Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7261
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Fábulas na sala de aula : uma proposta de mediação de leitura |
Autor(es): | Costa, Cleverton Souza |
Data do documento: | 23-Fev-2015 |
Orientador: | Viana, Beto |
Resumo: | Este trabalho visa contribuir para a inserção dos alunos em práticas de leitura, a fim de fomentar a formação de sujeitos – leitores envolvidos em práticas sociais e comunicativas essenciais à compreensão do texto numa perspectiva sócio – histórica. Para isso, propomos uma estratégia de mediação da leitura do gênero fábula a partir do diálogo com os seguintes teóricos: Bakhtin (1997), Coelho (2000), Cosson (2011), Leffa (1996), Marcuschi (2008), Piaget (1994) e Vigotsky (1987), entre outros. Através da análise do questionário e da revisão bibliográfica, este trabalho demonstra a importância de gêneros como a fábula no desenvolvimento da linguagem oral e escrita, e propõe sua utilização como ferramenta para a prática pedagógica de leitura. |
Palavras-chave: | Fábulas Mediação de leitura Práticas de leitura Ensino fundamental Estilo literário |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial |
Citação: | COSTA, Cleverton Souza. Fábulas na sala de aula : uma proposta de mediação de leitura. 2015. 43 f. Monografia (Graduação em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2015. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7261 |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cleverton_Souza_Costa.pdf | 368,44 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.