Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7261
Tipo de Documento: Monografia
Título: Fábulas na sala de aula : uma proposta de mediação de leitura
Autor(es): Costa, Cleverton Souza
Data do documento: 23-Fev-2015
Orientador: Viana, Beto
Resumo: Este trabalho visa contribuir para a inserção dos alunos em práticas de leitura, a fim de fomentar a formação de sujeitos – leitores envolvidos em práticas sociais e comunicativas essenciais à compreensão do texto numa perspectiva sócio – histórica. Para isso, propomos uma estratégia de mediação da leitura do gênero fábula a partir do diálogo com os seguintes teóricos: Bakhtin (1997), Coelho (2000), Cosson (2011), Leffa (1996), Marcuschi (2008), Piaget (1994) e Vigotsky (1987), entre outros. Através da análise do questionário e da revisão bibliográfica, este trabalho demonstra a importância de gêneros como a fábula no desenvolvimento da linguagem oral e escrita, e propõe sua utilização como ferramenta para a prática pedagógica de leitura.
Palavras-chave: Fábulas
Mediação de leitura
Práticas de leitura
Ensino fundamental
Estilo literário
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial
Citação: COSTA, Cleverton Souza. Fábulas na sala de aula : uma proposta de mediação de leitura. 2015. 43 f. Monografia (Graduação em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2015.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7261
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cleverton_Souza_Costa.pdf368,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.