Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9994
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Prática inter-reflexiva: em pauta a colaboração na formação continuada do professor de línguas estrangeiras
Autor(es): Santos, Yuri Andrei Batista
Frossard, Elaine Cristina Medeiros
Data do documento: 2016
Resumo: Em vista das amplas discussões acerca da formação continuada de docentes no escopo da educação nacional, é proposta central deste estudo apresentar um modelo de prática pedagógica que apresente condições para a concretização do desenvolvimento progressivo de professores de línguas estrangeiras (LE). Devido às características e objetivos dessa prática, que intenta, de maneira colaborativa, levar os participantes a refletirem sobre suas práticas de ensino bem como a de seus colegas envolvidos, além de auxiliar, de forma especial o professor de línguas estrangeiras no desenvolvimento de sua competência linguística, convencionamos chamá-la “inter-reflexiva”. Este estudo, ancorado em pesquisa exploratória e bibliográfica, está alicerçado, principalmente, nas concepções de autores como Richards e Farrel (2005) e Johnston (2009), que contribuem para pensarmos a natureza social da profissão docente, justificando-se assim a colaboração no alicerce desta teoria. A aplicação dessa prática se dá em três etapas: a observação pedagógica da aula de um professor da área de Língua Estrangeiras por outro docente da mesma área; em seguida a possibilidade de reflexão das atividades docentes por meio do olhar sobre a prática do observado e o diálogo mediado entre os participantes envolvidos a fim de estimular a melhora e a criação de novas práticas de ensino.
Palavras-chave: Língua estrangeira
Ensino de língua estrangeira
Formação continuada de professores
Prática inter-reflexiva
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do III SEFELI, v. 3, 2016
Idioma: por
Instituição/Editora: LINC/UFS
Citação: SANTOS, Y. A. B.; FROSSARD, E. C. M. Prática inter-reflexiva: em pauta a colaboração na formação continuada do professor de línguas estrangeiras. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 3., 2015, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2016. p. 250-259.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9994
Aparece nas coleções:III Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PraticaInterReflexiva.pdf79,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.