Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18944
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Jovens conectados: ensinar e aprender com tecnologia
Título(s) alternativo(s): Jóvenes conectados: ensinãndo y aprendiendo con la tecnología
Autor(es): Bercito, Sonia Deus Rodrigues
Pereira, Simone Luci
Data do documento: Set-2022
Resumo: Neste trabalho pretende-se discutir a relação de ensino-aprendizagem mediada pelas tecnologias digitais no ensino básico a partir da visão dos seus principais agentes: professores e alunos. Nele são apresentados os resultados de uma pesquisa de base qualitativa cujo foco principal esteve em buscar compreender de que forma os estudantes e professores jovens utilizam os recursos tecnológicos em suas práticas pedagógicas e de estudo considerando os processos comunicativos envolvidos e a centralidade das tecnologias digitais e midiáticas nas práticas cotidianas juvenis. O advento da pandemia do Coronavírus no primeiro semestre de 2020 atravessou a pesquisa de várias formas e ensejou abordagens não previstas e importantes reflexões acerca das transformações havidas no uso dos recursos digitais nas escolas e seu impacto na cultura escolar.
Abstract: Este trabajo pretende discutir la relación enseñanza-aprendizaje mediada por las tecnologías digitales en la educación básica desde el punto de vista de sus principales agentes: docentes y alumnos. Presenta los resultados de una investigación cualitativa cuyo foco principal fue buscar comprender cómo los jóvenes estudiantes y profesores utilizan los recursos tecnológicos en sus prácticas pedagógicas y de estudio, considerando los procesos comunicativos involucrados y la centralidad de las tecnologías digitales y mediáticas en las prácticas cotidianas de los jóvenes. El advenimiento de la pandemia del Coronavirus en la primera mitad de 2020 atravesó la investigación de varias maneras y dio lugar a abordajes imprevistos e importantes reflexiones sobre las transformaciones en el uso de los recursos digitales en las escuelas y su impacto en la cultura escolar.
Palavras-chave: Juventude
Educação
Tecnologia
Juventud
Educación
Tecnologia
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18944
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JovensConectadosEnsinarAprenderTecnologia.pdf151,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.