Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20145
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Travessias alfabetizadoras na/para educação de jovens, adultos e idosos: trajetórias e saberes de professores |
Título(s) alternativo(s): | Literacy journeys in youth, adult and elderly education: teachers' trajectories and knowledge |
Autor(es): | Estrela, Sineide Cerqueira Andrade, Maria Eurácia Barreto de Silva, Irandir Souza da |
Data do documento: | 2023 |
Resumo: | O artigo em tela sistematiza os saberes implicados na docência no contexto da EJAI a partir do cruzamento de duas pesquisas realizadas com estudantes em final de curso de licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública estadual, que atuam na alfabetização de jovens e adultos, e estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública federal. A intenção é identificar, com base nas percepções dos diferentes sujeitos, quais os saberes necessários à docência na EJAI. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, na qual priorizou-se o aporte teórico de Andrade e Estrela (2019), Estrela e Andrade (2019), entre outros. O estudo realizado junto aos estudantes revelou a necessidade de saberes específicos para a docência na EJAI: saberes técnico, pedagógico/andragógico e científico, enquanto o estudo envolvendo as professoras alfabetizadoras apontou que os saberes da alfabetização e do letramento, os saberes dos processos de ensino-aprendizagem específicos para EJA e a organização do trabalho pedagógico são os saberes necessários para ensinar nessa modalidade e ambas as pesquisas defendem a necessidade da formação inicial e continuada do professor para qualificar a docência na educação de jovens, adultos e idosos. |
Abstract: | This article systematizes the knowledge involved in teaching in the context of the EJAI, based on the intersection of two studies carried out with students at the end of their Pedagogy degree course at a state public university, who work in youth and adult literacy, and students on the Pedagogy degree course at a federal public university. The intention is to identify, based on the perceptions of the different subjects, what knowledge is necessary for teaching in the EJAI. This is a qualitative, bibliographical study, which prioritized the theoretical contribution of Andrade and Estrela (2019), Estrela and Andrade (2019), among others. The study carried out with students revealed the need for specific knowledge for teaching in the EJAI: technical, pedagogical/andragogical and scientific knowledge, while the study involving literacy teachers pointed out that literacy and initial reading instruction knowledge, knowledge of teaching-learning processes specific to the EJA and the organization of pedagogical work are the knowledge needed to teach in this modality and both studies defend the need for initial and continuing teacher training to qualify teaching in youth, adult and elderly education. |
Palavras-chave: | Alfabetização Educação de jovens, adultos e idosos (EJAI) Trajetórias Saberes docentes Literacy Trajectories Teaching knowledge |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20145 |
Aparece nas coleções: | Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TravessiasAlfabetizadorasEJAI.pdf | 254,66 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.