudos de Bakhtin ( 2003 ), Marcuschi ( 2010 ),Elias José ( 2012 ), Antonio Candido ( 1995 ), Marcel Proust ( 2003 ), Paulo Freire ( 1988 ), Lei de Diretrizes e Base da Educação ( LDB ), Irandé Antunes ( 2003 ), Maria Aparecida ( 2021 ),dentre outros. |
Abstract: | Bearing in mind the increasing rates of evasion and repetition in the last phase of Elementary School of EJA EF, we verified the frustration of these students, when they look at school for an answer to their anxieties, insecurities for a time that they think they have lost, in addition to better conditions for placement in the labor market. Frustration is when they are faced with a place that, apparently, does not belong to them, that was not planned and organized to meet their needs.On the other hand, there are many challenges that the school faces in relation to the EJA public, ranging from the physical space to the curriculum, which often do not meet the specificities of this public, already marked by a history of repetition, evasion, distortion of age, among others.In this sense, the work proposal presented is a didactic sequence, based on the idea of Dolz and Schneuwly, which involves orality, reading and writing with the genre “Relatos de Memórias”, and will be held at Colégio Alceu Amoroso Lima, in Aracaju/ SE, in the IV stage of EJA EF (Education of Young People and Adults in Elementary School).The option for the genre "Memoirs report" was the perception of the difficulty these students have in talking about themselves and the rupture with family members, due to the problems faced on a daily basis, because according to Paulo Freire, the citizen needs to find out how active subject of his own history by “biographing himself”, “existing himself”, “historicizing himself”.Therefore, this is an activity that allows interaction with people, objects, places that were part of the past and are part of its origins, in addition to bringing reflections on the present and possibilities for future changes. For that, we use as a theoretical-pragmatic foundation the studies of Bakhtin ( 2003 ), Marcuschi ( 2008 ), Elias José ( 2012 ), Antonio Candido ( 1995 ), Marcel Proust ( 2003 ), Paulo Freire ( 1988 ), Lei de Diretrizes and Base of Education ( LDB ), Irandé Antunes ( 2003 ), Maria Aparecida ( 2022 ) among others. |
Palavras-chave: | Letramento Educação de jovens e adultos Gêneros literários Oralidade na leitura EJA Oralidade Leitura Escrita Afeto Imagem Autoconfiança Memórias Tecnologia Orality Reading Writing Affection Image Self-confidence Memories Technology |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
Citação: | VIEIRA, Giselda Alves Menezes. Oralidade, leitura e escrita em práticas de interação social dos educandos da EJA: trabalhando com o gênero relato de memórias. 2023. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18772 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras |
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