Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20130
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: (Re) pensando o ensino de história na educação de jovens e adultos em três escolas da rede municipal de Milagres-Bahia
Título(s) alternativo(s): (Re) thinking about history teaching in the education of youth and adults in three schools of the municipal network of Milagres-Bahia
Autor(es): Souza, Maria dos Santos
Data do documento: 2023
Resumo: Este artigo é resultado de uma dissertação de mestrado que trata do Ensino de História na EJA.O objetivo desse estudo foi analisar a prática de ensino de História na Educação de Jovens e Adultos em três escolas do município de Milagres/Bahia, com a finalidade de verificar os seguintes problemas: Até que ponto o ensino de História na EJA tem possibilitado a formação de sujeitos críticos? Quais as dificuldades encontradas pelos professores de História que atuam na EJA? De que forma a formação continuada poderia contribuir para melhorar a qualidade de ensino de História na EJA? O percurso metodológico se constituiu através de uma pesquisa colaborativa dentro de uma abordagem qualitativa que contou com a participação de cinco professoras, um coordenador e quinze estudantes. Para produção dos dados foram utilizados questionários semiestruturados e rodas de conversa. Para fundamentação teórica recorremos aos estudos de Freire (1996), Tardif (2000), Pinsky e Pinsky, (2016), que abordam a prática pedagógica na EJA, como campo de formação humana, social, de pesquisa e emancipação; Fonseca (2003, 2009), Nikitiuk (2012), Capucho (2012), Tavares (2018), dentre outros que tratam do ensino de História como perspectiva de mudanças e formação humana.
Abstract: This article is the result of a master's thesis that deals with History Teaching at EJA. The objective of this study was to analyze the practice of teaching History in Youth and Adult Education in three schools in the municipality of Milagres/Bahia, with the purpose of verify the following problems: To what extent has the teaching of History at EJA enabled the formation of critical subjects? What are the difficulties encountered by History teachers who work at EJA? How could continued training contribute to improving the quality of History teaching at EJA? The methodological path was constituted through collaborative research within a qualitative approach that included the participation of five teachers, a coordinator and fifteen students. To produce the data, semi-structured questionnaires and conversation circles were used. For theoretical foundation, we resorted to studies by Freire (1996), Tardif (2000), Pinsky and Pinsky, (2016), which address pedagogical practice in EJA, as a field of human, social, research and emancipation training; Fonseca (2003, 2009), Nikitiuk (2012), Capucho (2012), Tavares (2018), among others who deal with the teaching of History as a perspective of change and human formation.
Palavras-chave: Prática pedagógica
Educação de jovens e adultos (EJA)
Ensino de história
Pedagogical practice
Youth and adult education
History teaching
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20130
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Re-PensandoEnsinoHistoriaEJA.pdf268,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.