Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23567
Tipo de Documento: Monografia
Título: Uso do Instagram como recurso de divulgação e popularização científica no ensino de ciências e biologia
Autor(es): Silva, Ester Evelyn dos Santos da
Data do documento: 5-Set-2025
Orientador: Pimentel Junior, Clívio
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o uso do Instagram como ferramenta de divulgação e popularização científica no ensino de Ciências e Biologia. A pesquisa, de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, tomou como base a análise de três perfis educativos (@esternabiologia, @pidobiologia e @paulojubilut), observando suas estratégias comunicativas, formatos de postagem, recursos audiovisuais, engajamento e interatividade. A análise foi conduzida utilizando categorias a priori, fundamentadas em referenciais teóricos sobre comunicação científica e ensino de Biologia: linguagem e acessibilidade, interatividade e engajamento, contextualização do conhecimento científico e contribuição para a formação crítica e cidadã. Foram examinadas 15 postagens publicadas entre setembro de 2024 e fevereiro de 2025, permitindo compreender como cada perfil articula estratégias próprias para tornar a ciência mais acessível e próxima da realidade dos estudantes. Os resultados indicam que as redes sociais, quando utilizadas com intencionalidade pedagógica, podem atuar como espaços potentes de construção do conhecimento científico, promovendo uma comunicação afetiva, democrática e humanizada. Observou-se que diferentes perfis adotam linguagens e abordagens específicas, com destaque para a importância da afetividade, da escuta e do vínculo emocional na aprendizagem. Conclui-se que o Instagram pode ser um aliado no ensino de Biologia, ao conectar ciência, educação e cultura digital de forma crítica e humanizada, promovendo engajamento, reflexão e formação cidadã.
Abstract: This study aims to analyze the use of Instagram as a tool for scientific dissemination and popularization in the teaching of Science and Biology. The research follows a qualitative, exploratory, and descriptive approach, based on the analysis of three educational profiles (@esternabiologia, @pidobiologia, and @paulojubilut), examining their communication strategies, post formats, audiovisual resources, engagement, and interactivity. The analysis was conducted using a priori categories, grounded in theoretical frameworks on scientific communication and Biology education: language and accessibility, interactivity and engagement, contextualization of scientific knowledge, and contribution to critical and civic education. Fifteen posts published between September 2024 and February 2025 were analyzed, allowing for an understanding of how each profile employs specific strategies to make science more accessible and closer to the students’ reality. The results indicate that social media, when used with pedagogical intentionality, can serve as powerful spaces for constructing scientific knowledge, promoting affective, democratic, and humanized communication. It was observed that different profiles adopt specific languages and approaches, highlighting the importance of affectivity, attentive listening, and emotional engagement in learning. In conclusion, Instagram can be an ally in Biology education by connecting science, education, and digital culture in a critical and humanized manner, fostering engagement, reflection, and civic development.
Palavras-chave: Biologia
Ensino superior (UFS)
Comunicação científica
Instagram
Ensino de biologia
Educação digital
Cultura científica
Science communication
Instagram
Biology education
Digital education
Scientific culture
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citação: Silva, Ester Evelyn dos Santos da. Uso do Instagram como recurso de divulgação e popularização científica no ensino de ciências e biologia. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23567
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ester_Evelyn_Santos_Silva.pdf19,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.