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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Substantivo em ação: desenvolvimento de habilidades de análise linguística mesmo com quem (ainda, infelizmente) não sabe ler
Autor(es): Santos, Darcy dos
Data do documento: 28-Fev-2024
Orientador: Freitag, Raquel Meister Ko
Resumo: Os últimos resultados das avaliações oficiais, notadamente a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC), popularmente conhecida como Prova Brasil, revelam uma lacuna persistente no ensino da leitura no cenário educacional brasileiro: estudantes estão chegando ao Ensino Fundamental Anos Finais ainda sem conseguir ler e compreender textos simples. Esse panorama contrasta com as diretrizes estabelecidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC), documentos oficiais que preconizam a abordagem contextualizada no ensino de gramática no componente curricular de Língua Portuguesa. Dessa dicotomia, surge, então, nossa inquietação: como desenvolver habilidades de análise linguística em estudantes que têm baixa compreensão leitora? Visando superar este desafio, esta pesquisa-ação (Azevedo; Freitag, 2020) se forjou no objetivo de desenvolver um recurso didático para trabalhar a habilidade de classificar a categoria substantivo apoiando-se em recursos lúdicos e multimodais. Essa proposta foi implementada em uma turma do 6º ano na Escola Municipal Manoel Sizino Franco, situada no município de Laranjeiras-SE. O diagnóstico da proficiência leitora da turma seguiu os protocolos em desenvolvimento no âmbito do projeto “Impactos da pandemia de COVID19 na linguagem da criança e do adulto: foco no desenvolvimento e na aprendizagem da leitura”, com o protocolo de diagnóstico com teste cloze (Cardoso et al., 2024) e leitura em voz alta (Machado; Freitag, 2019), e revelou baixa compreensão leitora. Adotando uma abordagem de ensino produtivo de gramática, como propõe Gösrki e Freitag (2013), o recurso didático consiste em um jogo de tabuleiro e cartas, denominado “Substantivo em Ação”, que mobiliza análise linguística por meio da classificação dos substantivos como apresentado por Perini (2006) e Neves (2011), conceitos de jogos didáticos e educação lúdica, por Almeida (1987) e Antunes (2006), bem como de práticas de análise linguística em livros didáticos, conforme discutido por Ormundo e Siniscalchi (2018). O jogo foi desenvolvido especialmente para estudantes com baixa compreensão leitora, estruturado em quatro fases alinhadas à ordem de classificação do livro didático da escola. Ao explorar cartas ilustradas, os estudantes desenvolvem habilidades de observação e análise visual, promovendo a compreensão dos conceitos de substantivos. A identificação de traços que caracterizam os substantivos estimula o pensamento crítico e a análise linguística, enquanto a fase de classificação promove o debate, fomentando a expressão oral. O desenvolvimento desta atividade sugere que contextualizar a gramática no aprendizado de língua materna com o recurso de jogos didáticos cria condições para o desenvolvimento da capacidade de reflexão consciente sobre as práticas de linguagem, mesmo quando estes estudantes ainda são leitores incipientes.
Abstract: The latest results from official evaluations, specifically the National Literacy Assessment (ANA) and the National School Performance Assessment (ANRESC), popularly known as Prova Brasil, reveal a persistent gap in the teaching of reading in Brazil: students are entering the final years of Elementary School still unable to read and comprehend simple texts. This situation contrasts with the guidelines established by the National Curriculum Parameters (PCN) and the Common National Base (BNCC), which are official documents advocating a contextualized approach to grammar teaching in the Portuguese Language curriculum. From this dichotomy arises our concern: how to develop linguistic analysis skills in students with low reading comprehension? Aiming to overcome this challenge, this action research (Azevedo; Freitag, 2020) forged its objective to develop a didactic resource to work on the skill of classifying nouns using playful and multimodal resources. This proposal was implemented in a 6th-grade class at Manoel Sizino Franco Municipal School, located in the City of Laranjeiras State of Sergipe. The reading proficiency diagnosis of the class followed the protocols developed within the project "Impacts of the covid-19 pandemic on the language of children and adults: focus on reading development and learning," with the diagnostic protocol using a cloze test (Cardoso et al., 2024) and oral reading (Machado; Freitag, 2019), revealing low reading comprehension. Adopting a productive grammar teaching approach, as proposed by Gösrki and Freitag (2013), the didactic resource consists of a board game and cards, called "Noun in Action," mobilizing linguistic analysis through the classification of nouns as presented by Perini (2006) and Neves (2011), concepts of educational games and ludic education by Almeida (1987) and Antunes (2006), as well as linguistic analysis practices in textbooks, as discussed by Ormundo and Siniscalchi (2018). The game was specially designed for students with low reading comprehension, structured in four phases aligned with the classification order of the school's textbook. By exploring illustrated cards, students develop observation and visual analysis skills, promoting an understanding of noun concepts. Identifying traits that characterize nouns stimulates critical thinking and linguistic analysis, while the classification phase fosters debate, encouraging oral expression. The development of this activity suggests that contextualizing grammar in the learning of the native language with the use of educational games creates conditions for the development of conscious reflection on language practices, even when these students are still early readers.
Palavras-chave: Literatura brasileira
Língua portuguesa
Substantivo
Gramática comparada
Gramática geral
Ensino
Jogos educativos
Leitura (ensino fundamental)
Baixa proficiência em leitura
Ensino de gramática
Jogos didáticos
Educational games
Grammar teaching
Low reading proficiency
Noun
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citação: SANTOS, Darcy dos. Substantivo em ação: desenvolvimento de habilidades de análise linguística mesmo com quem (ainda, infelizmente) não sabe ler. 2024. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19691
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