Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10048| Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
| Título: | Materiais didáticos de língua inglesa para surdos em escolas públicas: algumas considerações |
| Autor(es): | Rebelo, Abraão Marques Silva, Francisca Rianne Rodrigues da Lucas, Patrícia de Oliveira |
| Data do documento: | 2018 |
| Resumo: | As escolas públicas constituem-se como um contexto complexo de ensino em que nem todos os participantes são beneficiados de igual modo. A aprovação do decreto nº. 5.626 de 2002 tornou obrigatório a inclusão da Língua Brasileira de Sinais, doravante (Libras), como disciplina curricular, assim como o direito da pessoa surda ao ensino regular. Essas transformações contribuíram para tornar este ambiente de ensino ainda mais diverso. À vista disso, torna-se necessário ao professor fazer uso de ferramentas a fim de manter a efetividade e participação dos alunos em sala de aula. Portanto, os Materiais Didáticos (MDs) podem facilitar esse processo, que apesar de ser a ferramenta mais comum, não é a única que rege a prática docente. Conforme afirma Tomlinson (2005), todos os professores constituem-se como criadores de MDs, pois os mesmos selecionam, adaptam e complementam os materiais de acordo com as necessidades dos seus alunos. Por fim, propõe-se com o referido trabalho, analisar quais materiais didáticos de língua inglesa são usados atualmente para esse público especificamente. |
| Palavras-chave: | Língua inglesa Ensino de língua inglesa Material didático Surdos Língua Brasileira de Sinais (Libras) |
| Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
| ISSN: | 2236-2061 |
| Parte de : | Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018 |
| Idioma: | por |
| Sigla da Instituição: | LINC/UFS |
| Citação: | REBELO, A. M.; SILVA, F. R. R. da; LUCAS, P. de O. Materiais didáticos de língua inglesa para surdos em escolas públicas: algumas considerações. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 299-307. |
| Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
| URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10048 |
| Aparece nas coleções: | IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MateriaisDidaticosLinguaSurdos.pdf | 184,1 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
