Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20158
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Atos antirracistas na educação básica do campo jacuipense: crianças, jovens e griôs de axé |
Título(s) alternativo(s): | Anti-racist acts in basic education in campo jacuipense: children, young people and griots of axé |
Autor(es): | Oliveira, Ana Lise Costa de |
Data do documento: | 2023 |
Resumo: | O presente artigo apresenta práticas educativas antirracistas em duas escolas do campo de Riachão do Jacuípe na Bahia. Ensejamos atos antirracistas descolonizadores do saber/pensar/ser/viver centrados na legislação (Brasil, 2003, 2008; Bahia, 2022) e na pedagogia griô (Pacheco,2006,2015). De uma pesquisa-ação, fruto do projeto interdisciplinar Batuques de Ancestralidade e do projeto Ebooks Pedagogia Griô Contação de Histórias, nasceu este estudo, cujos resultados demonstraram que as práticas pedagógicas alinhadas ao protagonismo étnico-racial, promoveram atos de currículo insurgentes e decolonizantes, a exemplo das rodas de contação de histórias, rodas de diálogo embaladas na palavra da contadora velha griô, nas experiências fílmicas, nos desenhos e poesias, nas descobertas de personalidades negras, no encontro com os mestres griôs da comunidade campesina chapadense. Somando-se a isso, o fortalecimento e (re) conhecimento das identidades infantis e juvenis se potencializaram vivência da ancestralidade e às aprendizagens sobre escuta, reverência, referência aos mais velhos griôs; Atos de currículo antirracistas eivados de axé foram vividos intensamente por crianças e jovens da educação fundamental e do ensino médio desafiando uma educação do campo diversa para as relações étnico-raciais cada vez mais autênticas e insurgentes. |
Abstract: | This article presents anti-racist educational practices in two schools in the Riachão do Jacuípe countryside in Bahia. We encourage anti-racist acts that decolonize knowledge/thinking/being/living centered on legislation (Brasil, 2003, 2008; Bahia, 2022) and griô pedagogy (Pacheco, 2006, 2015). From action research, the result of the interdisciplinary project Batuques de Ancestralidade and the Ebooks Pedagogia Griô Contação de Histórias project, this study was born, the results of which demonstrated that pedagogical practices aligned with ethnic-racial protagonism, promoted insurgent and decolonizing curriculum acts, example of storytelling circles, dialogue circles based on the words of the old griô teller, in filmic experiences, in drawings and poetry, in the discoveries of black personalities, in the meeting with the griô masters of the Chapadense peasant community. Adding to this, the strengthening and (re)knowledge of children and youth identities enhanced the experience of ancestry and learning about listening, reverence, reference to older griots; Anti-racist curriculum acts steeped in axé were experienced intensely by children and young people in primary and secondary education, challenging a diverse rural education towards increasingly authentic and insurgent ethnicracial relations. |
Palavras-chave: | Crianças e jovens do campo Educação étnico-racial Escola básica Pedagogia griô Rural children and young people Ethnic-racial education Basic school Griô pedagogy |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20158 |
Aparece nas coleções: | Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AtosAntirracistasEducacaoBasicaCampoJacuipense.pdf | 259,17 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.