Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10313
Document Type: Anais completos de Eventos
Title: V Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 6 - Ensino de matemática
Other Titles: 1. Avaliação em matemática: o que há por trás dos erros? - Adriana Menezes de Santana, Fabiana C. O. S. de Oliveira, Samiellen Maiara da P. Santos
2. Introduzindo a geometria fractal no ensino médio: uma abordagem baseada nas formas dos objetos construídos pela natureza - Alceu Domingues Alves, Josinalva Estacio Menezes, Romildo de Albuquerque Nogueira
3. Temas de biologia mais frequentes no Processo Seletivo Seriado (PSS) da UFPB e os conteúdos de ensino de biologia, segundo os orientadores curriculares - Alessandro Tomaz Barbosa, Marsílvio Gonçalves Pereira, Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha, Auricelio Oliveira de Almeida
4. Um projeto de extensão impulsionando a formação inicial de professores de ciência - Ana Paula Pereira de Oliveira
5. Formação de professores para integração de tecnologias de informação e comunicação ao ensino da matemática - Ana Paula Silva de Almeida, Maria Cláudia Meira Santos Barros, Guadalupe de Morais Santos Oliveira
6. O ensino da matemática no 2º ano do ensino fundamental na perspectiva histórico-crítica - Ana Tereza Soares Bezerra, George Pimentel Fernandes, Vanessa Campos de Sousa, Helyton Ferreira e Silva
7. Ansiedade, dificuldade no aprendizado de matemática em estudantes da cidade Itabaiana – Sergipe - Brasil - Andreza Cruz dos Santos, Elisângela Océa Tavares de Oliveira, Joilson Pereira da Silva
8. Simon Stevin e a representação dos números não inteiros - Aparecido Aires
9. O jogo Mancala como recurso didático pedagógico no ensino de matemática - Carla Patricia Monteiro Ribeiro
10. A matemática escolar e os saberes do cotidiano: relações ou distinções? - Clésia Maria dos Santos Lapa, Dariela Santos Passos
11. Teoria colaborativa na perspectiva sócio-histórica: um constructo a ser feito para o ensino da matemática - Cristina Novikoff, José Carlos Gonçalves Gaspar
12. Relação com o saber dos professores de matemática - Dariela Santos Passos, Rita de Cássia Pistóia Mariana
13. Os documentos normativos e o saber matemático dos professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental: uma reflexão preliminar - Débora Guimarães Cruz Santos, Maria Batista Lima
14. Inovação de ensino: mudanças, obstáculos e novas oportunidades no cotidiano das aulas de matemática - Denize da Silva Souza
15. Planificação e contrução de poliedros: uma aplicação do uso de material concreto no ensino de matemática - Deoclecia de Andrade Trindade, Ivana Silva Santos
16. A importância do xadrez no ensino da matemática na Escola Estadual Fernando Azevedo - Djenal dos Santos Souza
17. Modelagem matemática: elo entre a matemática e as disciplinas técnicas de um colégio técnico agrícola - Elaine Cristina Barbosa da Silva de Albuquerque, José Roberto Linhares de Mattos
18. Desvendando a matemática através de atividades de laboratório: contribuições para a formação do espírito científico - Érica de Oliveira Jarske
19. Práticas educativas na educação básica: a construção de um lugar para o ensino de geometria - Francisca Laudeci Martins Souza
20. Uma reflexão sobre as contribuições do estágio supervisionado na formação pedagógica dos graduandos em matemática - Gerusa Bonfim Nascimento
21. Relação entre bem-estar psicológico (ansiedade) e estresse (dificuldades em matemática) em professores da cidade de Itabaiana-SE - Iris Danúbia Santos Andrade, Charles Henrique Alves Santos, Joilson Pereira da Silva
22. O jogo na construção do conhecimento lógico-matemático - Isabel Cristina M. D. Acosta, Maurício Aires Vieira
23. Aspectos relevantes do ensino de matemática: novas competências, estratégias de ensino e práticas pedagógicas - Janete dos Santos,Clésia Maria dos Santos Lapa, Dariela Santos Passos
24. O curso de pedagogia e o ensino de matemática no ensino fundamental - Janilce Santos Domingues Graça, Maria José Nascimento Soares, Julita Batista da Cruz Lopes , Michelline Roberta Simões do Nascimento
25. Uma análise da síntese avaliativa dos livros de matemática no guia do livro didático do PNLD [2010] no campo da geometria nos 3º, 4º e 5º anos da educação básica - José Antônio de Oliveira Júnior, Celso José Viana Barbosa
26. Experiências da monitoria que conduzem a reflexões sobre o cálculo diferencial e integral na UFS – SE - José Arnaldo Santana Costa, Karly Barbosa Alvarenga
27. Genaro Dantas – contribuições ao ensino da matemática na segunda metade do século XX - José Gilvan da Luz
28. O ensino e a aprendizagem de estatística no ensino fundamental: uma investigação da prática do professor de matemática - José Luis Andrade Vieira, Flávia Cristina de Macêdo Santana
29. Aprender matemática para alunos do ensino noturno - José Robson Silva Santana, Arlindo Batista de Santana, Andreia Silva Santana
30. As teorias de Guy Brousseau e Gerard Vergnaud como auxílio em uma intervenção matemática - Joseane Souza, Monica Dias, Rafael Barros, Zélia Jófili
31. Matemática na educação de jovens e adultos: as dificuldades dos alunos em problemas de porcentagem - Josinalva Estacio Menezes, Simone Queiroz
32. Experenciando o software Mathematica em sala de aula - Junior Leal do Prado, Adriano da Mota Freire, Idenilson de Albuquerque, Paulo Pereira Júnior
33. Ensino de matemática: afetividade na relação de professor e aluno como incentivo para o prazer de ensinar - Laedson Eliziário de Santana, Angela Christina Santana Andrade, Maria Ivânia dos Santos
34. O perfil das pesquisas e dos pesquisadores em educação matemática em Sergipe - Laerte Fonseca, Adriana de Cássia Santos
35. Modelagem matemática: a construção de um conceito - Marcelo Leon Caffé de Oliveira
36. As contribuições do Proformação/UERN para a melhoria do ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental - Marcia Betania de Olileira
37. Quem ensina, ensina o quê? o que revelam os alunos do 5º ano quanto às práticas pedagógicas no ensino de matemática - Marcia Machado de Lima
38. Estimar ou precisar : relato de experiência em uma escola da rede municipal de Aracaju - Márcio Batista Santos, Michely Santos Araújo, Isabel Santana Santos
39. Método intuitivo e método tradicional para a instrução da matemática nas escolas brasileiras nos anos oitocentistas - Marcus Aldenisson de Oliveira, Ellen de Souza Bonfim, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, Tâmara Regina Reis Sales
40. O uso do computador para o ensino de função polinomial de 1º e 2º graus a partir da análise de uma sequência didática - Maurício A. Saraiva de Matos Filho, Josinalva Estacio Menezes
41. Docentes dos anos iniciais. conhecimentos do campo multiplicativo - Mercedes Carvalho
42. Jogos matemáticos: um recurso possível para o ensino médio - Nayara Jane Souza Moreira, Ivana Silva Santos, Marcos Denílson Guimarães
43. As teorias de Guy Brousseau e Gerard Vergnaud como auxílio em uma intervenção matemática - Rafael Barros, Monica Dias, Joseane Souza, Zélia Jófili
44. As teorias de guy brousseau e gerard vergnaud como auxílio em uma intervenção matemática - Rafael José Alves do Rego Barros, Joseane Maria da Silva Souza, Monica Dias do Nascimento, Zélia Jófili
45. A teoria dos campos conceituais de vergnaud e as estratégias de resolução de problemas na educação infantil - Raphaela Dany Freitas Silveira Gonçalves, Elisa Carneiro Santos de Almeida
46. Ensinando matemática através da literatura infanto-juvenil - Rodrigo Baldow
47. Viver ciências: práxis docente e conexão de saberes – refletindo o processo - Rosangela Souza Vieira
48. Formação de professores na perspectiva etnomatemática - Selmugem Leana da Silva Porto Alves Moreira
49. O ensino de matemática na educação de jovens e adultos: as dificuldades dos alunos em problemas aritméticos de estrutura aditiva - Simone Queiroz, Mônica Lins
50. Utilizando recursos e metodologias diferenciadas na abordagem de conteúdos de matemática direcionados a turmas da 2º série do ensino médio - Suzana Gama dos Santos, Emanuel Melo de Macena
51. A matemática no cotidiano da feira livre: uma pesquisa feita pelos alunos da EJA da rede pública de Natal / RN - Teresa Cristina Etcheverria
52. Campo conceitual aditivo: algumas considerações sobre o desempenho de estudantes da região de Amargosa – BA - Tácio Vitaliano da Silva, Betania Leite Ramalho, Ivone da Silva Salsa
53. A presença da matematica no curso de formação docente: o sentido e a motivação para ser professor - Valdecí Josefa de Jesus Santos
54. A educação matemática e as atividades lúdicas: construindo espaços produtivos para o pensamento nas séries iniciais do ensino fundamental - Welington Ferreira Santos, Débora Guimarães Cruz Santos
55. Ensino de matemática e educação ambiental: as produções científicas da SBEM, SBM, SBMAC e produções dos programas de pós-graduação em ensino de ciências e matemática sobre ensino de matemática e meio ambiente no brasil - Wilson Santana da Cunha
Issue Date: Sep-2010
Keywords: Educação
Ensino de matemática
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citation: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 4., 2010, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2010. Disponível em: <http://educonse.com.br/2010/>. Acesso em: 31 out. 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10313
Appears in Collections:Anais 2010 - IV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1.pdfAvaliação em matemática: o que há por trás dos erros?152,45 kBAdobe PDFView/Open
2.pdfIntroduzindo a geometria fractal no ensino médio: uma abordagem baseada nas formas dos objetos construídos pela natureza185,09 kBAdobe PDFView/Open
3.pdfTemas de biologia mais frequentes no Processo Seletivo Seriado (PSS) da UFPB e os conteúdos de ensino de biologia, segundo os orientadores curriculares184,29 kBAdobe PDFView/Open
4.pdfUm projeto de extensão impulsionando a formação inicial de professores de ciência157,71 kBAdobe PDFView/Open
5.pdfFormação de professores para integração de tecnologias de informação e comunicação ao ensino da matemática204,84 kBAdobe PDFView/Open
6.pdfO ensino da matemática no 2º ano do ensino fundamental na perspectiva histórico-crítica335,28 kBAdobe PDFView/Open
7.pdfAnsiedade, dificuldade no aprendizado de matemática em estudantes da cidade Itabaiana – Sergipe - Brasil169,04 kBAdobe PDFView/Open
8.pdfSimon Stevin e a representação dos números não inteiros148,76 kBAdobe PDFView/Open
9.pdfO jogo Mancala como recurso didático pedagógico no ensino de matemática155,63 kBAdobe PDFView/Open
10.pdfA matemática escolar e os saberes do cotidiano: relações ou distinções?182,57 kBAdobe PDFView/Open
11.pdfTeoria colaborativa na perspectiva sócio-histórica: um constructo a ser feito para o ensino da matemática157,83 kBAdobe PDFView/Open
12.pdfRelação com o saber dos professores de matemática913,65 kBAdobe PDFView/Open
13.pdfOs documentos normativos e o saber matemático dos professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental: uma reflexão preliminar197,6 kBAdobe PDFView/Open
14.pdfInovação de ensino: mudanças, obstáculos e novas oportunidades no cotidiano das aulas de matemática182,8 kBAdobe PDFView/Open
15.pdfPlanificação e contrução de poliedros: uma aplicação do uso de material concreto no ensino de matemática461,53 kBAdobe PDFView/Open
16.pdfA importância do xadrez no ensino da matemática na Escola Estadual Fernando Azevedo137,15 kBAdobe PDFView/Open
17.pdfModelagem matemática: elo entre a matemática e as disciplinas técnicas de um colégio técnico agrícola154,85 kBAdobe PDFView/Open
18.pdfDesvendando a matemática através de atividades de laboratório: contribuições para a formação do espírito científico200,48 kBAdobe PDFView/Open
19.pdfPráticas educativas na educação básica: a construção de um lugar para o ensino de geometria163,48 kBAdobe PDFView/Open
20.pdfUma reflexão sobre as contribuições do estágio supervisionado na formação pedagógica dos graduandos em matemática416,86 kBAdobe PDFView/Open
21.pdfRelação entre bem-estar psicológico (ansiedade) e estresse (dificuldades em matemática) em professores da cidade de Itabaiana-SE153,85 kBAdobe PDFView/Open
22.pdfO jogo na construção do conhecimento lógico-matemático189,26 kBAdobe PDFView/Open
23.pdfAspectos relevantes do ensino de matemática: novas competências, estratégias de ensino e práticas pedagógicas141,79 kBAdobe PDFView/Open
24.pdfO curso de pedagogia e o ensino de matemática no ensino fundamental150,28 kBAdobe PDFView/Open
25.pdfUma análise da síntese avaliativa dos livros de matemática no guia do livro didático do PNLD [2010] no campo da geometria nos 3º, 4º e 5º anos da educação básica191,31 kBAdobe PDFView/Open
26.pdfExperiências da monitoria que conduzem a reflexões sobre o cálculo diferencial e integral na UFS – SE240,33 kBAdobe PDFView/Open
27.pdfGenaro Dantas – contribuições ao ensino da matemática na segunda metade do século XX183,06 kBAdobe PDFView/Open
28.pdfO ensino e a aprendizagem de estatística no ensino fundamental: uma investigação da prática do professor de matemática200,83 kBAdobe PDFView/Open
29.pdfAprender matemática para alunos do ensino noturno181,44 kBAdobe PDFView/Open
30.pdfAs teorias de Guy Brousseau e Gerard Vergnaud como auxílio em uma intervenção matemática310,76 kBAdobe PDFView/Open
31.pdfMatemática na educação de jovens e adultos: as dificuldades dos alunos em problemas de porcentagem885,36 kBAdobe PDFView/Open
32.pdfExperenciando o software Mathematica em sala de aula1,31 MBAdobe PDFView/Open
33.pdfEnsino de matemática: afetividade na relação de professor e aluno como incentivo para o prazer de ensinar181,93 kBAdobe PDFView/Open
34.pdfO perfil das pesquisas e dos pesquisadores em educação matemática em Sergipe176,1 kBAdobe PDFView/Open
35.pdfModelagem matemática: a construção de um conceito169,81 kBAdobe PDFView/Open
36.pdfAs contribuições do Proformação/UERN para a melhoria do ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental201,94 kBAdobe PDFView/Open
37.pdfQuem ensina, ensina o quê? o que revelam os alunos do 5º ano quanto às práticas pedagógicas no ensino de matemática230,64 kBAdobe PDFView/Open
38.pdfEstimar ou precisar : relato de experiência em uma escola da rede municipal de Aracaju146,91 kBAdobe PDFView/Open
39.pdfMétodo intuitivo e método tradicional para a instrução da matemática nas escolas brasileiras nos anos oitocentistas181,85 kBAdobe PDFView/Open
40.pdfO uso do computador para o ensino de função polinomial de 1º e 2º graus a partir da análise de uma sequência didática198,56 kBAdobe PDFView/Open
41.pdfDocentes dos anos iniciais. conhecimentos do campo multiplicativo176,38 kBAdobe PDFView/Open
42.pdfJogos matemáticos: um recurso possível para o ensino médio153,62 kBAdobe PDFView/Open
43.pdfAs teorias de Guy Brousseau e Gerard Vergnaud como auxílio em uma intervenção matemática317,26 kBAdobe PDFView/Open
44.pdfAs teorias de Guy Brousseau e Gerard Vergnaud como auxílio em uma intervenção matemática310,96 kBAdobe PDFView/Open
45.pdfA teoria dos campos conceituais de vergnaud e as estratégias de resolução de problemas na educação infantil179,3 kBAdobe PDFView/Open
46.pdfEnsinando matemática através da literatura infanto-juvenil329,68 kBAdobe PDFView/Open
47.pdfViver ciências: práxis docente e conexão de saberes – refletindo o processo131,09 kBAdobe PDFView/Open
48.pdfFormação de professores na perspectiva etnomatemática181,34 kBAdobe PDFView/Open
49.pdfO ensino de matemática na educação de jovens e adultos: as dificuldades dos alunos em problemas aritméticos de estrutura aditiva498,84 kBAdobe PDFView/Open
50.pdfUtilizando recursos e metodologias diferenciadas na abordagem de conteúdos de matemática direcionados a turmas da 2º série do ensino médio147,23 kBAdobe PDFView/Open
51.pdfA matemática no cotidiano da feira livre: uma pesquisa feita pelos alunos da EJA da rede pública de Natal / RN154,59 kBAdobe PDFView/Open
52.pdfCampo conceitual aditivo: algumas considerações sobre o desempenho de estudantes da região de Amargosa – BA267,41 kBAdobe PDFView/Open
53.pdfA presença da matematica no curso de formação docente: o sentido e a motivação para ser professor188,5 kBAdobe PDFView/Open
54.pdfA educação matemática e as atividades lúdicas: construindo espaços produtivos para o pensamento nas séries iniciais do ensino fundamental184,15 kBAdobe PDFView/Open
55.pdfEnsino de matemática e educação ambiental: as produções científicas da SBEM, SBM, SBMAC e produções dos programas de pós-graduação em ensino de ciências e matemática sobre ensino de matemática e meio ambiente no Brasil207,85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.