Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19315
Tipo de Documento: Monografia
Título : O uso de podcast como ferramenta didática no ensino de ciências e biologia : uma revisão bibliográfica
Autor : Marinho, Rafael Junior Santos
Fecha de publicación : 8-ago-2023
Director(a): Pimentel Junior, Clívio
Resumen: Atualmente o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na educação tem se mostrado indispensáveis no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, o uso do podcast, tecnologia de áudio, deve ser entendido como uma ferramenta que pode ser utilizada em contexto educacional, nos vários níveis de ensino de forma muito eficiente na promoção da aprendizagem. Sendo assim, o estudo teve como objetivo identificar se o podcast tem sido utilizado como ferramenta didática, principalmente no ensino de Ciências e Biologia nos últimos quinze anos. Trata-se de um estudo de revisão integrativa literária qualitativa, de caráter exploratório. A revisão foi feita através do Portal de Periódicos da CAPES e no site do google acadêmico, com os seguintes descritores: podcast, educação, Ciências e Biologia. Foram incluídos 20 artigos para análise. Como resultado da revisão integrativa vê-se que a utilização do podcast como ferramenta educacional embora seja muito eficiente no processo de ensino e aprendizagem, ainda é pouco explorada na educação formal, sendo esse uso ainda menor no ensino de Ciências e Biologia.
Resumen : Currently, the use of Digital Information and Communication Technologies (DICTs) in education has proven to be indispensable in the teaching and learning process. Therefore, the use of the podcast, audio technology, must be understood as a tool that can be used in an educational context, at the various levels of education, in a very efficient way in obtaining learning. Therefore, the study aimed to identify whether the podcast has been used as a didactic tool, mainly in the teaching of science and biology in the last fifteen years. This is an exploratory qualitative literary integrative review study. The review was carried out through the CAPES Periodicals Portal and on the academic google website, with the following descriptors: podcast, education, science and biology. 20 articles were included for analysis. As a result of the integrative review, it is seen that the use of podcasts as an educational tool, although very efficient in the teaching and learning process, is still little explored in formal education, and this use is even smaller in science and biology teaching.
Palabras clave : Ciências biológicas
Ensino superior (UFS)
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs)
Educação
Ciências
Biologia
Podcast
Education
Sciences
Biology
Área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citación : Marinho, Rafael Junior Santos. O uso de podcast como ferramenta didática no ensino de ciências e biologia : uma revisão bibliográfica. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19315
Aparece en las colecciones: Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Rafael_Junior_Santos_Marinho.pdf445,5 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.