Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9718
Tipo de Documento: Anais completos de Eventos
Título: VII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 20 - Educação e ensino de matemática, ciências exatas e ciências da natureza
Título(s) alternativo(s): • Rosemeire Roberta de Lima - O que os professores polivantes ensinam sobre divisão
Data do documento: Set-2013
Palavras-chave: Educação
Ensino de matemática
Ensino de ciências
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citação: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 7., 2013, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2013. Disponível em: <http://educonse.com.br/viicoloquio/publicacao_eixos.asp>. Acesso em: 16 nov. 2018.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9718
Aparece nas coleções:Anais 2013 - VII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1.pdf1. Aleilson da Silva Rodrigues - A pesquisa-ação como metodologia formativa dos bolsistas do PIBID/ ciências biológicas da UNEAL - Campus II164,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
2.pdf2. Alexsandra Oliveira dos Santos - A experimentação e o jogo didático no ensino de ligação química: uma abordagem eclética253,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
3.pdf3. Alexsandro Alberto da Silva - A superação do flogístico: uma aventura de RPG257,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
4.pdf4. Aline Alves Costa - Um apanhado teórico sobre conhecimento científico e ciência189,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
5.pdf5. Aline da Paixão Oliveira - O uso do ábaco no ensino das operações com números inteiros131,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
6.pdf6. Aline de Oliveira Santos - As atividades experimentais [q1] em química e a construção da cidadania ativa: uma abordagem a partir de CTSA253,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
7.pdf7. Almir Barbosa dos Santos - A libras em uma perspectiva bilíngue: uma interação social além dos muros escolares201,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
8.pdf8. Ana Bárbara de Andrade - Repensando às atribuições dos professores de ciências e biologia205,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
9.pdf9. Ana Paula Oliveira Souza - Construindo estratégias para educação ambiental: “e o lixo vai ganhando forma”248,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
10.pdf10. Andre Luiz Barbosa da Silva - Química: na visão de alunos do primeiro ano do ensino médio184,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
11.pdf11. Andrea Maria dos Santos Matos - Prova Brasil: entre os resultados e as escalas de proficiência em matemática nas escolas da rede municipal de educação de Aracaju284,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
12.pdf12. Ângelo Francklin Pitanga - Plásticos de solução a problema: uma abordagem com enfoque CTS (ciência, tecnologia e sociedade)159,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
13.pdf13. Antonio Hamilton dos Santos - A contextualização no ensino de química através de temas geradores207,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
14.pdf14. Antonio Jailson dos Santos Fonseca - Reflexões sobre a formação do professor de matemática e a utilização das tecnologias no ambiente escolar211,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
15.pdf15. Bernadete Fernades de Araujo - Educação ambiental sobre o olhar dos docentes da escola estadual humberto mendes, Palmeira dos Índios-Alagoas-AL176,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
16.pdf16. Bianca Caitano Brito da Silva - Filme wall-e como recurso didático para a educação ambiental em séries iniciais do ensino fundamental163,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
17.pdf17. Bruna Gonçalves Leite - Utilização de práticas lúdicas no projeto de conscientização e prevenção: Xô dengue182,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
18.pdf18. Bruno dos Santos Farias - Utilizando a topologia como uma aproximação entre a educação básica e o ensino superior189,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
19.pdf19. Camila Lima da Costa - Concepções de professores sobre a utilização de materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem da geometria para alunos cegos233,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
20.pdf20. Carla Patricia Monteiro Ribeiro - Olhares sobre a matemática na profissionalização de docentes da educação de jovens e adultos229,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
21.pdf21. Carlos Alberto de Vasconcelos - Relato de experiência no ensino de biologia com enfoque CTSA271,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
22.pdf22. Cláudio Barros da Rocha - Calques 3d: uma alternativa para o ensino de geometria espacial193,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
23.pdf23. Clésia Maria dos Santos Lapa - A conquista da matemática e os registros dos cadernos dos alunos do 7 ano: uma análise sobre o ensino de fração e seus diferentes significados160,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
24.pdf24. Clewilson Soares Sobrinho - Calculando áreas de figuras planas com o software geogebra333,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
25.pdf25. Cristiane Campos Lemos - Análise do potencial de predição de desempenho de um teste sobre conteúdo químico para o ensino fundamental254,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
26.pdf26. Cristiano Tenório dos Santos - Laboratório de matemática: componentes didáticos que contribuem para a aprendizagem240,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
27.pdf27. Cristyano Ayres Machado - As relações do ambiente e a qualidade da água216,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
28.pdf28. Dacson Azarias Silva - Uma abordagem do uso da história da matemática no livro didático a conquista da matemática no ensino fundamental195,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
29.pdf29. Daiane Rodrigues Borges - Movimentos epistêmicos de uma professora em atividades investigativas de ciências343,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
30.pdf30. Danielle Aparecida da Silva - O uso de recursos materiais: uma possibilidade de ensino das frações191,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
31.pdf31. Danielle Gonçalves Ferreira de Oliveira - Livro didático de desenho geométrico: uma análise sobre os conteúdos triângulos e quadriláteros213,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
32.pdf32. Dariela Santos Passos - Uma análise do livro didático tudo é matemática a partir dos registros mobilizados na educação algébrica no 8º ano do ensino fundamental278,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
33.pdf33. Dayane dos Santos Silva - Entre linhas ambientais: análise de conteúdo em livros didáticos de biologia do município de João Pessoa-PB345,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
34.pdf34. Dayane dos Santos Tindade - Curso de aprofundamento de tópicos em química: uma experiência didatica307,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
35.pdf35. Débora Guimarães Cruz Santos - Pedagogia e matemática no DED/UFS: memórias documentais em busca da construção de saberes76,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
36.pdf36. Edilma Nunes de Jesus - Percepção ambiental como ferramenta pedagógica para o ensino de biologia265,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
37.pdf37. Edinalda Alves Rocha Pinheiro - Tangran, um recurso pedagógico diferenciado152,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
38.pdf38. Edinardo Luiz de Araújo Vieira - Brinquedoteca de sucata: uma reflexão diante da reciclagem na escola179,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
39.pdf39. Edinéia Tavares Lopes - A perspectiva da diversidade na formação de professores/as de ciências/Química76,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
40.pdf40. Edmo Fernandes Carvalho - Utilização de midias digitais na construção do conhecimento matemático a partir da teoria das situações268,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
41.pdf41. Elaine Cristine do Amarante Matos - Aula de campo de botânica sistemática no ensino superior: uma experiência na Universidade Federal de Sergipe224,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
42.pdf42. Elber Ricardo Alves dos Santos - Contribuições da formação docente para a conservação de lagoas neotropicais no litoral sergipano219,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
43.pdf43. Elian Sandra Alves de Araújo - O mundo da livre imaginação & o mundo científico – uma complementariedade necessária para o ensino de ciências345,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
44.pdf44. Eliana Midori Sussuchi - Analogias e metáforas no ensino e aprendizagem do conceito de átomo: breve análise em livros didáticos298,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
45.pdf45. Eliana Priscila Cavalcanti de Brito - Lançamento de projéteis: uma experiência de aula contextualizada no curso de educação física256,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
46.pdf46. Eliane dos Santos - Espectros visíveis: uma abordagem newtoniana no ensino de química189,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
47.pdf47. Eliemerson de Souza Sales - Formação de professor, diretrizes da educação brasileira para o ensino de química e avaliação: saberes essenciais à formação docente205,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
48.pdf48. Elton Daniel Oliveira do Nascimento - Importância das atividades investigativas de ciências para o desenvolvimento de práticas epistêmicas pelos estudantes304,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
49.pdf49. Fabiana Rodrigues da Cruz Santos - Uma breve análise de livros didáticos de ciências374,09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
50.pdf50. Felipe Aragão Freire - Práticas epistêmicas na construção e justificação dos saberes pelos alunos310,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
51.pdf51. Florisval Santana Filho - O uso das ferramentas tecnológicas no ensino de geometria: um olhar sobre o entendimento de professores de matemática da rede municipal de Aracaju-SE294,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
52.pdf52. Francisco Aureliano Vidal - Seções cônicas: uma sequência didática no ensino médio utilizando o geogebra185 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
53.pdf53. Francisco Kaires Braga da Costa – O livro didático de química e a contextualização243,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
54.pdf54. Georgiane Amorim Silva - Potencialidades pedagógicas do uso da história da matemática na promoção da compreensão relacional216,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
55.pdf55. Gilda Maria do Amarante Matos - Recursos didáticos para o ensino de botânica produzido na universidade federal de Sergipe243,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
56.pdf56. Givanildo Batista da Silva - A contextualização e a experimentação no ensino de química: uma abordagem sobre o conteúdo soluções com enfoque CTS/CTSA281,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
57.pdf57. Grayce Kelly Santos Macêdo - A visão de ensinar ciência de um grupo de futuros professores de química da universidade federal de Sergipe298,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
58.pdf58. Guilherme Mendes Tomaz dos Santos - Práticas metodológicas utilizadas por professores de matemática na 1ª série do ensino médio para o ensino de funções: uma revisão de literatura nos anais do relme (2012)341,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
59.pdf59. Helen Cristina Vieira Costa - O tangram como recurso metodológico no ensino de matemática: a visão do aluno de pedagogia191,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
60.pdf60. Hélio Magno Nascimento dos Santos - O processo de ensino e aprendizagem de química no contexto sócio-ambiental utilizando um software educativo232,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
61.pdf61. Hérica dos Santos Matos - Reflexão das teorias em didática da matemática como proposta de inovação pedagógica para o processo de ensino aprendizagem185,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
62.pdf62. Ilvanete dos Santos De Souza - Reflexões iniciais sobre os programas de ensino do desenho e da geometria no ensino primário em Sergipe (1911-1935)221,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
63.pdf63. Inês Girlene dos Santos Monteiro - Experimentos em sala de aula: minimizando barreiras no ensino da química182,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
64.pdf64. Isabela Santos Correia Rosa - O ensino de ciências à luz da epistemologia bachelardiana e da proposta de pluralismo e da história e filosofia da ciência207,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
65.pdf65. Jany Santos Souza Goulart - Explorando conceitos geométricos a partir de modelos concretos175,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
66.pdf66. Jaqueline de Souza Pereira Grilo - Segredos da matemática escolar: o que revela as dúvidas dos licenciandos em matemática76,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
67.pdf67. Javan Sami Araújo dos Santos - Livros didáticos para o ensino de ciências: uma apreciação sobre a abordagem de higiene/doença para os estudantes das séries iniciais300,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
68.pdf68. Jones Clécio Oliveira - O ensino de geometria analítica e os registros de representação semiótica: uma análise de conteúdo dos livros didáticos adotados em dois colégios da rede estadual de Itabaiana/SE328,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
69.pdf69. Josael Bruno de Souza Lima - A questão ambiental e a educação: uma reflexão necessária224,09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
70.pdf70. Joseane da Conceição Soares da Silva - A utilização de uma sequência didática para abordagem dos conceitos de substâncias químicas, elemento químico e misturas76,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
71.pdf71. Josefa Betânia Vilela - Ensino-aprendizagem de biologia mediante aulas práticas laboratoriais com turmas de ensino médio198,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
72.pdf72. Jucinete Pereira dos Santos - O ensino das operações de adição e subtração na EJA: uma análise de uma turma da escola do município de Arapiraca-AL219,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
73.pdf73. Juliana Cristina Correa - Experiência em um Liceo Scientifico italiano: quais relações são estabelecidas entre jovens italianos e o saber científico?116,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
74.pdf74. Juliana Kuele da Silva Santana - As percepções de um professor de matemática sobre o uso do software geogebra como uma ferramenta de ensino224,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
75.pdf75. Karina Ribeiro da Silva - Jogos didáticos no ensino de ciências naturais: uma aplicação motivacional na educação de jovens e adultos254,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
76.pdf76. Karly Barbosa Alvarenga - Um perfil de estudantes do ensino médio frente à matemática: o caso de um colégio da cidade de Itabaiana – Sergipe326,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
77.pdf77. Larissa Dias Feitosa - Os licenciandos em física e as suas relações com o futuro profissional316,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
78.pdf78. Liderlânio de Almeida Araújo - Webquest: uma ferramenta transformadora do ensino de química199,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
79.pdf79. Liliane Oliveira de Brito - Caixa de pandora: uma atividade propicia a investigação científica nas séries iniciais186,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
80.pdf80. Limber Patric Santos Leal - Jogos didáticos como ferramenta para o ensino de química260,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
81.pdf81. Lucia fernanda C. da costa leite - O ensino da química pelo PIBID: um programa formador de seres atuantes na educação básica174,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
82.pdf82. Luiz Adolfo de Mello - Experimentação no ensino de ciências e as intervenções do PIBID239,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
83.pdf83. Luiz Antonio de Oliveira Menezes - A interdisciplinaridade na educação básica: situação didática envolvendo matemática e ciências194,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
84.pdf84. Mailson Côrreia dos Santos - O ensino de equações diofantinas por meio dos registros de representação semiótica: uma análise em três colégios do ensino médio da rede pública estadual de Aracaju346,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
85.pdf85. Marcelo Alexandre Batista dos Santos - A mandioca como tema gerador na sensibilização para a conscientização ambiental de estudantes de química do ensino médio292,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
86.pdf86. Marcelo Santos Silva - O movimento da produção científica sobre a geometria com recursos computacionais: a emergência de uma nova tendência no ensino de geometria321,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
87.pdf87. Marcelo Santos Silva - O movimento da produção científica sobre a geometria com recursos computacionais: a emergência de uma nova tendência no ensino de geometria249,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
88.pdf88. Marcio José Fidelis Neri - Jogos matemáticos: ressignificando as aulas do ensino fundamental303,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
89.pdf89. Marcos Antonio Correia Silva - A abordagem histórica no ensino de ciências e matemática: as contribuições para uma aprendizagem significativa206,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
90.pdf90. Maria Adeilma Meneses - Pedagogas(os) e o desafio de aprender-ensinar matemática239,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
91.pdf91. Maria José Moura de Menezes - Projeto257,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
92.pdf92. Maria São Pedro Barreto Matos - Desafios e perspectivas no ensino de ciências naturais com atividades investigativas associadas à aprendizagem significativa241,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
93.pdf93. Marlene Alves Dias - Relações institucionais e pessoais sobre a noção de função afim252,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
94.pdf94. Mary Claudia Tavares Ribeiroi - A poluição sonora em Aracaju328,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
95.pdf95. Mirleide Andrade Silva - Conhecimento científico e senso comum: uma abordagem teórica252 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
96.pdf96. Patrícia Barros de Macêdo - Análise das concepções iniciais de licenciandos em biologia sobre as relações homem-ambiente-teia alimentar à luz do paradigma sistêmico299,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
97.pdf97. Patrícia Matias Sena de Carvalho - O uso de blogs como ferramenta pedagógica para o ensino médio: um estudo descritivo a partir do conceito de aprendizagem significativa235,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
98.pdf98. Rafael Matias de Moura - Reflexões sobre atividades não formais na disciplina introdução às ciências da vida na licenciatura em ciências da natureza184,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
99.pdf99. Regiane de Jesus Lima - PIBID química - Itabaiana: um olhar inicial sobre o colégio estadual Djenal Tavares de Queiroz. Uma experiência de iniciação a docência e as necessidades formativas223,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
100.pdf100. Rodrigo Baldow - Tendências pedagógicas no ensino de matemática: análise de três obras de Malba Tahan340,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
101.pdf101. Rosemeire Roberta de Lima - O que os professores polivantes ensinam sobre divisão275,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
102.pdf102. Rosilaine Gomes de Santana Costa - Mapas conceituais como ferramenta de avaliação da aprendizagem: algumas considerações no ensino de física228,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
103.pdf103. Rubens Filipe de Arruda Amorim Oliveira - O ensino de gráficos e funções: relatos de uma experiência prática interdisciplinar num curso de educação física277,09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
104.pdf104. Sanderlan Oliveira dos Santos - Incentivando o estudo do teorema de pitágoras185,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
105.pdf105. Sandra Arnaldo De Amorim Lima - AEE - Atendimento educacional especializado para alunos surdos: um direito a ser garantido175,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
106.pdf106. Simone Silva da Fonseca - Uma reflexão do conteúdo de análise combinatória em livros didáticos do ensino médio338,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
107.pdf107. Tamires Rafaely Barbosa dos Santos - POTÊNCIADAMA: A potência aplicada através do jogo de dama152,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
108.pdf108. Tatiana Maria dos Santos Dias - O ensino de física nas séries iniciais da educação básica: um estudo de caso acerca do tema energia em uma turma do 5º ano do ensino fundamental204,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
109.pdf109. Tatiane Santos Silva - Tendências de pesquisa no ensino de ciências quanto à utilização de recursos didáticos para alunos com deficiência visual355,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
110.pdf110. Tânia Regina Dias Silva Pereira - Produção civil Comvida: uma experiência formativa com estudantes do curso de engenharia257,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
111.pdf111. Thatiana Almeida Lavigne - A contextualização no processo de ensino e aprendizagem da matemática181,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
112.pdf112. Thiago Batinga De Oliveira - Panorama de pesquisas em ensino de ciências pautadas na perspectiva de ensino CTS/CTSA276,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
113.pdf113. Vanessa da Silva Alves - Uma proposta de ação pedagógica interdisciplinar envolvendo matemática e filosofia no ensino fundamental225,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
114.pdf114. Vanessa Lima de Jesus - O uso de recursos materiais na construção de noções sobre perímetro e área do quadrado e do retângulo327,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
115.pdf115. Reflexões210,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
117.pdf116. Wellington Alves de Araújo - Analise das publicações sobre uso do software geogebra no processo de ensino e aprendizado de matemática217,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
118.pdf117. Weverton Virgilino Oliveira - Avaliação do ensino de química: uma análise com a utilização das tics270,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.