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Tipo de Documento: Monografia
Título: Tecnologias da informação e comunicação : um estudo de caso com os discentes do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe
Título(s) alternativo(s): Information and communication technologies : a case study with students from the Executive Secretariat course at the Federal University of Sergipe
Autor(es): Santana, Maria Antonia Santos de
Data do documento: 21-Nov-2024
Orientador: Santos, Diego Fiel
Resumo: Este trabalho investigou o conhecimento e a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) pelos estudantes de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe, buscando entender sua importância na formação acadêmica e profissional. Para a execução deste estudo, foram conduzidos levantamentos bibliográficos relevantes ao tema abordado, juntamente com a aplicação de um questionário que possibilitou a análise do conhecimento dos estudantes em relação ao assunto. Os resultados revelaram que, embora a maioria dos estudantes utilize com frequência dispositivos tecnológicos como smartphones e notebooks, ainda há desafios significativos, como o acesso limitado à internet para alguns e a necessidade de maior treinamento acadêmico sobre o uso dessas ferramentas. O estudo também mostrou que, apesar de muitos estudantes se sentirem preparados para enfrentar as demandas tecnológicas após a conclusão do curso, há um reconhecimento de que a formação acadêmica por si só não é suficiente, sendo necessário um esforço contínuo de aperfeiçoamento fora do ambiente universitário. Concluiu-se então que a apropriação consciente das TICs é crucial para a formação ética e profissional.
Abstract: This work investigated the knowledge and use of Information and Communication Technologies (ICTs) by Executive Secretariat students at the Federal University of Sergipe, seeking to understand their importance in academic and professional training. To carry out this study, bibliographical surveys relevant to the topic covered were conducted, along with the application of a questionnaire that enabled the analysis of students' knowledge regarding the subject. The results revealed that, although the majority of students frequently use technological devices such as smartphones and notebooks, there are still significant challenges, such as limited internet access for some and the need for greater academic training on the use of these tools. The study also showed that, although many students feel prepared to face technological demands after completing the course, there is a recognition that academic training alone is not enough, requiring continuous improvement efforts outside the university environment. It was then concluded that the conscious appropriation of ICTs is crucial for ethical and professional training.
Palavras-chave: Secretariado executivo
Ensino superior (UFS)
Tecnologias da informação
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)
Formação profissional
Inclusão digital
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Technology information
Executive secretariat
área CNPQ: OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DSE - Departamento de Secretariado Executivo – São Cristóvão - Presencial
Citação: Santana, Maria Antonia Santos de. Tecnologias da informação e comunicação : um estudo de caso com os discentes do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, 2024. Monografia (graduação em Secretariado Executivo) – Departamento de Secretariado Executivo, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20895
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