Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21568
Tipo de Documento: Artigo
Título: Os desafios da formação do leitor contemporâneo e a literatura digital
Título(s) alternativo(s): Contemporary reader training challenges and digital literature
Autor(es): Souza, José Batista de
Schlindwein, Ana Flora
Data do documento: Nov-2018
Resumo: O presente trabalho é fruto de uma prática de leitura de hipercontos realizada com uma turma de alunos do 9º ano de uma escola pública baiana, sendo parte de um Projeto de Qualificação de Mestrado em Letras da Universidade Federal de Sergipe, cujo objetivo é ampliar as possibilidades de leitura do texto literário por parte dos discentes, no suporte digital e no impresso, e contribuir com a formação desses alunos. Apesar de parciais, os resultados apontam a literatura digital, neste caso específico o hiperconto, como um caminho positivo para trabalhar a formação do leitor contemporâneo, principalmente por sua natureza mais interativa e pela hipermodalidade.
Abstract: The present paper is the result of a practice of reading of hyper short stories carried out with a group of students of the 9th grade of a public school in Bahia, being part of a Master‟s Degree in Literature Project of the Federal University of Sergipe, which has as an objective to expand the possibilities of reading of the literary text by the students, in digital and print format, and contribute to the formation of those students. Although partial, the results show that the digital literature, specifically hyper short story, as a positive path to work with the formation of the contemporary reader, mainly because its interactive natures and its hypermodality.
Palavras-chave: Formação do leitor
Hiperconto
Hipertexto
Literatura
Literatura digital
Reading skills
Hyper shot story
Hypertext
Literature
Digital literature
ISSN: 2358-5870
Parte de : Revista Leia Escola
Idioma: por
Instituição/Editora: Universidade Federal de Campina Grande
Citação: SOUZA, J. B.; SCHLINDWEIN, A. F. Os desafios da formação do leitor contemporâneo e a literatura digital. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 18, n. 2, p. 83-102, nov. 2018. Disponível em: https://ch.revistas.ufcg.edu.br/index.php/Leia/article/view/1237. Acesso em: 4 abr. 2025
Licença: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21568
Aparece nas coleções:DELI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DesafiosFormacaoLeitorContemporaneo.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.